Quanto custa um intercâmbio para o Japão?

Perguntado por: uourique9 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Claro que o valor de um curso varia muito de acordo com a instituição mas, em média, um curso técnico ou uma faculdade custarão cerca de ¥800,000 a ¥1,500,000 de ienes por ano (faculdades públicas são um pouco mais baratas, mas não são gratuitas), enquanto um curso de japonês integral (segunda à sexta, 4 horas por dia) ...

6 meses

O tempo de duração de um intercâmbio no Japão pode variar de 1 a 6 meses, variando o investimento disponível e o tipo de visto para o Japão que foi emitido. Existem vários tipos de cursos de intercâmbio no Japão, tem cursos de idioma japonês, curso de mangá no Japão, ou cursos de idioma japonês com passeios inclusos.

O Governo do Japão, através do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT), oferece diversas modalidades de bolsas de estudo para brasileiros em universidades japonesas em 2023. As bolsas incluem passagem aérea, isenção de taxas escolares e auxílio de custo mensal para despesas.

Todo brasileiro que viajar para o Japão precisa de visto. O visto de curta permanência é relativamente fácil de obter. Você só precisa ter o cuidado com os prazos de solicitação e enviar a documentação correta com preenchimento adequado do formulário.

Em dezembro de 2022, 1 hora trabalhada no Japão pode variar entre 100 a 1500 ienes, em janeiro de 2023 se mantém nessa faixa. Considerando uma jornada de 22 dias e 8 horas trabalhadas, o valor do salário mínimo Japão pode ter uma média de 161.200 ienes, tendo como cotação equivalente a 6.320 reais.

Plataforma da Fundação Japão que oferece diversos cursos online para quem deseja aprender e praticar a língua japonesa. Os alunos podem estudar de forma independente, ter o acompanhamento de um tutor ou interagir com uma comunidade global de pessoas com interesses em comum.

Assim sendo, no Japão é muito comum ver grupos de crianças retornando de suas atividades extracurriculares no final da noite. Dessa forma, os alunos japoneses têm um dia escolar de 8 horas e ainda estudam durante feriados e aos finais de semana.

12 horas

No Japão, a educação é prioridade, por isso, os estudantes japoneses são obrigados a estudar mais de 12 horas por dia e muitas vezes eles permanecem isolados.

Por exemplo, um programa de intercâmbio pode ter uma idade mínima de 16 anos, mas a idade recomendada pode ser de 18 anos ou mais. Isso pode ser devido a fatores como a maturidade do estudante e sua capacidade de lidar com estar longe de casa e viver de forma independente em um ambiente estrangeiro.

Para se candidatar às bolsas integrais de graduação no Japão, é necessário ser brasileiro, ter nascido depois de 2 de abril de 1999 e já ter concluído o Ensino Médio (ou estar no último ano). É necessário ter conhecimento avançado de inglês ou japonês. Não é necessário saber japonês para concorrer às bolsas.

Aos cidadãos brasileiros que vão viajar ao Japão (estamos emitindo o visto de múltiplas entradas com a finalidade de curta permanência, com período máximo de permanência de até 90 dias e validade de até 3 anos)!

Esse movimento foi forte e durou muitos anos, por isso até hoje muitas pessoas acreditam que só japoneses ou descendentes podem estudar, trabalhar e viver no Japão, MAS ISSO É UM MITO! Na verdade, hoje em dia o próprio governo japonês incentiva brasileiros que querem construir a carreira no país ou recomeçar do zero.

A bolsa de estudo se aplica a todo brasileiro que tem até 34 anos de idade. O bom da bolsa é que pode ser em qualquer área desde que seja a mesma do seu curso superior. E sim, você tem 6 meses para estudar japonês tranquilamente. Normalmente é a bolsa de estudo pro Japão mais procurada pelos brasileiros.

A Netflix está disponível em mais de 190 países ao redor do mundo. Cada país tem seu próprio catálogo de séries e filmes originais e licenciados. Só é possível alterar o país da sua conta se você se mudar para outro país. Caso tenha se mudado recentemente, acesse Mudança com a Netflix.