Quanto custa um funcionário com salário mínimo 2022 MEI?

Perguntado por: npacheco . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
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O custo de contratação de um funcionário pelo MEI, além do salário bruto, é de 11% sobre o salário mínimo vigente ou o piso da categoria com encargos legais. Desse valor, 8% são depositados no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e 3% vão para a contribuição previdenciária patronal.

Os valores a serem recolhidos pelo MEI incluem:

  1. INSS: 3%;
  2. FGTS: 8%;
  3. 13° salário: 8,33%;
  4. Férias: 11,11%;
  5. Previdenciário sobre 13º/Férias/DSR: 7,93%;
  6. FGTS/Provisão de multa para rescisão: 4%.

Com o salário bruto a R$1.045,00 e descontando os 6% (R$ 62,70) que devem ser pagos pelo funcionário, a empresa deve arcar com R$ 135,30. Para esse exemplo, a empresa deve desembolsar, além do salário bruto, o valor de R$ 546,62, o que representa 52,3% a mais que o salário bruto.

Mas é importante saber que MEI pode ter funcionário, sim! De acordo com a Lei Complementar n 128/08, é preciso que o funcionário seja maior de 16 anos e realize exame admissional para integrar a empresa. Além disso, só é permitida a contratação de um funcionário por CNPJ.

Posso registrar dois funcionários no MEI? Atualmente não, apenas 1 empregado é permitido ao MEI.

O custo do funcionário no MEI em 2023 deve ser calculado incluindo o valor do salário acrescido de 8% referentes ao FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e mais 3% para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) – em um total de 11% de contribuições.

Como contratar um funcionário pelo MEI?

  • Carteira de trabalho;
  • Documento pessoal com foto;
  • Cartão PIS;
  • Em caso de homens, certificado de reservistas;
  • Certidão de casamento, se houver;
  • Resultado do exame admissional.

Quando a empresa contrata um funcionário, ela deve pagar 37% do valor do salário líquido com os chamados encargos sociais: 29% correspondem à contribuição ao INSS. Para um salário de R$ 1.500,00, isso significa R$ 435,00.

Caso tenha um empregado, o MEI deve recolher mensalmente o FGTS com alíquota de 8% sobre o valor do salário pago, preencher e entregar a Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP) à Caixa Econômica Federal até o dia 7 do mês seguinte àquele em que a remuneração foi paga.

– O MEI precisa de contador para registrar funcionário? – Para abrir empresa MEI precisa de contador (esta categoria)? A resposta é: não, o MEI não precisa de contador para se manter, contratar um empregado ou abrir uma empresa.

Além disso, a jornada de trabalho é de, no máximo 8 horas diárias, o equivalente a 40 horas semanais. São permitidas até 44 horas semanais.

O MEI é um regime empresarial criado pelo Governo Federal para regulamentar a atividade do trabalhador autônomo. Logo, não faz parte da legislação da CLT. Na prática, isso quer dizer que o microempreendedor não tem direito ao 13º salário.

O MEI é um enquadramento previsto no Simples Nacional. Por isso, fica isento dos tributos federais, como Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, PIS, Cofins, IPI e CSLL. Os impostos que o MEI paga são recolhidos pela guia DAS MEI, que unifica o pagamento em um documento só.

Somados, os encargos equivalem a 37% do valor do salário líquido de um empregado. Considerando o salário mínimo atual (R$ 1.212,00), é um total de R$ 448,44. Fora esses, há outros custos, como os relacionados aos benefícios, que o dono da empresa vai precisar desembolsar.