Quanto custa uma cirurgia bariátrica pelo SUS?

Perguntado por: rbarros . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

Atualmente, o custo total de uma cirurgia de redução de estômago pode ficar entre R$ 20 mil e R$ 50 mil, dependendo do caso do paciente. Justamente devido ao valor, é importante que o paciente tenha certeza da indicação médica para a cirurgia.

4. O SUS dispõe de todas as etapas do tratamento cirúrgico da obesidade mórbida. 5. A fila para cirurgias da obesidade da Clínica Bariátrica/HFC está atualmente em torno de 18 a 24 meses.

O Sistema Único de Saúde (SUS) passará a oferecer cirurgia bariátrica por videolaparoscopia, técnica menos invasiva em comparação à cirurgia aberta. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (1º).

O peso mínimo para realizar a bariátrica
Anteriormente, a resolução 2.131/15 determinava que o peso mínimo para a cirurgia bariátrica era de 123 quilos. Com a evolução das normas médicas, o peso mínimo passou a ser 108 quilos. Isso para uma pessoa com até 1,75 de altura.

No SUS, a cirurgia bariátrica é indicada para pessoas que apresentem índice de massa corporal (IMC) igual ou maior que 50; que tenham IMC maior ou igual a 40, com ou sem doenças associadas, sem sucesso no tratamento clínico por no mínimo dois anos; que tenham IMC maior que 35 e com problemas de saúde como alto risco ...

Para se candidatar a uma cirurgia bariátrica pelo SUS, o paciente deve procurar atendimento em uma Clínica da Família próxima da residência para que um médico avalie a necessidade da cirurgia.

A cirurgia bariátrica minimamente invasiva é mais um procedimento cirúrgico realizado de forma menos agressiva ao corpo. Ao invés dos grandes cortes comuns nas cirurgias convencionais, a cirurgia minimamente invasiva é feita através de pequenas incisões, que variam de 3mm até 15mm.

OS PACIENTES SUBMETIDOS A CIRURGIA BARIÁTRICA PODERÃO TER ACESSO GRATUITO A PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS REPARATÓRIOS PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.

Como fazer a cirurgia bariátrica pelo Plano de Saúde: Quais são os primeiros passos?

  1. Cobertura do plano de saúde e da rede hospitalar. ...
  2. Avaliação com o cirurgião bariátrico. ...
  3. Realização de exames complementares e avaliações com especialistas.

Infelizmente, a terapêutica de emagrecimento com balão intragástrico não faz parte dos procedimentos atendidos pelo SUS.

O valor para colocação do balão custa em média 6 a 10 mil reais, sendo feita somente em ambiente hospitalar.

De autoria do senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), o PL 2.532/2021 inclui no campo de atuação do SUS a realização gratuita de abdominoplastia e de lipoaspiração em pacientes submetidos a cirurgia bariátrica, bem como de mamoplastia redutora nos casos de hipertrofia mamária ou gigantomastia.

Afinal, como marcar uma cirurgia pelo SUS? Primeiro, é preciso passar por uma avaliação médica. É ele quem irá analisar o seu estado de saúde e entender se é necessário, ou não, realizar o procedimento. Após isso, você é encaminhado para realizar os exames pré-operatórios.

Além das doenças cardíacas, os pacientes podem apresentar outras condições que inviabilizam a realização da anestesia, é o caso de doenças pulmonares e renais graves. Nesses casos, devido ao risco muito alto, a equipe médica opta por não realizar o procedimento.

Qual o peso ideal para 1,60 m? O peso ideal para 1,60 m deve ser entre 47,4 kg e 63,7 kg, isso de acordo com o índice de massa corporal. Essa é a faixa de peso ideal para 1,60 feminino, ou seja, com IMC entre 18,6 e 24,9 kg/m².