Quanto custa uma certidão de óbito no cartório?

Perguntado por: aapolinario4 . Última atualização: 29 de abril de 2023
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Quanto custa o registro de óbito? Assim como acontece com a certidão de nascimento, a emissão da primeira via da certidão de óbito é gratuita. É importante deixar claro que a cobrança para emissão da primeira via desse documento é considerada uma infração grave.

“É possível imprimir em casa, mas vai valer apenas como uma cópia. O documento mesmo, para usar oficialmente, precisa ser impresso em cartório”, explica Vendramin. O valor do documento é de R$ 22,05, sem as taxas administrativas. No total, a certidão pode chegar a R$ 39,27.

A solicitação da primeira via do documento é gratuita, se for feita no cartório civil do distrito onde ocorreu a morte, assim como acontece com as certidões de nascimento e casamento.

A solicitação da Certidão de Óbito pode ser feita por qualquer pessoa, mas, em geral, é feita por familiares diretos, como filhos, irmãos, pais e cônjuge ou companheiro.

Tal como foi dito anteriormente, o preço varia de um local para outro. No entanto, existe, sim, um valor médio que é encontrado na maioria dos cartórios civis ao redor do país, entre R$ 130 a R$ 170. Por exemplo, em São Paulo o valor chega a R$ 166,44.

Certidão de Nascimento (menores de idade) ou de Casamento; Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); Título de Eleitor; Certidão de Reservista (se for o caso);

A resposta para "quando o aposentado morre, posso receber até quando?" tem ainda mais uma possibilidade: a pensão por morte. Nesse caso, a pessoa beneficiada pode receber valores por alguns anos ou até mesmo de forma vitalícia, dependendo da condição de quem é o beneficiário da pensão.

Cartório de Registro Civil

A Certidão de Óbito é um documento emitido pelo Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais da comarca onde ocorreu o óbito, a partir da documentação lavrado em livro próprio.

Esse documento é fundamental para comprovar o falecimento e indispensável no ato de solicitações de benefícios, como pensão por morte e seguro de vida. Além disso, ela é requerida para dar entrada em inventário ou acessar o direito de usufruto e possibilitar novo casamento à parte viúva.

Competência Registral site www.registrodeimoveis.org.br navegue na página serviços>mapa nacional de transações”. A busca está disponível por CEP ou endereço do imóvel.

Assim como acontece com a certidão de nascimento, a emissão da primeira via da certidão de óbito é gratuita. É importante deixar claro que a cobrança para emissão da primeira via desse documento é considerada uma infração grave.

Os registros de nascimento e óbito são realizados gratuitamente pelos cartórios de registro civil brasileiros. A gratuidade é prevista no inciso LXXVI do artigo 5º da Constituição, uma vez que todos os cidadãos têm direito ao exercício da cidadania.

"Art. 45. São gratuitos os assentos do registro civil de nascimento e o de óbito, bem como a primeira certidão respectiva.

Como obter a segunda via da Certidão de Óbito
O solicitante precisa comparecer no Cartório de Registro Civil no qual foi emitida a primeira via da certidão. Uma taxa será cobrada, e este valor varia de acordo com o estabelecido em cada Estado.

Há outro site onde é possível consultar certidão de óbito pelo nome, confira o endereço: www.falecidosnobrasil.org.br . Esse site foi criado por associações de serviço funerário do Brasil, para identificar registros pelo nome por meio do Cadastro Nacional de Falecidos.

O descumprimento do dever de declarar o óbito se traduz em uma forma de ocultá-lo, como já entendeu o Superior Tribunal de Justiça.

O registro de óbito deve ser feito o mais rápido possível após o falecimento de uma pessoa. O ato deve ser registrado em cartório de registro civil correspondente ao local onde ocorreu o falecimento ou ao domicílio da pessoa falecida.

De acordo com o Banco Central, caso essa pessoa venha a falecer, a família não poderá retirar o dinheiro da conta, mesmo que haja acesso ao cartão e senha. O valor depositado judicialmente fica bloqueado até que um documento de liberação seja emitido.