Quanto de açúcar causa diabetes?

Perguntado por: ogaspar . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Comer doces de forma moderada não causa diabetes, mas o consumo em excesso de açúcar por vários anos pode sobrecarregar o pâncreas, e pessoas com propensão genética ao diabetes podem começar a produzir insulina suficiente ou ficarem resistentes a ela. Ou seja, nada de exageros.

É muito fácil exceder as recomendações máximas para o consumo de açúcar, definidas pela Organização Mundial da Saúde: até 25 g (seis colheres de chá) por dia. Este alimento, considerado por muitos o veneno do século XXI, quando ingerido em excesso, pode ter várias consequências negativas para a nossa saúde.

Acontece que o consumo excessivo de açúcar dificulta o funcionamento do pâncreas, fazendo com que uma grande quantidade de glicose seja despejada no sangue. Ainda que, inicialmente, a produção de insulina aumente, com o tempo ela se torna insuficiente ou inexistente.

Como prevenir? A melhor forma de prevenir o diabetes tipo 2 e diversas outras doenças é a incorporação de hábitos saudáveis. O incentivo para uma alimentação saudável, balanceada e a prática de atividades físicas devem ser uma prioridade.

Os sintomas mais recorres do diabetes são:

  • cansaço e falta de energia;
  • fome frequente;
  • perda de peso;
  • visão embaçada;
  • infecções frequentes;
  • dificuldade de cicatrização;
  • mau hálito;
  • vontade de urinar com frequência.

Para promover uma desintoxicação de açúcar, os nutricionistas devem orientar ao paciente que evite o máximo possível da substância nos três primeiros dias – o que inclui frutas. Portanto, a orientação, aqui, é estimular o consumo de água, vegetais amiláceos, grãos, laticínios gordurosos e sem açúcar e carnes.

De acordo com a nutricionista, o ideal é que o consumo de doces seja eventual e com moderação inclusive por indivíduos sadios, mas há pessoas que precisam evitar e ter um cuidado maior:"Diabéticos ou pessoas com predisposição à doença; Obesos e aqueles que se encontram acima do peso ou portadores de alguma doença ...

Como cortar o açúcar da alimentação: veja essas 7 dicas!

  1. Escolha o essencial. Mudar a dieta é sempre difícil. ...
  2. Varie no café da manhã Iogurtes, granolas, sucos adoçados, cereais – e até o pão – contêm açúcar. ...
  3. Devagar com a bebida. ...
  4. Leia embalagens. ...
  5. Olho no lanche. ...
  6. Conheça seu molho. ...
  7. Sobremesa com moderação.

Assim sendo, o diabetes tipo II pode ter relação com o excesso de açúcar consumido, mas é desencadeado por uma combinação de fatores. Para evitar essa doença, é fundamental que as pessoas pratiquem atividade física, alimentem-se adequadamente e mantenham o peso adequado.

Estar com a glicose superior a 200 mg/dL, mesmo que após a refeição, é perigoso e pode indicar que o paciente está com diabetes, sendo necessária a repetição do exame outro dia para ter a confirmação.

Cortar o açúcar altera sua flora intestinal, o que pode causar sintomas como estufamento e constipação enquanto as bactérias estão se acostumando à nova dieta. Adicionar caldo natural de carne às refeições (ou de galanga, primo do gengibre) é uma boa maneira de acalmar o trato digestivo.

No entanto, os maiores causadores das diabetes são os maus hábitos e nenhuma prática de exercício físico. Principalmente quando a dieta é desregrada, com acúmulo de gordura, sódio e carboidratos simples.

O excesso de glicose no sangue causa uma espécie de inchaço do cristalino, a lente dos olhos, mudando sua forma e flexibilidade. A alteração diminui a capacidade de foco, o que torna a visão embaçada. A visão costuma ficar turva quando a glicemia está muito elevada, voltando ao normal após o controle da doença.

O fato de beber água após comer um doce não tem nenhuma relação com o desenvolvimento da doença, portanto isto não passa de um dito popular. O ideal para manter a saúde é beber muita água independente de comer doces e diminuir a quantidade dos alimentos ricos em açúcar.

ALIMENTOS QUE DEVEM SER EVITADOS POR QUEM TEM DIABETES

  • Alimentos com açúcar.
  • Bebidas açucaradas.
  • Bebidas alcoólicas.
  • Carnes processadas.
  • Tubérculos em geral.
  • Mel.
  • Doces em geral.

O paciente com pré-diabetes não deve ingerir alimentos ricos em açucares, principalmente os refinados. Alguns exemplos de alimentos que devem ser evitados são chocolates, sucos, refrigerantes, bolos, pães e massas em excesso.