Quanto custa um tatuzão?

Perguntado por: agarcia5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
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O custo de uma tatuzão é orçado entre US$ 20 milhões e US$ 30 milhões. O valor representa apenas uma fração do investimento na construção de uma linha de metrô que pode chegar a até R$ 1 bilhão por quilômetro.

A obra é uma Parceria Público-Privada (PPP) tocada pela empresa espanhola Acciona e pelo governo paulista, por meio do consórcio Linhauni. O “tatuzão” é uma máquina que, ao mesmo tempo, escava o túnel por onde passarão os trens e constrói as paredes definitivas que darão sustentação à estrutura.

Pesando 2 mil toneladas, cada tatuzão tem quase 11 m de diâmetro e mais de 100 m de comprimento.

Existem hoje nada menos que sete “shields” no Brasil esperando por decisões políticas que permitam que seus trabalhos sejam iniciados – ou reiniciados, no caso do “tatuzão” do Metrô do Rio de Janeiro.

O Tatuzão tem diâmetro de 11,66 metros, comprimento de 98 metros e pesa 2,7 mil toneladas contando com uma peça chamada MainDrive, a maior do equipamento, que pesa 189 toneladas.

Esse tipo de máquina é popularmente conhecido como Tatuzão. Esse foi fabricado na China e recebeu informalmente o nome de Cora Coralina (poetisa goiana que viveu de 1889 a 1985).

Significado de Tatuzão
substantivo masculino Pop (São Paulo) Grande escavadeira subterrânea, empregada na construção do metrô. Etimologia (origem da palavra tatuzão). Tatu + z + ão.

5 maneiras para escavar um túnel

  1. TRINCHEIRAS OU VCA. Também conhecido como método destrutivo, devido à sua interferência na superfície, o método de trincheira, ou VCA, é utilizado em condições geotécnicas e geológicas variadas. ...
  2. TÚNEIS MINEIROS (NATM) ...
  3. MECANIZADO (TBM – TUNNEL BORING MACHINES) ...
  4. Execução de tunnel liner.

Como é o tatuzão? Movido a eletricidade, o tatuzão escava e retira partes do solo para a futura passagem do metrô. Sua dianteira é composta por uma roda de manganês e cromo responsável por cortar, triturar e sugar pedaços de até 40 centímentros de solo. Na parte de trás fica uma esteira para a remoção da terra.

Como se escavam os túneis do metrô? FUNDO DO POÇO Caminhos subterrâneos avançam até 15 metros por dia 1. Tudo começa com a escavação dos poços de acesso. Esses buracões são as portas para a obra subterrânea: quando vão virar uma estação, os poços possuem de 30 a 40 metros de diâmetro.

Portanto, para que elas não desabem, são colocadas estruturas de metal arqueado, chamados também de cambotas treliçada, cujo suporte será fundamental para o lançamento de concreto projetado e terá apoio sobre um arco invertido. Essa estrutura deve ser aplicada a cada metro (ou menos) em que o túnel avança.

Com operação 24 horas por dia, o tatuzão consegue movimentar 154 m³ de terra por hora. A tuneladora aumenta gradualmente a velocidade de escavação, variando de acordo com a rigidez do maciço em cada trecho. A expectativa é de que esse avanço seja, em média, de 10 a 15 metros por dia.

Tatuzão para escavação de obras da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo chega no Brasil. Chegou no Porto de Santos, litoral de São Paulo, nesta semana, o navio transportando o Tunnel Bore Machine (TBM), mais conhecido como tatuzão, que será utilizado nas escavações da expansão da Linha 2-Verde na capital paulista.

Os túneis são construídos com a ajuda de escavadeiras e furadeiras, além de dinamites. Geralmente, as furadeiras utilizadas são especiais, para a realização do processo de escavação. Também existe a possibilidade de um trabalho manual, com equipamentos específicos para cada tipo de rocha.

As tuneladoras são máquinas utilizadas na escavação de túneis circulares. São conhecidas no Brasil como "tatuzão" ou "megatatuzão” e em inglês (Tunnel boring machines –TBM).

Uma tuneladora, conhecida no Brasil como tatuzão, (Tunnel boring machines - TBM - em inglês) são máquinas utilizadas na escavação de túneis com secção transversal circular.

Significado: Forma aportuguesa do nome inglês Daisy, ou seja, Margarida. Do anglo-saxão daegeseage e significa “olho do dia”.