Quanto custa uma TV ligada 24 horas?

Perguntado por: ipaiva8 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Quanto gasta uma TV ligada 24 horas? Uma TV ligada 24 horas pode consumir uma quantidade significativa de energia elétrica ao longo do mês. Uma TV de LED de 55 polegadas, por exemplo, pode consumir cerca de 1.368 Watts por dia, já uma TV de OLED ou QLED do mesmo tamanho pode consumir cerca de 2.352 Watts por dia.

1- Não fique com a TV ligada sem estar usando
A maior parte das pessoas têm o hábito de ficar com a televisão ligada 24 horas por dia. Mas não faz sentido deixar a TV ligada enquanto você não está usando. Se você não assiste muita televisão, então a dica é ligar apenas quando você for usar.

Entre os equipamentos que apresentam maior taxa de consumo e exigem atenção redobrada ao seu uso, estão ar-condicionado, geladeira, chuveiro elétrico e videogame.

Aparelhos que mais gastam energia

  • Chuveiro elétrico. Levando em consideração sua potência e o tempo de uso, o primeiro aparelho da nossa lista é o chuveiro elétrico. ...
  • Geladeira. ...
  • Ar-condicionado. ...
  • Micro-ondas. ...
  • Fogão elétrico – cooktop.

De acordo com os pesquisadores, “a luz artificial à noite durante o sono foi significativamente associada ao aumento do risco de ganho de peso e obesidade, especialmente em mulheres que tinham uma luz ou uma televisão ligada no quarto enquanto dormiam”.

Com o reajuste de 2021, preço por kWh na CPFL Paulista ficou em torno de R$ 0,92 por kWh para a tarifa residencial e R$ 0,86 kWh para tarifa comercial.

Com uma média de uso em cerca de 30 Watts, o notebook pode ser considerado o aparelho mais econômico, seguido de perto pelos televisores de LED e LCD de até 45 polegadas que consomem em média 50 watts.

O consumo médio de um carregador é de 0,26 watt quando não está em uso e de 1 a 5 watts mesmo quando um aparelho com a energia totalmente carregada está ligado nele.

Como economizar energia da televisão?

  1. Escolha uma TV de LED. Vamos começar nossas dicas de como economizar energia da televisão com uma recomendação sobre a troca do aparelho que você tem em casa. ...
  2. Ative as configurações de economia de energia. ...
  3. Evite deixar a TV no modo stand by. ...
  4. Escolha o lugar ideal para colocar a TV.

Para a geladeira pode ir de 40 até 57 kWh e para o freezer varia de 48 até 54 kWh.

Como dito anteriormente, televisões maiores costumam gastar mais energia. Em ambientes pequenos, como salas e escritórios, não há necessidade de um televisor tão grande quanto na sala. Para entender melhor, o Techtudo já deu dicas sobre como escolher o tamanho do aparelho.

“De acordo com a Eletrobrás, um ventilador de teto consumiria 28,8 kWh (medida de consumo de energia elétrica) por mês, se ligado 8 horas por dia, todos os dias.

Para Smart TV, Apple TV e Android TV, a velocidade mínima para 4K é de 20Mbps e para HDR 30Mbps. Em base, irá consumir 3 Mb/s para vídeos em HD (720p) 5 Mb/s para vídeos em Full HD (1080p) 25 Mb/s para vídeos em UHD (4K).

Geladeiras e freezers são os grandes vilões na sua conta de luz porque ficam ligados semanas a fio. Torradeiras e cafeteiras, como são usadas por pouco tempo, têm a ficha limpa. É importante prestar atenção onde a sua conta de luz anda pesando, isso ajuda não só o bolso, mas também o meio ambiente.

Evitar o consumo em horários de pico
Por isso, uma boa dica para reduzir a conta de luz é evitar o consumo desnecessário durante esses horários, como uso do chuveiro elétrico, máquina de lavar, ferro de passar roupas etc.

Notebooks. Os notebooks também estão em uma faixa de consumo parecido com o da TV, com cerca de 0,09 kW por hora. Se um consumidor trabalha em home office por oito horas, também vai ter um impacto quase insignificante em sua conta devido ao seu uso. Por isso, está entre os aparelhos que consomem menos energia.