Quanto custa um laudo de TDAH?

Perguntado por: aquaresma . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 19 votos

Conforme os colegas já mencionaram, o valor depende das queixas relatadas na anamnese para um diagnóstico acurado acerca do funcionamento das habilidades cognitivas e do comportamento do paciente. Uma avaliação completa custa entre 1500 e 2000 reais.

O diagnóstico de TDAH, seja em crianças ou adultos, é inteiramente clínico, com base nos sinais e sintomas. Não existem exames laboratoriais ou de imagem para isso.

O diagnóstico do TDAH é realizado predominantemente através de uma minuciosa investigação clínica da história do paciente (Barkley, 1999), porém é possível e indicada a realização de um processo amplo, em que possam ser utilizados vários recursos instrumentais (entrevistas, escalas, testes psicológicos).

O primeiro passo é ter o Cartão Nacional de Saúde, para adquiri-lo, basta apresentar comprovante de residência e carteira de identidade. A emissão é realizada na hora. Em seguida, junte a cópia do RG e o laudo médico atualizado e preenchido.

Para ser atendido num CAPS pode-se procurar diretamente esse serviço ou ser encaminhado pelo Programa de Saúde da Família ou por qualquer serviço de saúde. A pessoa pode ir sozinha ou acompanhada, devendo procurar, preferencialmente, o CAPS que atende à região onde mora.

São direitos da pessoa com TDAH: o livre desenvolvimento da personalidade; a proteção contra qualquer forma de abuso e exploração; o acesso a serviços de saúde, incluindo medicamentos gratuitos; educação e ensino profissionalizante; emprego adequado à condição; moradia; previdência e assistência social, entre outros.

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que obriga o poder público a oferecer um programa de diagnóstico e tratamento precoce aos alunos da educação básica com dislexia, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou qualquer outro transtorno de aprendizagem. Não houve vetos.

Criança e Adolescentes com TDAH
A avaliação neuropsicológica é realizada por um psicólogo especialista na área através de uma minuciosa investigação clínica da história do paciente e vários recursos instrumentais (entrevistas, escalas, testes psicológicos).

Para ser diagnosticada com TDAH, a criança deve apresentar sintomas em todos os ambientes, não apenas em casa ou na escola, e deve apresentar sintomas por pelo menos seis meses.

Há 3 tipos de TDAH, os que são predominantemente desatentos, hiperativo/impulsivos e combinados.
...
De acordo com o Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, 5ª edição (DSM-5), há 3 tipos:

  • Desatenção predominante.
  • Hiperatividade/impulsividade predominante.
  • Combinado.

O TDAH não é sinal de "burrice" de falta de inteligência ou descaso. É um condição especial para o aprendizado, mas nada tem relacionado a condição intelectual. A pessoa poderá fazer o teste psicotécnico e passar, dependendo do seu esquema de aprendizado.

Em relação ao TDAH, é possível fazer o teste de TDAH online, chamado ASRS-18, que tem comprovação científica e serve de triagem e sugestão de que a pessoa que positivar no teste seria indicada a procurar um médico com experiência no diagnóstico, para uma melhor investigação.

Procure um psicólogo que faça psicodiagnostico, pois ele usara importantes instrumentos para o diagnóstico correto. Em seguida, procure um psiquiatra para avaliar a necessidade de medicação. Para melhor realizar um diagnóstico de TDAH busque um neurologista ou psiquiatra e um neuropsicólogo.

Em 30 de novembro de 2021, foi sancionada a Lei 14-254.21 que de acordo com o Diário Oficial da União, “dispõe sobre o acompanhamento integral para educandos com dislexia ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem”.