Quanto custa para retificar um motor?
O valor de retífica depende da marca do carro, do desenho do motor e das tecnologias empregadas. Um serviço normal custa, em média, de R$ 3,5 mil a R$ 5,5 mil. Agora se estiver bem avariado, pode chegar a R$ 7 mil ou R$ 8 mil. Em motores importados ou turbos, o custo sobe mais ainda.
Quando é preciso retificar o motor?
Alguns sinais de que o motor pode precisar de retífica incluem o consumo excessivo de óleo, a perda de potência ou o aparecimento de ruídos estranhos. Geralmente, a retífica é feita se o motor sofrer algum dano decorrente de superaquecimento ou de falta de lubrificação.
Qual a vida útil de um motor retificado?
A retífica do motor precisa ser feita a cada 200 mil km rodados.
Como saber se o bloco do motor tá ruim?
Fumaça branca no escapamento
A fumaça branca e espessa pode indicar que o líquido de arrefecimento está sendo queimado nas câmaras de combustão. Isso ocorre quando a vedação entre o cabeçote e o bloco do motor é deficiente. Ou seja, pode indicar menos oneroso problema nas juntas ou até mesmo um cabeçote empenado.
Quais são os sintomas de junta do cabeçote queimada?
De forma geral, os sintomas da junta do cabeçote queimada são simples de identificar, e, por questões óbvias, basicamente apresentam relação direta com o superaquecimento do motor. É importante notar se há um escape excessivo de fumaça.
Quanto custa uma junta de cabeçote queimada?
Em termos de valor, uma junta de cabeçote de um carro popular pode ficar entre R$ 150 e R$ 400. A retífica de um modelo popular fica entre R$ 4 mil e R$ 6 mil. Portanto, faça de tudo para evitar que a junta do cabeçote queimada ocasione o superaquecimento do próprio motor.
Quanto custa para arrumar a junta do cabeçote queimada?
Uma junta do cabeçote nova pode variar de preço. Ela pode ser encontrada por R$ 150 a até R$ 400.
Qual a diferença de fazer o motor é retificar?
Motor usado possui durabilidade e confiabilidade duvidosa, pois não se sabe quantos quilometros já rodou e nem como foi usado pelo dono anterior. Pode durar somente a garantia e as vezes nem isto. O motor retificado por ser totalmente reconstruído volta a possuir características e potência semelhante a um motor novo.
Qual a diferença entre retificar e fazer o motor?
Retificar o motor é um procedimento realizado para realizar a substituição de peças internas desgastadas que estão apresentando desgaste. Basicamente, o mecânico vai desmontar o cabeçote e o bloco do motor para ter acesso aos anéis, pistões e bronzinas e realizar a substituição.
Como fica o motor depois de retificado?
Com o passar do tempo as peças que constituem o motor vão tendo seu desgaste natural fazendo com que o motor perca desempenho. Nesse momento que ocorre a retifica, um motor retificado significa que ele passou por uma restauração, consertando as peças danificadas.
O que é feito na retífica de um motor?
Retífica é o serviço realizado por oficinas especializadas, que desmontam o motor para a análise de cada componente e realizam a substituição dos itens, como bronzinas, anéis e pistões, e a usinagem de peças como virabrequim, bielas, bloco, volante, cabeçote, válvulas de admissão e escape, entre outros.
Como saber se a retífica do motor foi bem feita?
Para saber se a retífica do motor foi bem-feita, você deve observar seu carro atentamente nos primeiros 1000 km rodados depois do serviço, lembrando de manter a água e o óleo dentro dos limites adequados.
Como saber se o motor retificado fica bom?
Como saber se o motor foi retificado
O que você pode verificar é se o propulsor está muito limpo, se o cabeçote parece ter sido “lustrado” e se nota sinais de excesso de cola na tampa do carter, que fica embaixo do bloco e onde o óleo lubrificante fica mantido.
Como saber se o bloco do motor precisa de retífica?
Sinais que apontam a necessidade de retífica de motor
- Alto consumo de óleo e combustível. ...
- Fumaça branca constante no escapamento. ...
- Baixo desempenho devido à alta quilometragem (>100.000) ...
- Presença de ruídos no motor.