Quanto custa para legalizar o papagaio?

Perguntado por: eamorim . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

Em sites legalizados, especializados em criação de aves, os preços para o papagaio-verdadeiro estão em torno de R$ 3.500,00 reais.

Atualmente, a criação de papagaio em âmbito doméstico não está sujeita à autorização do IBAMA, entretanto o órgão ambiental exige a comprovação legal da origem do animal, ou seja, durante a compra da ave junto ao criatório autorizado, o adquirente deverá exigir a nota fiscal.

Você pode adquirir um ou mais papagaios ou qualquer outro animal da fauna brasileira, de um criador comercial devidamente registrado no IBAMA, exigindo a nota fiscal do animal. Mais informações acesse IBAMA. Confira mais artigos esclarecedores!

Para ter certeza que um papagaio é legalizado, atende-se a: - Certificado de Registro (CR), que é um documento muito importante expedido pelos órgãos responsáveis e que comprovam de fato a legalidade da ave; - Nota fiscal que contenha dos os dados do criadouro ou da loja (principalmente o CNPJ);

A espécie da ave
Os papagaios do congo, papagaios verdadeiro, cacatuas e arara são, talvez, os mais conhecidos falantes, mas mesmo os pequenos psitacídeos, como periquitos, calopsitas e jandaias podem ser treinados para “falar” e imitar sons.

Para realizar a entrega do animal, é preciso ligar para o Ibama (0800 618 080), para o batalhão da Polícia Ambiental local ou para o Centro de Manejo de Fauna Silvestre, que se divide em Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) e em Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS).

A única forma de possuir um animal silvestre legalizado é adquirir o animal de um criadouro ou estabelecimento comercial autorizado pelo Ibama ou pelo órgão estadual/distrital.

A espécie de papagaio que fala mais conhecida é o papagaio-verdadeiro, cientificamente batizado de Amazona aestiva, o famoso louro! Além dele, entra para a lista o papagaio do mangue, também chamado de Curica.

O período de reprodução é de setembro a março. Demora 5 anos para chegar à idade adulta. Expectativa de Vida em Cativeiro: Aproximadamente 70 anos.

Papagaio-eclectus
É uma das melhores aves para ter em casa. Esta espécie apresenta um pronunciado dimorfismo sexual: os machos são de cor verde intenso com algumas penas vermelhas e azuis e o bico amarelo alaranjado; as fêmeas são vermelhas e azuis com o bico preto.

Deixe por perto brinquedos de madeira ou sisal e evite panos e cordas, pois a ave pode se enroscar e se ferir. “Se quiser, deixe o papagaio solto, mas então corte suas asas com a orientação de um especialista para prevenir lesões”, diz a veterinária Tereza Knobl.

A lei brasileira permite a criação de papagaios, desde que sejam criados em cativeiro, em ambientes fiscalizados e certificados. Infelizmente, ainda hoje encontramos o tráfico ilegal da ave, quando são capturadas em seu habitat natural.

No Brasil, temos sete espécies de aves consideradas domésticas pelo Ibama e Ministério da Agricultura, ou seja, espécies que não precisam de autorização especial para serem comercializadas. São elas: Manom, Mandarim, Diamente Gold, Canário, Periquito, Calopsita e Rolinha Diamante.

As únicas aves que precisam de anilhas, são araras, papagaios, rings necks, etc... Aves compradas em criatório legalizados pelo IBAMA para comprovar que não foram compradas através de tráfico.

Após o cadastro no site do IBAMA, você deverá dirigir-se a uma das unidades do Instituto e realizar o pedido de suas anilhas e o registro de seus filhotes, para estar dentro da lei. No site do IBAMA você confere todas as informações e documentação necessária para registrar-se.

A fêmea do papagaio é a papagaia.

O que os papagaios podem comer?

  • Frutas: maçã, mamão, pera, pêssego, morango e melão. Porém, não se esqueça de higienizar muito bem e retirar as sementes;
  • Legumes: cenoura, batata e abobrinha, mas somente cozidos. ...
  • Verduras: brócolis e espinafre costumam ser os preferidos dos papagaios.

seis meses

Geralmente começam a falar com seis meses. Recomenda-se que a ave fique solta quando o dono estiver por perto, para que se estabeleça intimidade, confiança. Deve ficar na gaiola quando estiver sozinha ou durante o repouso noturno.