Quanto custa o exame RNI?

Perguntado por: oantunes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 10 votos

Tempo de Atividade da Protrombina - R$14,00 - Labi Exames.

O tempo de protrombina (TP) ou tempo de atividade da protrombina (TAP) e seu derivado índice internacional normalizado, também conhecido como razão normalizada internacional (RNI ou INR), são medidas laboratoriais para avaliar a via extrínseca da coagulação. Ou seja, para ver se a sua coagulação se encontra adequada.

Instruções para Coleta de Exame RNI
» Informar o nome da medicação, a dosagem (se aumentou ou diminuiu a dose do remédio) e o horário de uso. » Informar história de sangramentos importantes recentes (na urina, por exemplo). » Jejum desejável de 4 horas ou C.O.M.

Qual é o valor normal de INR? Em pessoas que não estão tomando anticoagulante nenhum, o valor esperado é entre 0,8 a 1. Significa que aquele processo de coagulação, o tempo de ativação da protrombina, está ocorrendo de forma normal.

Na maioria das situações clínicas, o intervalo terapêutico recomendado para o RNI é entre 2.0 a 3.0.

A seguir, devem-se avaliar fatores que possam causar o aumento da RNI: interações medicamentosas (quadro 2); uso de dose equivocada; alterações dietéticas (Veja mais aqui);

O coagulograma permite avaliar a cascata de coagulação e, desta maneira, identificar falhas e o local da falha. De forma geral, permite avaliar se o corpo possui condições de estancar um sangramento ou se está predisposto à formação de coágulos.

Se RNI ainda alto, dose adicional de VK1 (1 a 2 mg oral). lentamente), dependendo da urgência, administrar plasma fresco ou concentrado de protrombina. Considerar o uso de fator VIIa recombinante como alternativa ao concentrado de protrombina. Se necessário repetir VK1 a cada 12 hs.

Podem ser indicados para pessoas que possuem predisposição a desenvolverem doenças causadas por coágulos, ou para quem já sofreu algum problema vascular. Através de exames com o especialista vascular é possível avaliar a necessidade da prescrição de anticoagulantes.

A frequência do monitoramento do RNI em pacientes em anticoagulação com warfarina deve ser inicialmente 02 vezes na semana, posteriormente a cada 02 ou 03 semanas e então mensal3,4.

O tratamento das hemorragias e distúrbios da coagulação depende da causa, e quando possível incluem:

  1. Reposição de vitamina K.
  2. Medicamentos anticoagulantes.
  3. Produtos para a coagulação ou de agentes de coagulação.
  4. Transfusões de sangue, plasma ou plaquetas.

Valores de INR acima de 4 indicam anticoagulação excessiva e risco de hemorragia. Valores de INR acima de 10 indicam intoxicação pela varfarina e necessidade de tratamento urgente para reverter o estado excessivo de anticoagulação.

O INR é usado na monitorização de doentes que fazem terapêutica anticoagulante. Saiba para quê. O INR é a relação entre o tempo de protrombina do doente e um valor padrão do tempo de protrombina.

Descrição: Solicitação de exames de Alto Custo (Densitometria Óssea, Tomografia Computadorizada, Medicina Nuclear, Ressonância Nuclear Magnética) são encaminhadas via estafeta/malote do serviço de saúde onde o paciente foi atendido para avaliação e autorização através do Complexo Regulador Municipal.

T4 – Tiroxina livre - R$18,00 - Labi Exames.

São eles: radiografia, mamografia, cintilografia, ultrassonografia, tomografia computadorizada (CT), ressonância magnética (MRI) e endoscopia.

Os alimentos que contém vitamina K interferem no funcionamento dos anticogulantes como a varfarina (Marevan ® ou Coumadin ® ou Marfarin ®): essa é a primeira coisa que a pessoa precisa saber quando recebe uma receita do seu médico que contenha esse tipo de medicamento.

Continuar lendo Qual é o RNI normal?