Quanto custa o desmembramento de área rural?

Perguntado por: ucastro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

O preço médio para fazer o desmembramento de lote rural, medindo uma área equivalente a 600 m² e conseguindo as aprovações na prefeitura local, custará em torno de R$ 2.100.

ELE TEM QUE SER PAGO PELO VENDEDOR.

65 da Lei número 4.504, de 30 de novembro de 1964, nenhum imóvel rural poderá ser desmembrado ou dividido em área de tamanho inferior à do módulo calculado para o imóvel ou da fração mínima de parcelamento fixado no § 1º deste artigo, prevalecendo a de menor área.

DOIS HECTARES

A metragem minima de desmembramento de imovel rural é de DOIS HECTARES.

Quanto tempo demora para desmembrar um terreno? Depende de cada prefeitura. Algumas podem ser mais ágeis no processo, enquanto outras podem fazer com que ele perdure por algum tempo até que esteja concluído.

Independente da região do país em que se situe, não existe chácara legal e regular com menos de 20.000 m² (vinte mil metros quadrados) de área, ou seja, 2,0 ha (dois hectares). E esse mínimo, a depender da região, pode aumentar para 3, 4 ou até 5 ha conforme a legislação específica[1].

Existe uma Lei Federal 6766/79 que estabelece a fração mínima para desmembramento é de 125 m², com minimo de 5 m de frente.

Os lotes de parcelamentos urbanos deverão ter, no mínimo, 125 metros quadrados e, onde houver curso de água, as construções deverão ficar a, no mínimo, 15 metros das margens.

Desmembramento incra: como proceder?

  1. Um documento que comprove a existência da transação;
  2. Um requerimento do proprietário do imóvel solicitando o cancelamento do imóvel e o desmembramento do mesmo;
  3. Um arquivo dxf com os dados a serem desmembrados.

O desdobro é a divisão física de um lote urbano (imóvel dotado de infraestrutura básica) em dois ou mais lotes menores, respeitada a legislação municipal, e o desmembramento é a divisão física de uma gleba rural ou urbana (porção de terras que não possui a infraestrutura básica) em duas ou mais glebas menores, que ...

O valor fica entre 2000 a 4000 reais.

O desmembramento somente pode ser realizado em áreas que tenham o devido acesso a vias já existentes. Ou seja, as áreas devem fazer parte do sistema viário como logradouros pertencentes ao município, além de serem dotados de uma infraestrutura mínima.

Já os imóveis rurais têm como metragem mínima a chamada fração minima de parcelamento, a qual varia de município para município, mas não costuma ser inferior a 2 hectares, ou 2.000 metros quadrados. Isto é, a fração minima de parcelamento nada mais é do que o tamanho mínimo que um imóvel rural deve possuir.

O Projeto de Lei 2266/19 permite a divisão da fração mínima de parcelamento (FMP). Ela é a menor área em que um imóvel rural pode ser desmembrado, para garantir ao trabalhador rural uma condição mínima de vida e manter a função social do imóvel.

Para realizar o cadastramento e realizar a regularização propriedade rural, é preciso uma certidão expedida pelo cartório de registro do imóvel, contendo seu registro em nome do declarante. Pode ser também usado um documento comprobatório de posse do imóvel, caso esteja dentro das condições impostas pela Lei 10.2.

O primeiro passo é explicar ao comprador o que é uma escritura de terreno e, após isso, indicá-lo para ir a um Cartório de Registro de Imóveis da cidade e solicitar a escritura. O processo pode variar a depender do tipo de negociação utilizada para transferência do bem (compra e venda; permuta; doação etc.).

Para fazer o desmembramento de terreno existem procedimentos junto à prefeitura e junto ao cartório de registro de imóveis.

Desmembramento de terreno é quando uma grande área urbana ou rural (com ou sem edificação) é dividida em dois ou mais lotes. Essa divisão só é possível tendo a autorização da prefeitura e fazendo o pedido no cartório de imóveis locais.

A taxa de escritura para o Cartório de Registro de Imóveis, cujo valor corresponde de 2% a 3% do valor do imóvel, de acordo com o estabelecido por cada município.

Em média 6% do valor do imóvel.