Quanto custa para arrumar vazamento de óleo?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 19 de maio de 2023
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A manutenção pode ir de uma simples lavagem do motor que pode custar entre R$ 100,00 e R$ 400,00, até problemas mais complexos como retifica de motor que, segundo levantamento feito pelo portal Gazeta do Povo, pode chegar a custar R$ 8 mil reais.

Caso ocorra o vazamento, leve o carro novamente onde o serviço foi realizado e, caso o filtro não esteja danificado, peça para darem o aperto correto no componente. Continuando na troca de óleo, todo mundo sabe que se o nível do fluido estiver abaixo do mínimo recomendável, o motor ficará em sérios apuros.

Um carro vazando óleo pode apresentar sérios problemas no motor, transmissão, direção e até mesmo no sistema de freios.

O que pode ser o vazamento de óleo? Muitos podem ser os motivos que levam a um vazamento de óleo do veículo. De acordo com especialistas, as causas mais comuns desse problema são excesso de óleo, deterioração da junta do cabeçote e/ou dos retentores e desgaste do cárter.

“Todas as juntas devem ser montados como os clientes a recebem, ou seja, nenhuma junta deve ser montada com adesivos ou lubrificantes”, afirma. Jurandir, da Taranto, também salienta que não é necessário aplicar cola nem silicone, principalmente no cabeçote.

Um serviço normal custa, em média, de R$ 3,5 mil a R$ 5,5 mil. Agora se estiver bem avariado, pode chegar a R$ 7 mil ou R$ 8 mil. Em motores importados ou turbos, o custo sobe mais ainda. Os valores, geralmente, podem ser financiados em carnês, cheques ou por financeiras e bancos.

Quando o veículo está ligado, o fluido fica circulando pelo motor para lubrificá-lo. Até que o líquido escoe de volta para o reservatório (cárter) demora cerca de uma hora -muito tempo para ficar esperando no posto de gasolina.

A causa desse problema pode ser desgaste nos retentores ou nas sede das válvulas do motor, o que provoca vazamento de óleo para as câmaras de combustão. O resultado é justamente a queima do lubrificante junto com o combustível.

Para constatar que há vazamento de óleo, pode-se verificar o nível de óleo com uma vareta, deixando apenas parte dela imersa. Para isso, é necessário que o motor esteja frio, pois, assim, o óleo estará no cárter.

Causas dos defeitos do retentor
Um dos problemas mais comuns que pode acontecer, mesmo com a utilização dos retentores é o vazamento de óleo. O retentor é muito utilizado para reter o vazamento em peças móveis como comandos de válvulas ou árvores de manivelas, podendo ser conhecidos também como virabrequeim.

Retentores. O motor contém no mínimo dois retentores. Eles ficam logo acima da junta do cárter e são grandes vilões, pois, podem derramar óleo sobre o motor e este vai parar na junta. Por isso, é preciso fazer uma boa limpeza para uma verificação correta da origem real do vazamento.

Qual a cor ideal do óleo do motor? A cor do óleo do motor pode variar do marrom/caramelo ao mais escuro/negro. Um óleo mais escuro é um sinal de que já chegou a hora de realizar a troca. Da mesma forma que um óleo marrom e “limpo” significa que ele está em boas condições.

Monte o conjunto. Aguarde aproximadamente 15 minutos para movimentação das peças. Cura total ocorre em 24 horas. Solventes, resina, borracha sintética e aditivos.

Aplicando-se o Adesivo para Juntas de Motores Diesel nas duas superfícies, deve-se esperar de 5 a 10 minutos para se fazer à junção, ao passo que uma só aplicação requer de 2 a 3 minutos. O ponto de secagem ideal está em função das superfícies, sendo mais rápido nas superfícies porosas e mais lento nas não porosas.

Quanto tempo dura a junta do cabeçote? A junta do cabeçote é desenvolvida para durar toda a vida útil do motor, porém isso pode não acontecer. Por isso é importante que você consiga identificar problemas nessa peça e levar o carro para assistência sempre que necessário.

Custo médio para retificar o motor
Uma projeção ampla sobre o custo médio, que pode ser feita pesquisando na internet, retorna uma faixa de R$ 2 mil a R$ 7 mil reais.

O preço médio de cabecote depende do que o produto oferece. Em média, um usuário conseguirá achar cabecote por valores entre R$ 150,28 e R$ 333,05.

A retífica do motor precisa ser feita a cada 200 mil km rodados. Isso porque, devido à alta temperatura e ao atrito das peças, o motor fica naturalmente desgastado, até o ponto em que não há outra alternativa a não ser fazer a retífica.