Quanto custa um exame de sexagem fetal de farmácia?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

A média fica entre 260 reais e 850 reais, podendo apresentar valores maiores. O custo é superior quando comparado à média de preços do teste de sexagem fetal de farmácia, com a média de 100 reais a 150 reais.

O resultado do exame de sexagem fetal costuma demorar em torno de 03 a 10 dias.

Quando pode ser feito? Conforme a gravidez avança, mais DNA fetal pode ser encontrado na circulação materna. Por isso, o exame só deve ser feito a partir da 8ª semana de gravidez.

Não é necessário nenhum preparo prévio. Recomenda-se que a gestante esteja bem alimentada e hidratada na hora da coleta do exame.

A confiabilidade da sexagem fetal é de quase 100% quando feito a partir da 8ª semana de gestação. Assim, a chance de erro aumenta apenas em casos em que a gestante tenha recebido transfusão de sangue, tenha transplantado algum órgão ou já tenha feito fertilização in vitro.

A sexagem fetal é muito sensível por detectar o DNA do feto desde o início da gravidez. Entre a oitava e a décima terceira semana, quando o ultrassom ainda não tem tanta sensibilidade e acurácia para identificar o sexo do bebe, a sexagem fetal apresenta a melhor taxa de precisão.

Ele é feito através de técnicas consideradas invasivas, em que se recolhe fragmentos da placenta, líquido amniótico ou sangue do cordão umbilical para comparar com o material genético do possível pai. Esses exames custam entre R$ 800 e R$ 1500 (dependendo do laboratório).

"O gene é transmitido pelos pais, o que faz com que alguns homens tenham mais filhos meninos e outros mais meninas", afirma o cientista. "Isso pode explicar por que existe um certo equilíbrio entre os sexos em uma população."

A partir de quantas semanas de gravidez o exame de sexagem fetal pode ser realizado? O exame de sexagem fetal pode ser feito a partir da oitava semana de gravidez, contando a partir da data da última menstruação. Desse momento em diante, a taxa de assertividade do exame é de 99,9%.

O resultado da sexagem fetal pode sofrer interferências caso a gestante já tenha recebido transfusão de sangue ou transplantado um órgão em algum momento da vida ou nas gestações por fertilização in vitro .

O exame de sexagem fetal pode ser feito a partir da 8ª semana de gestação. A confiabilidade e precisão do teste nesse período é de 98%. Claro que o teste pode ser feito antes, mas o resultado nesses casos não é tão confiável.

Iremos responder essa pergunta logo no início: sim, é possível. Assim como nos exames corriqueiros, é necessário coletar a amostra da mãe, do suposto pai e da “criança” (líquido amniótico ou vilo corial), que só pode ser coletada por um ginecologista.

PL 1707-B/2007
Ficam os hospitais públicos vinculados ao Sistema Único de Saúde – SUS, obrigados à realização de exames de DNA para a identificação do pai biológico. Art. 3º Terá direito ao exame gratuito aquele que comprovar não ter condições financeiras de arcar com as despesas do exame. Art.

Da mesma forma que a contagem de meses, o cálculo das semanas de gravidez deve ser feito à partir da data da última menstruação. Considerando um ciclo de 28 dias, você pode identificar a data de aniversário semanal da gestação e, ao completar aqueles 7 dias, a gestação ganha mais uma semana.

Primeiro, é preciso saber o dia da ovulação (já descrevemos algumas técnicas para isso). Se o casal tiver relação no dia da ovulação ou até um dia depois, a maior chance é a de que venha a ser um menino. Se tiver relação antes da ovulação, a maior chance é a de nascer menina.