Quanto custa um disco de ouro?

Perguntado por: etrindade . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

Já no Brasil, o Disco de Ouro é contado a partir de 41 mil, e Disco de Platina, 80 mil.

Nos Estados Unidos, um disco de ouro significa que o álbum vendeu 500.000 cópias e o de platina indica um milhão de cópias. Entre os beneficiários imediatos desta alteração estão "Thriller", de Michael Jackson.

É importante saber que o maior de todos os tempos é Elvis Presley. Ele também é chamado de King, que morreu em 16 de agosto de 1977.

O disco mais caro do mundo, uma raridade do Wu-Tang Clan, agora tem novos donos. Depois de pertencer ao polêmico Martin Shkreli, empresário da indústria farmacêutica que foi preso, o CD foi vendido novamente e pelo dobro de seu preço original.

Paêbirú

Paêbirú — Lula Côrtes e Zé Ramalho
Aqui no Brasil, é considerado o disco de vinil mais raro, e para adquirir um dos exemplares que restaram pode ser preciso desembolsar até R$10 mil!

Nesses 50 anos de carreira além dos 45 discos inéditos e cinco cds extra, Os Atuais já conquistaram quatro discos de ouro. Faz parte também do acervo da Banda, 2 DVDs Ao Vivo com os maiores sucessos, e 5 DVDs de clipes.

Thriller

Thriller, de Michael Jackson, estimado em vender 70 milhões de cópias em todo o mundo, é o álbum mais vendido. Embora as estimativas de vendas de Thriller tenham chegado a 120 milhões de cópias, esses números de vendas não são confiáveis.

Entre os nomes nacionais mais caros do momento, estão Charlie Brown Jr., CPM 22 e RPM, com CDs que podem custar quase mil reais. Na maioria dos casos, são álbuns que a gravadora parou de fabricar, singles de divulgação e gravações independentes de início de carreira.

A canção “White Christmas” é a música mais vendida do mundo. Ela é interpretada por Bing Crosby, ator e cantor estadunidense, mas foi composta por Irving Berlin em 1942.

Durante sua carreira, gravou mais de duas mil canções, 183 discos em 78 rpm, 128 álbuns, vendeu cerca de 75 milhões de discos, ganhou 38 discos de ouro e 20 de platina. Ninguém recebe o apelido de REI a toa! Roberto Carlos só poderia figurar no topo da nossa lista de artistas que mais venderam discos no país.

Cantora vendeu 60 milhões de cópias.

Os certificados existentes atualmente são de Ouro (40 mil), Platina (80 mil), Platina Duplo (160 mil), Platina Triplo (240 mil), Diamante (300 mil), Diamante Duplo (600 mil) e Diamante Triplo (900 mil) para faixas e álbuns.

Disco de platina
Para receber a certificação, é preciso que o artista consiga, no mínimo, 40 milhões de streams. Novamente, são contabilizados os números das plataformas de áudio, como Spotify, Deezer e Apple Music, por exemplo, assim como as visualizações em vídeo, como o YouTube.

Mas a platina é bem mais valiosa.

The Beatles – “The Beatles” (White Album) (R$ 89 mil). O LP duplo com a famosa capa branca assinada Richard Hamilton tinha um número carimbado na frente. Os primeiros quatro números ficaram com cada um dos beatles e as outras 96 foram distribuídas.

"Werther" - R$ 7.000 a R$ 12.000. O disco foi lançado por um selo menor, a Stylo Records, que só produziu três discos.

Pode ser no Mercado Livre, Enjoei, OLX, Discogs.

Geralmente, vão de R$ 900 a quase R$ 3000. Em perfeito estado de conservação, podem valer o dobro disso.

O Brasil possui atualmente 66 códigos DDD. No Rio Grande do Sul, são quatro: 51, 53, 54 e 55, e cada um deles engloba um número determinado de municípios. É assim em todo o Brasil. Podem ser aplicadas taxas diferenciadas, na telefonia fixa e móvel, para ligações entre diferentes DDD's.

Pra entender a raridade de um disco, você deve considerar um novo conjunto de fatores. Não é o ano de gravação que determina a raridade. Se, na época do lançamento, a prensagem do LP que você procura foi muito grande, o preço dele não deve ser muito alto, mesmo dos exemplares bem conservados.

Diferentes fatores podem influenciar o preço de um disco de vinil. O principal deles é o valor do imposto. Como voltaram à moda, vinis voltaram a ser considerados itens de colecionador e isso tende a elevar o seu valor no mercado porque assume-se que colecionadores estão dispostos a pagar caro.