Quanto custa o Exame de Suficiência?

Perguntado por: atavares . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 7 votos

Estão abertas as inscrições para a mais nova edição do Exame de Suficiência (CFC 2023.2). Os interessados podem se inscrever até o dia 10 de agosto, através do site da banca, a Consulplan. Além disso, o candidato deverá efetuar o pagamento de uma taxa no valor de R$ 70,00.

A informação está disponível no site da Consulplan, banca da prova. O exame será aplicado no próximo domingo, 7 de maio, das 10h às 14h, seguindo o horário de Brasília (DF). A aprovação na avaliação é um dos requisitos para a obtenção de registro profissional em Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

As inscrições deverão ser efetuadas somente no site da Consulplan (www.consulplan.net) ou no site do CFC (www.cfc.org.br), no período compreendido entre 16h do dia 3 de julho de 2023 e 16h do dia 10 de agosto de 2023, observado o horário oficial de Brasília (DF).

O Exame de Suficiência será constituído de prova objetiva para Bacharéis em Ciências Contábeis. A Taxa de Inscrição será de R$70,00 (setenta reais), a ser recolhida em guia própria, em favor do Conselho Federal de Contabilidade.

Entenda a diferença entre CRC e CFC
Dessa maneira, o Conselho Regional tem atuação apenas no estado em que está inserido, enquanto o Conselho Federal tem atuação mais ampla, com autonomia para decidir sobre as punições que o conselho de cada estado aplica aos profissionais contábeis.

Será considerado aprovado o examinando que acertar, no mínimo, 50% do total das questões, ou seja, 25 pontos.

A prova será composta de 50 (cinquenta) questões objetivas, valendo um ponto cada uma, abrangendo os seguintes assuntos: Contabilidade Geral. Contabilidade de Custos. Contabilidade Aplicada ao Setor Público.

Não erre questões sobre o código de ética
O caminho para ser aprovado no Exame CFC e conseguir gabaritar a prova precisa ser bem pavimentado. Você precisa se garantir nas questões de disciplinas que podem ser esgotadas mais facilmente. Lembre-se, a diferença entre a aprovação e a reprovação pode ser de uma questão.

Atualmente existem duas profissões que adotam exame de suficiência: Direito e Contabilidade.

A prova do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) é aplicada todos os anos em cada semestre. A aprovação neste exame é um dos requisitos para bacharéis em Ciências Contábeis exercerem a profissão de contador.

Assim como em qualquer outra prova, para ser aprovado no Exame de Suficiência é necessário esforço, dedicação e muito foco nos estudos. A disciplina correta e o método de estudos certo inserido no seu dia a dia, irá proporcionar que você esteja cada vez mais próximo da aprovação.

Para passar no exame do CRC você deve focar em: analisar provas anteriores, focar nos assuntos mais. cobrados, resolver questões do exame de suficiência, fazer resumos e pensar como a banca.

Posso levar calculadora no dia do exame? Sim. O candidato pode levar a HP12C ou a calculadora científica.

Conforme a Resolução CFC n.º 1.518/2016, todos os profissionais que passaram no Exame de Suficiência podem solicitar seu registro a qualquer tempo, ou seja, não há um prazo de vencimento da aprovação no exame. Ela é válida a qualquer tempo.

Detalhes sobre a prova CRC
A prova é constituída de 50 questões objetivas de múltipla escolha, valendo cada questão um ponto. O candidato precisa, no mínimo, acertar 50% da prova, ou seja, 25 questões.

A carteira CRC serve para atestar a habilitação profissional para o exercício das atividades contábeis. O documento, comprovado junto ao conselho, é, portanto, usado para provar a terceiros que o contador está regular para desempenhar as funções da área.

Mais do que regularizar a contabilidade, ele também é uma importante ferramenta para novos formandos na área de ciências contábeis, principalmente como uma forma de ter melhor posicionamento no mercado. Em outras palavras, o CRC é um certificado, além da graduação, que comprovam e dão mais credibilidade à profissão.

A CRC comprova para as instituições e para terceiros a legitimidade do profissional. Em outras palavras, ter o registro significa ter habilitação para desempenhar o trabalho enquanto profissional contábil. Ou seja, faz parte da concretização da formação acadêmica e o contador precisa tomar esse passo importante.

O primeiro deles é tornar-se um profissional apto e qualificado para ingressar no mercado de trabalho de maneira legalizada, além de poder prestar serviços de consultoria financeira, tributária, econômica e patrimonial a algum contratante.

Instruções aos Alunos do Curso de Formação de Cabo (CFC)
O Exercício contou com as seguintes atividades: Marcha a Pé, Patrulha, Manutenção de Armamento e Viaturas, Topografia, Orientação e Comunicações, bem como o Reconhecimento, Ocupação e Escolha de Posição, com simulação de missões de tiro de Artilharia.