Quanto custa para retificar um motor?

Perguntado por: ijaques2 . Última atualização: 30 de abril de 2023
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O valor de retífica depende da marca do carro, do desenho do motor e das tecnologias empregadas. Um serviço normal custa, em média, de R$ 3,5 mil a R$ 5,5 mil. Agora se estiver bem avariado, pode chegar a R$ 7 mil ou R$ 8 mil. Em motores importados ou turbos, o custo sobe mais ainda.

Alguns sinais de que o motor pode precisar de retífica incluem o consumo excessivo de óleo, a perda de potência ou o aparecimento de ruídos estranhos. Geralmente, a retífica é feita se o motor sofrer algum dano decorrente de superaquecimento ou de falta de lubrificação.

A retífica do motor precisa ser feita a cada 200 mil km rodados.

Fumaça branca no escapamento
A fumaça branca e espessa pode indicar que o líquido de arrefecimento está sendo queimado nas câmaras de combustão. Isso ocorre quando a vedação entre o cabeçote e o bloco do motor é deficiente. Ou seja, pode indicar menos oneroso problema nas juntas ou até mesmo um cabeçote empenado.

De forma geral, os sintomas da junta do cabeçote queimada são simples de identificar, e, por questões óbvias, basicamente apresentam relação direta com o superaquecimento do motor. É importante notar se há um escape excessivo de fumaça.

Em termos de valor, uma junta de cabeçote de um carro popular pode ficar entre R$ 150 e R$ 400. A retífica de um modelo popular fica entre R$ 4 mil e R$ 6 mil. Portanto, faça de tudo para evitar que a junta do cabeçote queimada ocasione o superaquecimento do próprio motor.

Uma junta do cabeçote nova pode variar de preço. Ela pode ser encontrada por R$ 150 a até R$ 400.

Motor usado possui durabilidade e confiabilidade duvidosa, pois não se sabe quantos quilometros já rodou e nem como foi usado pelo dono anterior. Pode durar somente a garantia e as vezes nem isto. O motor retificado por ser totalmente reconstruído volta a possuir características e potência semelhante a um motor novo.

Retificar o motor é um procedimento realizado para realizar a substituição de peças internas desgastadas que estão apresentando desgaste. Basicamente, o mecânico vai desmontar o cabeçote e o bloco do motor para ter acesso aos anéis, pistões e bronzinas e realizar a substituição.

Com o passar do tempo as peças que constituem o motor vão tendo seu desgaste natural fazendo com que o motor perca desempenho. Nesse momento que ocorre a retifica, um motor retificado significa que ele passou por uma restauração, consertando as peças danificadas.

Retífica é o serviço realizado por oficinas especializadas, que desmontam o motor para a análise de cada componente e realizam a substituição dos itens, como bronzinas, anéis e pistões, e a usinagem de peças como virabrequim, bielas, bloco, volante, cabeçote, válvulas de admissão e escape, entre outros.

Para saber se a retífica do motor foi bem-feita, você deve observar seu carro atentamente nos primeiros 1000 km rodados depois do serviço, lembrando de manter a água e o óleo dentro dos limites adequados.

Como saber se o motor foi retificado
O que você pode verificar é se o propulsor está muito limpo, se o cabeçote parece ter sido “lustrado” e se nota sinais de excesso de cola na tampa do carter, que fica embaixo do bloco e onde o óleo lubrificante fica mantido.

Sinais que apontam a necessidade de retífica de motor

  1. Alto consumo de óleo e combustível. ...
  2. Fumaça branca constante no escapamento. ...
  3. Baixo desempenho devido à alta quilometragem (>100.000) ...
  4. Presença de ruídos no motor.