Quanto custa um teste de audição?

Perguntado por: aquarteira . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.3 / 5 13 votos

A audiometria tonal e vocal costuma ter uma valor mínimo de 100 e pode chegar a 150 reais e se for com impedanciometria (outro exame), o total fica no entorno de 180 a 250,00. Alguns lugares um pouco mais, outros um pouco menos.

O exame de audiometria é feito por meio de um equipamento chamado audiômetro, dentro de uma cabine acústica ou em uma sala acusticamente tratada (sala isolada). O paciente coloca um fone e os profissionais avaliam a menor intensidade que o indivíduo ouve cada som apresentado (em diferentes frequências).

Um teste auditivo profissional inclui, normalmente, vários e diferentes exames realizados juntos, os quais determinam se a pessoa tem ou não deficiência auditiva, e o grau de profundidade desta. O resultado do teste auditivo é apresentado em um audiograma.

Para melhorar a qualidade de vida da população brasileira com alguma deficiência auditiva, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece de forma integral e gratuita, procedimentos que vão desde a triagem auditiva neonatal, conhecida como “teste da orelhinha”, passando pelo o diagnóstico até a reabilitação auditiva.

Sim, para adultos, uma vez ao ano tem avaliação otorrinolaringológica, avaliação audiológica, exame de audiometria, testes de percepção de fala e avaliação do benefício e satisfação.

O exame de audiometria é indicado para pacientes com suspeita de perda auditiva ou que sofrem traumas, como tímpano rompido, infecções no ouvido ou exposição excessiva a ruídos muito altos. Quem possui histórico familiar de perda auditiva também deve realizar o exame como medida preventiva.

O exame de audiometria tonal dura aproximadamente 30 minutos e visa avaliar a função auditiva do paciente (inclusive crianças em idade pré-escolar) através da obtenção de limiares auditivos, estabelecendo o mínimo de intensidade de estímulos sonoros que o indivíduo percebe e avaliando o tipo e grau da perda auditiva.

Pessoas com até 25dB não tem perda auditiva. Se vc atingir um valor superior a esse é porque possui algum tipo de perda auditiva. Eles podem estar avaliando cada frequência isoladamente e como não pode passar de 25dB te reprovaram.

O grau da perda auditiva varia de pessoa para pessoa. Todos os tipos de perda auditiva são classificados em graus: leve, moderado, severo ou profundo. Leve a moderado são os graus mais comuns de perda auditiva. As perdas auditivas condutivas são raras nos graus severos e profundos.

A perda auditiva pode ser identificada precocemente, às vezes imediatamente após o nascimento. Portanto, é importante a realização da triagem auditiva neonatal e a realização de exames audiológicos subsequentes durante a infância, conforme preconizado por seu pediatra.

Dependendo da causa da deficiência auditiva, a perda de audição pode ter cura após tratamento medicamentoso ou cirúrgico. O uso de aparelhos auditivos ameniza os casos de surdez mais profunda e corrige as deficiências leves a moderadas.

7 conselhos para recuperar ou melhorar naturalmente a sua audição

  1. Privilegie uma higiene de vida saudável.
  2. Estimule as suas capacidades auditivas.
  3. Faça uma cura de Ginkgo biloba.
  4. Surdez – aposte na prevenção.
  5. Limpe o seu canal auditivo.
  6. Teste o treino auditivo.
  7. Faça um check-up auditivo no otorrino.

A perda auditiva ou surdez se refere à perda parcial ou total da audição que dificulta a compreensão e a comunicação verbal. Ela pode ocorrer por causas congênitas, adquiridas por traumatismo, predisposição genética ou doença que afete este órgão. Alguns medicamentos, como antibióticos, também podem gerar a alteração.

- Exame somente será realizado mediante apresentação de solicitação médica, com CRM (registro do conselho regional de medicina).

Considerando ainda, a Lei nº 6965/1981 e o Código de Ética, o Fonoaudiólogo deve sempre emitir laudo fonoaudiológico ao avaliar a audição.

O primeiro passo é comparecer a uma Unidade Básica de Saúde. Lá, o interessado será encaminhado a uma das 16 unidades do Núcleo Integrado de Saúde Auditiva (Nisa) e passará pela avaliação de um otorrinolaringologista para receber um aparelho fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Qualquer pessoa com suspeita de perda auditiva deve comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais perto de onde mora ou trabalha.

Este serviço é gratuito para o cidadão. Para marcação de consulta o interessado deverá ligar para (21) 2285-6263, ou (21) 2285-7597 ramal 126, e fazer o agendamento. Este é um serviço do Instituto Nacional de Educação de Surdos.

Embora pague pela cirurgia, o SUS não cobre as despesas com a manutenção do aparelho, muito frágil. Os gastos podem chegar a R$ 22 mil.