Quanto custa um funcionário desmotivado?

Perguntado por: isalgado . Última atualização: 25 de abril de 2023
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Perda de funcionários significa perda de receita e a Society for Human Resource Management (SHRM) estima que os custos com rotatividade podem ser de até 300% do salário base do funcionário demitido.

Mas afinal, como motivar uma equipe desmotivada? Veja 5 dicas

  1. Preserve o bom relacionamento e comunicação com seu time. A comunicação é a base das relações. ...
  2. Defina metas claras e realistas. ...
  3. Invista em dinâmicas e treinamentos. ...
  4. Ofereça recompensas que vão além da monetária. ...
  5. Construa um ambiente flexível.

Converse com outras pessoas
Quando você se sentir desanimado, pode ser útil compartilhar seus sentimentos e frustrações com um colega de trabalho ou amigo de confiança. Muitas vezes, um colega de trabalho que conhece bem seu ambiente de trabalho pode ajudá-lo a ganhar uma nova perspectiva!

As razões do desânimo do funcionário para com seu trabalho podem ser várias, mas, em geral, dizem respeito: 1) aos seus objetivos profissionais e pessoais não estarem sendo alcançados através da empresa; e 2) às preocupações do colaborador com o grupo familiar não estarem sendo consideradas pela organização.

Os conflitos interpessoais também são o que faz um funcionário desanimar. Um ambiente onde as relações são fragilizadas, superficiais e conflituosas pode tornar o trabalho muito desanimador, desgastante e pesado. Consequentemente, o rendimento e o bem-estar do colaborador sofrem impactos.

Foco na solução e não apenas em erros no trabalho

  1. Esclareça as verdadeiras prioridades atuais da empresa.
  2. Não foque no problema, foque na solução.
  3. Tome atitudes de cabeça fria, baseadas em reflexão e estratégia.
  4. Avalie o histórico do colaborador antes de pensar em puní-lo.
  5. Converse com o colaborador em particular.

Como motivar uma equipe esgotada e ser forças?

  1. Dica #1: Proponha um desafio. Desafiar a sua equipe pode instigar os colaboradores ao movimento. ...
  2. Dica #2: Reconheça o bom trabalho. ...
  3. Dica #3: Tenha uma comunicação transparente. ...
  4. Dica #4: Conheça os colaboradores. ...
  5. Dica #5: Dê feedbacks construtivos.

Afinal, quando sair do emprego?

  1. Você não tem espaço para crescer. ...
  2. Você sente que pode ser demitido a qualquer momento. ...
  3. Você tem chefe ou colegas tóxicos. ...
  4. Você não consegue se adaptar à cultura ou aos valores da empresa. ...
  5. Você percebe que o emprego está fazendo mal para você ...
  6. Você acumula funções mas não tem aumento salarial.

Alguns fatores organizacionais são cruciais para desmotivar uma equipe, entre eles podemos observar questões como: a criação de metas inatingíveis, falta de confiança e credibilidade, tratamento diferenciado com alguns membros, falta de informação e envolvimento com a estratégia do negócio, não investir em capacitações ...

Quando o bom funcionário é tratado igual ao ruim, o bom desanima e o ruim não melhora.

As 7 máximas do péssimo funcionário

  1. 1 Comprometimento zero.
  2. 2 Apropriar-se das ideias dos outros.
  3. 3 Não aceitar feedbacks.
  4. 4 Falar mal de lugares e colegas com quem já trabalhou.
  5. 5 Puxar o tapete.
  6. 6 Chegar sempre atrasado.
  7. 7 Descontrole emocional.

Como ajudar um colaborador com depressão

  1. Programas de Qualidade de Vida;
  2. Incentivo a prática de atividades físicas;
  3. Ferramentas de gestão que oferecem um canal aberto e confiável ao colaborador;
  4. Acompanhamento de psicólogos e psiquiatras, entre outros.

Um dos motivos que também desmotiva os colaboradores é ter metas impossíveis. Afinal, se o objetivo é algo impossível, os funcionários não se sentem motivados a cumpri-la ou acreditam que eles não são bons o suficiente no que fazem.

Coloque-se no lugar do empregado: use um tom de voz empático, de modo que não seja muito suave nem muito duro ao se dirigir à equipe. Procure se preparar para as reuniões com antecedência, pensando em como os funcionários vão tentar fugir do assunto e na forma como você irá reagir para evitar conflitos.

A melhor forma de lidar com a situação de conflito no ambiente de trabalho é tentando se manter produtivo e atento ao que você de fato precisa fazer. Em momentos de crise, por exemplo, o mais recomendado é manter o foco e evitar que o sentimento de insegurança se alastre pela empresa toda.

Como dar bronca no funcionário

  1. DICAS.
  2. Conversa - A bronca não deve ser dada na frente dos outros colaboradores. ...
  3. Paciência - Se por acaso o chefe começar a gritar ou falar palavrões, o profissional deve manter a calma e ter muita paciência.

Como gerir uma equipe desunida?

  1. Medie os conflitos de forma imparcial. Uma equipe desunida pode apresentar maiores chances de desenvolver problemas e conflitos entre os envolvidos. ...
  2. Implemente dinâmicas de interação. ...
  3. Defina as funções e tarefas de cada colaborador. ...
  4. Desenvolvam metas em conjunto. ...
  5. Ofereça feedbacks constantes.

Segundo especialistas, ficar pelo menos um ano em um mesmo lugar ajuda a demonstrar estabilidade e compromisso profissional. Isso é bom para as empresas, já que processos seletivos custam tempo e dinheiro, mas também para o funcionário, que tem mais tempo para se situar e desenvolver novas competências.

Consulte seu médico e conte que você está passando por estresse no trabalho e burnout. Ele é o único profissional que pode dizer se esses fatores estão ou não contribuindo para os seus problemas de saúde. Se estiverem, ele o encaminhará para profissional apropriado, que pode ser um terapeuta ou psicólogo.

A nossa sociedade desvaloriza os desistentes, mas desistir é a única forma de canalizar recursos para realizar outro projeto com maiores chances de sucesso. Claro que ninguém está aqui recomendando que você desista das coisas por contas dos problemas que vai enfrentar. É exatamente o contrário, aliás.

Criticar em público
Expor um membro da equipe por uma falha na frente de outros colaboradores apenas traz constrangimento ao profissional e gera desmotivação na equipe. Por isso, sempre que for necessário dar um feedback negativo, o líder deve conversar com o funcionário em particular.