Quanto custa vulcanização de pneus?

Perguntado por: iparaiso . Última atualização: 17 de maio de 2023
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60 reais

A média de preço da vulcanização fica entre 40 e 60 reais, podendo ser encontrados valores mais altos ou mais baixos, dependendo da cidade. Contudo, lembre-se de que o pneu está totalmente atrelado à segurança, então não leve apenas o valor em consideração ao contratar o serviço.

Em que casos o furo lateral pode ser consertado? É importante entender que os furos localizados na lateral são ainda mais delicados de serem arrumados. No caso dos pneus com índice de velocidade T, que são aqueles para até 190km/h, só é possível consertar se a perfuração não ultrapassar os três milímetros nos flancos.

Os furos na área do flanco podem ser reparados com segurança caso a perfuração tenha diâmetro máximo de até 3 milímetros, mas atenção! Apenas em pneus cujo código de velocidade é T, ou seja, com até 190 quilômetros por hora.

A possibilidade de conserto do pneu depende do local, do tamanho e do ângulo do dano sofrido. "Há danos irreparáveis que exigem a troca por um pneu novo, como rasgos ou até furos com ângulos de penetração muito agudos. Alguns problemas podem ser sanados empregando técnicas adequadas como o manchão vulcanizante.

A vulcanização é um dos métodos, senão o mais importante, de cura da borracha. Esse processo garante à borracha propriedades excelentes, assim como DPC (Deformação Permanente por Compressão) muito baixa e elasticidade.

Considerando a gravidade do fenômeno, que pode levar o pneu a um estouro, é recomendável trocar o componente assim que ele apresentar uma bolha. Embora alguns profissionais afirmem que a vulcanização é uma opção para salvá-lo, a malha metálica não pode ser refeita e os riscos se mantém os mesmos.

Quando usar: é a técnica mais indicada como solução definitiva na maioria dos tipos de furo, mas é muito difícil de ser encontrado em borracharias ou autocenters. Quanto custa: R$ 50 a R$ 60.

Qual reparo você usaria? Dessa forma, esse tipo de furo é muito mais viável, mais barato e mais rápido o uso do macarrão. Agora, quando tratamos de uma abertura um pouco mais profunda, cerca de 3 ou 4 centímetros, só pode ser usada a vulcanização.

Pneu de carro furado só pode ser consertado se os furos estiverem localizados na região da banda de rodagem, caso o ângulo de penetração seja muito agudo, os danos podem ser irreparáveis.

Segundo a fabricante de pneus, o indicado é o reparo tipo plug a frio. “Com ele há uma vedação completa da perfuração, evitando assim a infiltração de contaminações como água, ar, poeira e terra para dentro da estrutura do pneu”, diz o gerente de produtos Fábio Magliano.

O pneu rachado na lateral é uma trinca que aumentou de tamanho. Acontece pelo mesmo motivo: pneu ressecado.

Não existem restrições quanto ao uso de um pneu vulcanizado, então, os cuidados tomados ao fazer uma viagem devem ser os mesmos em qualquer situação. O ideal é realizar a manutenção dos pneus periodicamente e especialmente antes de viajar para garantir que estão em bom estado.

Uma das formas mais efetivas de saber se um dos pneus está furado ou murcho, é através da direção. Quando o carro está em movimento, no instante que pisamos no freio, pneus descalibrados tendem a deslocar o veículo para uma das laterais, saindo da rota.

Jamais tente dirigir mais do que aproximadamente 200 metros com um pneu furado, mesmo que ele não esteja totalmente murcho. Talvez isso não seja o suficiente para chegar em uma borracharia, mas pode ser o suficiente para se afastar dos perigos da via.

A vulcanização é um reparo para quando o pneu é rasgado na lateral. Sabe aquele pneu que sofreu um corte por causa de algum objeto na estrada? Então, a vulcanização permite a reutilização do pneu. O processo de reparo envolve o lixamento e aquecimento do pneu danificado, isso vai unir as partes novamente.

Se o pneu estourar:
Mantenha o veículo em linha reta (ele tenderá a virar para o lado do pneu afetado) e reduza a velocidade. Quando tiver certeza de que tem domínio do veículo, sinalize para os outros motoristas e saia com cuidado para o acostamento.

Em média, pneus originais de carros de passeio devem durar de 40 a 60 mil quilômetros até a primeira troca; mas essa estimativa é feita para os itens que são bem conservados. Algumas práticas ruins dos motoristas prejudicam a durabilidade do equipamento.

O número de átomos de enxofre é variável: 1 átomos, 2 átomos e mais do que dois átomos, correspondendo respectivamente, às chamadas vulcanizações eficientes (EV), vulcanizações semi eficientes (SEV ou semi EV) e vulcanizações convencionais (CV) (Figura 7).

Atualmente quase 94% dos resíduos de borracha vulcanizada gerados na operação do Complexo Dana Gravataí (RS) são empregados na produção de tapetes automotivos, pneus para carrinhos de mão e aparabarro para caminhões, além de cimenteiras.

A vulcanização da borracha é a adição de enxofre sob aquecimento e na presença de catalisadores. Durante esse processo, os átomos de enxofre quebram as ligações duplas e formam ligações unindo as moléculas da borracha, que são os poli-isoprenos.