Quanto custa o patrocínio da Nike?

Perguntado por: lpereira . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

A Nike investirá mais em patrocínio esportivo do que a Adidas na temporada 2021. De acordo com um levantamento da GlobalData Sports Intelligence Center, da KPMG, serão investidos US$ 1.6 bilhão pelo swoosh, cerca de US$ 270 milhões a mais do que a concorrente.

Atualmente, a empresa norte-americana paga cerca de R$ 30 milhões por ano ao Corinthians. No entanto, como o acordo é fixado em dólar, esse montante acaba variando de acordo com a cotação da moeda.

Procuramos proativamente atletas que utilizem o Swoosh e representem a marca Nike. Apesar de nos sentirmos lisonjeados pela sua paixão pelo desporto e interesse na Nike, não aceitamos pedidos de patrocínio não solicitados.

1. Real Madrid – Emirates – €420 milhões – 2017-2023.

Os valores envolvidos na negociação não foram divulgados, mas a mídia britânica especula que a Adidas pagará a mesma quantia que já vem pagando desde o início do contrato, fechado em 2019/2020 por £ 60 milhões anuais, por cinco anos. Ou seja, o Arsenal receberia esse valor todo ano até o final da temporada 2029/2030.

A Nike divulgou os números de faturamento referentes ao primeiro semestre fiscal de 2022, período que vai de 30 de maio a 30 de novembro. Neste intervalo de tempo, a empresa faturou US$ 26 bilhões (R$ 135 bilhões, na cotação atual), o que representa um aumento de 10% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Segundo Powell, a partir da receita divulgada pela NIKE no relatório do primeiro trimestre desse ano (9.1 bilhões de dólares) é possível fazer a seguinte conta: “700 milhões de dólares por semana, 100 milhões por dia, 4 milhões por hora, 66 mil por minuto e mil dólares, ou aproximadamente 25 pares de tênis, por segundo ...

De acordo com reportagem da ESPN Brasil, a CBF recebe da Nike atualmente US$ 35,5 milhões (R$ 187,8 milhões pela cotação atual) por ano.

Palmeiras: A Puma paga R$ 22,5 milhões ao clube, além de royalties. São Paulo: A Adidas paga cerca de R$ 15 milhões ao clube. Santos: Renovou com a Umbro até 2024, mas sem os novos valores revelados. Anteriormente o clube recebia algo em torno de R$ 12 milhões.

Há um mínimo de R$ 32 milhões por ano a ser pago pela fornecedora ao Flamengo.

A marca alemã injeta R$ 15 milhões anuais no Morumbi, porém foi alvo de críticas por parte do presidente Júlio Casares. Segundo apuração, a Adidas deveria entregar novas peças sem a estampa da Roku, que finalizou seu acordo no fim de 2022.

O patrocinador fornece o financiamento e o atleta ou time recebe o valor que será usado para se manter em competições e campeonatos. Com isso, a marca consegue criar mais consciência sobre seu nome, trazendo visibilidade, criando relações públicas e fidelizando seu público.

A empresa patrocina grandes nomes como Cristiano Ronaldo, Kylian Mbappé, Eden Hazard, Kevin De Bruyne, Virgil van Dijk, Harry Kane, Kyrie Irving, Rafael Nadal, Serena Williams, LeBron James e Mo Farah.

Líder na Champions, com 13 equipes, na Libertadores a Nike tem apenas quatro representantes: Corinthians, Red Bull Bragantino, Olimpia e Alianza Lima. Prática que se tornou comum no Brasil (é adotada por 35% dos clubes da Série A), a presença de marcas próprias é reduzida na Libertadores.

3 – Botafogo (Parimatch): Clube comprado pelo empresário americano John Textor, dono também do Crystal Palace, o Botafogo recentemente firmou contrato com a Parimatch e prevê ganhos de R$ 27,5 milhões anuais pelo patrocínio máster em sua camisa que é o terceiro maior do Brasil.

O Barcelona anunciou neste sábado a renovação do seu acordo de patrocínio com a marca esportiva Nike. Com duração até 2026, o novo contrato tornará o clube catalão o mais bem pago do mundo, podendo receber até 155 milhões de euros (cerca de R$ 616,4 milhões) por ano.

A Fly Emirates paga 48 milhões de euros aos Gunners por um pacote bem amplo de patrocínio, envolvendo o máster, o uniforme de treino e o naming rights.

O Luva será embaixador da Adidas. O contrato prevê exclusividade do uso de roupas da marca e ações nas redes sociais. O Luva recebe atualmente salário de R$ 100 mil e tem direito a 60% dos contratos que fechar.

Com a Nike, o acordo era em forma de patrocínio. Ou seja: a marca pagava um valor próximo de R$ 8 milhões anuais ao clube, descontados os materiais fornecidos para o clube. >

Flamengo acerta renovação de contrato com patrocinador; mais de R$ 40 milhões em dois anos | flamengo | ge.

Solid Gold OVO x Air Jordan
Chegou a hora de você saber qual é o tênis mais caro do mundo. Avaliado em 2 milhões de dólares (10,4 milhões de reais), o Solid Gold OVO, da Nike, foi desenvolvido para o rapper Drake, utilizando ouro puro sólido de 24 quilates em sua composição.