Quanto custa uma cirurgia de septo nasal?
O preço da septoplastia varia entre R$ 9.560,00 e R$ 19,890,00 (Junho/2023). Essa é uma média de quanto custa a cirurgia do septo nasal nas principais Clínicas de Cirurgia Plástica de São Paulo. Para saber o valor exato da septoplastia é necessário passar em avaliação médica.
Quem tem desvio de septo pode fazer rinoplastia pelo SUS?
A rinoplastia pode ser feita pelo SUS em casos de problemas funcionais no nariz, como dificuldade de respiração. O paciente deve procurar uma unidade de saúde e ser avaliado por um médico para saber se é elegível para a cirurgia pelo SUS.
Quando é necessário fazer cirurgia de desvio de septo?
O tratamento cirúrgico é indicado quando existem sintomas que comprometem a capacidade de respirar pelo nariz. Além da sensação de entupimento constante, o desvio de septo pode desencadear quadros de apneia do sono, ronco, rinossinusite crônica e cefaleia rinogênica (sensação de pressão ou dor no dorso nasal).
Como conseguir uma cirurgia de desvio de septo pelo SUS?
Só podem fazer rinoplastia pelo SUS brasileiros que tenham em mãos o Cartão Nacional de Saúde e a necessidade comprovada para a cirurgia. Um médico do SUS precisa aprovar o procedimento e fornecer uma carta de encaminhamento. Porém, esse processo pode demorar alguns meses ou até mesmo anos.
Precisa entubar para cirurgia de desvio de septo?
Sem dúvida, a resposta é sim, é preciso entubar durante uma cirurgia de desvio de septo com anestesia geral.
O que acontece se não operar desvio de septo?
Em casos graves, o desvio de septo pode levar a complicações mais sérias, como perda de olfato ou infecções crônicas dos seios nasais. Por essas razões, muitas pessoas optam por realizar uma cirurgia para corrigir o desvio de septo.
É possível viver com desvio de septo?
Sim, é possível viver bem com desvio de septo, desde que sejam adotadas medidas para controlar os sintomas, como problemas respiratórios, infecciosos e dores de cabeça. Acompanhamento médico e tratamentos adequados são essenciais para garantir uma melhor qualidade de vida.
Como a pessoa fica depois da cirurgia de desvio de septo?
A recuperação total pode demorar várias semanas. Depois da cirurgia, você sentirá um pouco de inchaço e sensibilidade dentro do nariz, mas isso é normal. Você poderá apresentar sintomas parecidos com uma forte gripe ou sinusite. Isso ocorre por causa do inchaço, do sangue seco, do muco e das crostas no nariz.
Quanto tempo demora uma cirurgia de septo pelo SUS?
A cirurgia demora cerca de 30 a 60 minutos, dependendo da complexidade do desvio. Uma tala de silicone é deixada no nariz por uma semana, quando então é retirada no consultório. Não se faz necessário o uso de tamponamento nasal, porém, excepcionalmente pode ser necessário.
Quanto tempo o nariz fica entupido depois da cirurgia de desvio de septo?
Pós-operatório tardio
É o período que vai do segundo ao trigésimo dia. Não é comum a ocorrência de dor neste período, podendo a ponta do nariz ficar levemente dolorida quando se encosta. O desconforto que quase sempre ocorrerá neste período será causado pela obstrução nasal, principalmente na primeira semana.
Por que o desvio de septo volta?
Durante o desenvolvimento da face na infância e adolescência pode acontecer do septo crescer mais do que deveria ou de forma não totalmente reta ocasionando assim o desvio, outra forma dele acontecer é quando sofremos algum trauma no rosto como a fratura do nariz.
Que exame faz para saber se tem desvio de septo?
A nasofibrolaringoscopia para diagnosticar o desvio de septo é rápida e segura e pode ser realizada em pacientes de todas as idades, sendo indicada para diversas situações.
Quantos dias de internação para cirurgia de desvio de septo?
Sim, é um procedimento considerado invasivo, pois exige internação e anestesia geral. Por isso, é preciso realizar, antes da cirurgia, avaliação cardíaca, de sangue, de pulmão e do anestesista. No entanto, o período de internação é curto e não passa de 24 horas.
Qual plano de saúde cobre desvio de septo?
Esse procedimento é coberto integralmente por todos os planos de saúde, pois não é realizada com os objetivos estéticos de mudar a aparência externa do nariz.
Que médico faz a cirurgia de desvio de septo?
Para que seja indicado o tratamento para desvio de septo, o paciente deve consultar-se com um médico otorrinolaringologista que ouvirá toda a queixa relacionada e obstrução nasal, realizará o exame de nasofibrolaringoscopia para complementar o exame físico e, diante desses dados, optará pelo tratamento.
Que tipo de cirurgia o SUS não cobre?
Embora haja profissionais e instituições com capacidade de promover tais cirurgias, eles não possuem credenciamento para atender pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Como fica o nariz por dentro depois da septoplastia?
Como fica o nariz por dentro após a cirurgia? Após a septoplastia, o septo nasal estará corrigido e alinhado, permitindo uma melhor passagem do ar e facilitando a respiração.