Quanto custa para abrir um pequeno self-service?

Perguntado por: ebarros . Última atualização: 27 de maio de 2023
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O investimento em equipamentos varia entre R$ 30 mil a R$ 50 mil, em média. E o valor final dependerá de fatores como, por exemplo, o tamanho do seu estabelecimento, os alimentos que você irá servir e o estado ou cidade onde ele está localizado.

O valor médio passou de R$ 57,12 para R$ 70,69. A pesquisa consultou 350 restaurantes nas cinco regiões da cidade de São Paulo. De acordo com a fundação, a ideia é conhecer e acompanhar os efeitos da pandemia de Covid-19 no setor.

O Self Service é sem balança, o consumidor coloca a comida no prato uma vez e paga um preço fixo. Pode-se colocar até duas opções de carne, a exceção de algumas especiais que são porção única.

Defesa do Consumidor aprova proibição de cobrança de gorjeta de 10% em self-services.

- A modalidade self-service, como o nome sugere, não demanda atendentes. Portanto, cobrar qualquer taxa excedente ao valor divulgado previamente e de forma ostensiva sobre o Kg da comida e sobre a bebida, é irregularidade, conforme o artigo 30 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

16%

Qual a margem de lucro de uma distribuidora de cerveja? No segmento de bebidas, a margem de lucro aplicada é considerada baixa, em torno de 16%. Porém, o giro de mercadorias costuma ser alto. O que pode tornar o negócio lucrativo.

O que queremos te dizer com isso é que a margem de lucro de um bar ou restaurante gira entre 10 e 15%, quando você tem um negócio muito bem gerido, ele pode chegar até 20%.

Quanto tempo levarei para ter retorno do investimento no restaurante? Isso significa que seriam necessários 20 meses (ou 1 ano e 8 meses), para que o seu restaurante comece a dar lucro, ao invés de apenas cobrir os gastos.

Enquanto, no à la carte os clientes escolhem o que comer diretamente do cardápio e os pratos são feitos na hora, o modelo self-service trabalha com buffets livres. Portanto, nesse segundo modelo são disponibilizadas comidas diversas em uma mesa e o próprio cliente escolhe o que deseja consumir e se serve.

O rodízio nos convida assim: Se esbalde, seja guloso naquilo que te apetece, experimente muito, mas muito “mais do mesmo”! O chamado do self-service é: Pode variar um pouco, pode colorir seu prato, mas não saia do confortável, não corra riscos e nunca pague o preço para provar daquilo que você não gosta!

Quanto mais folhas, legumes e verduras você for colocando, menor será o espaço para a comida mais pesada. Evitar molhos também ajuda a diminuir o peso e o preço final. Dê preferência para tudo o que parecer mais leve. Se a sua fome for muito grande, talvez o quilo não seja o ideal para hoje.

As principais opções de serviço são: o empratado ou o buffet. Os restaurantes “a la carte” com opções individualmente servidas diferem bastante dos que oferecer buffets para self-service. Os buffets estão bastante populares nos restaurantes atuais.

Já os self-service são os famosos buffets livres, ou restaurantes de comida por kilo. São disponibilizadas comidas diversas em uma mesa e o cliente mesmo se serve. Ou seja, pode comer o que quiser e na quantidade que quiser, de acordo com os pratos oferecidos.

No sistema self-service, a cliente opta pelo que quer comer e na quantia que quer. Isso ajuda no custo-benefício, já que o público pode consumir exatamente o que quer conforme sua fome e apetite.

Vamos direto à resposta: a margem de lucro ideal de um restaurante é qualquer número que esteja entre 10% e 15%. Há, ainda, casos de estabelecimentos extremamente bem geridos nos quais essa margem chega a 20%, mas estar entre os primeiros números citados já significa que seu restaurante está financeiramente saudável.

Aumentando as vendas e reduzindo as despesas
Existem dois pontos de partida para melhorar a margem de lucro de um restaurante: aumentando o volume das vendas e diminuindo as despesas.

O ideal no mercado de alimentação fora de casa é que a margem de lucro seja de 33,33%, mas esse valor fica bem fora da realidade. Entretanto, os donos de restaurante costumam operar com uma margem de lucros entre de 10% a 20%, então se o lucro médio do seu restaurante está dentro dessa média, você está indo bem.

3- Dividir o prato- O restaurante não pode se negar ao pedido do cliente de dividir o prato com seu acompanhante, pois disponibilizar a louça é uma obrigação inerente à sua prestação de serviço.

O que diz a lei? De acordo com o advogado Osnildo Reis, o código do consumidor é omisso se tratando do direito de levar comida para casa na modalidade de rodízio, em que pese o cliente ter pagado.

O artigo 39 inciso V do Código de Defesa do Consumidor (CDC) prevê que cobrar pelos restos de alimentos não consumidos é abusiva. Ortiz ressalta que esse tipo de cobrança é indevido e que os responsáveis podem ser multados caso insistam nessa prática.

O layout de restaurante self service é preciso pensar na trajetória do cliente até a buffet de comida. Além de espaçosa precisa ser bem planejada para evitar desastres e insatisfações do público.