Quanto custa um teste de tolerância à lactose?

Perguntado por: bbernardes . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 14 votos

Você pode fazer consultas e exames por um preço ainda mais acessível. E ainda pode adicionar mais 4 pessoas! Com o cartão dr. consulta esse exame sai pelo valor de R$62.

- O teste tem duração aproximada de 90 minutos ou conforme tempo determinado pelo médico. - Em alguns casos, podem ocorrer desconforto abdominal e/ou diarréia após o exame. - Este exame requer um jejum de oito horas (com exceção de água pura, que pode ser ingerida).

Por causa dos efeitos do exame de lactose, após a realização do mesmo, pode ser sugerido que se realize refeições leves, sem lactose e que ajudem o organismo na recuperação, principalmente se houver a presença dos sintomas de intolerância.

São eles:

  1. Teste de tolerância à lactose.
  2. Teste de hidrogênio na respiração.
  3. Teste de acidez nas fezes.

Dor de barriga e/ou barriga inchada, gases e diarreia são alguns dos sintomas mais recorrentes.

Os principais são: distensão abdominal, cólicas, náuseas e vômitos, excesso de flatulências e diarreia, que pode progredir para assaduras ou até mesmo desenvolvimento de hemorroidas, já que devido a fermentação as fezes podem apresentar uma acidez acima do comum e ferir a região.

A intolerância possui três classificações: primária, secundária e congênita. A intolerância ontogenética à lactose ou hipolactasia primária adulta é a forma mais comum. Já a deficiência secundária consiste em um quadro fisiopatológico que tem como consequência a má absorção de lactose.

Jejum. Até 3 anos de idade jejum mínimo necessário de 3 horas. De 3 a 5 anos de idade jejum mínimo necessário de 4 horas. Acima de 5 anos de idade jejum mínimo necessário de 8 horas.

Caso haja elevações menores que 20 mg/dl da glicose sérica, indica-se teste positivo para intolerância à lactose. O mesmo teste respiratório pode ser utilizado na avaliação da intolerância a outros dissacarídeos, devendo-se alterar apenas o componente a ser analisado.

Geralmente, considera-se positivo para a intolerância níveis inferiores a 20mg/dL (esse valor pode ser variável) em todas as 3 amostras de sangue colhidas.

O gastroenterologista, o nutrólogo e o alergologista são especialidades médicas que podem auxiliar no diagnóstico de um quadro de intolerância.

Nos casos mais leves ou moderados, é possível consumir com moderação alimentos com menor quantidade de lactose. Mas, também é possível recorrer à lactase sintética, comercializada em forma de pílulas ou comprimidos e ingerida antes das refeições que contenham leite e derivados para reduzir o desconforto.

O que fazer durante uma crise de intolerância à lactose?

  1. Beba muita água.
  2. Aproveite os benefícios dos chás.
  3. Consuma alimentos verdes.
  4. A suplementação de lactase na dieta: características e benefícios.

Se o seu caso for somente intolerância a lactose, não tem problema tomar o cafe, com moderação, pois seu consumo exagerado pode causar gastrite e refluxo. Procure seu gastroenterologista para maiores esclarecimentos.

"Para digerir a lactose, é preciso ter a enzima lactase. Apesar de não haver estudos que comprovem esse mecanismo, parece que ela é produzida em menores quantidades quando fica em desuso. Quando o consumo do leite e seus derivados é retomado, há um tempo de adaptação da lactose.

Apesar de os problemas não serem perigosos eles podem ser bastante desconfortáveis. Tratamento: A intolerância à lactose não é uma doença. É uma carência do organismo que pode ser controlada com dieta e medicamentos.