Quanto custa o chá de ayahuasca?

Perguntado por: rramos . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

A média de preço de uma sessão de terapia pode variar entre 30 a 150 reais (em uma visão conservadora) em sessões de 60 a 90 minutos.

A ayahuasca pode gerar vômitos, diarreia, paranoia e pânico, mas esses são efeitos temporários. Em alguns casos, o chá pode aumentar a frequência cardíaca e a pressão arterial. Além disso, as substâncias da bebida podem interagir perigosamente com muitos medicamentos.

Os efeitos aparecem de 30 a 45 minutos, aproximadamente, e podem durar até quatro horas (Mckenna et al., 1998). As b-carbolinas têm propriedades alucinógenas (Cazenave, 1996) e, portanto, contribuem para a atividade da bebida Ayahuasca.

São diversos os efeitos colaterais possíveis, que afetam boa parte dos usuários: vômito, mal-estar, diarreia e alterações emocionais significativas. Há ainda o estado contemplativo, de transe, que rendeu à ayahuasca a classificação de enteógeno.

Rosan lembra que "a ayahuasca não é brincadeira e não é aconselhável a ninguém tomar sozinho”.

Os efeitos físicos do chá são rapidamente percebidos, podendo ter vários deles ou apenas alguns. É muito comum que as pessoas sintam náuseas, cólicas e tenham vômito e diarreia. Outra sensação que muitas pessoas têm é alteração na pressão sanguínea, percebendo o coração mais acelerado durante o seu efeito.

Porém, o Xamanismo brasileiro não é apenas uma religião e não faz uso apenas da Ayahuasca em suas cerimônias. Também tem valor cultural, outras plantas de poder enteógeno e outras "medicinas" que são elementos culturais da tradição espiritualista.

O chá, conhecido entre os incas como ayahuasca, que significa "chicote das almas" no idioma quéchua, foi rebatizado por Irineu, ganhando o nome de Santo Daime, significando, com isso, a invocação espiritual que deveria ser feita pelo fiel ao comungar com a bebida: dai-me paz, dai-me amor, dai-me força, dai-me luz.

A ayahuasca é contraindicada em casos de psicose, esquizofrenia, transtornos de personalidade, transtorno bipolar, pessoas com níveis altos de ansiedade ou que tenham outros transtornos psicológicos intensos. Grávidas e lactantes também não devem consumir ayahuasca sem que o médico prescreva esse consumo.

O vômito, em particular, deriva de sua ação na área postrema, área do tronco encefálico que controla a urgência em vomitar. Nessa região cerebral a ayahuasca age nos receptores de serotonina 5HT3 – também presentes no estômago – potencialmente contribuindo para náuseas, vômito e diarreia, Tófoli me contou.

Tendo em vista a inexistência de suficientes evidências cientificas e levando em conta a utilização secular da Ayahuasca, que não demonstrou efeitos danosos à saúde, e os termos da Resolução nº 05/04, do CONAD, o uso da Ayahuasca por menores de 18 (dezoito) anos deve permanecer como objeto de deliberação dos pais ou ...

Conhecida também como “Hoasca” ou “Daime”, a ayahuasca contém DMT, harmalina e harmina, substâncias que aumentam os níveis de serotonina no organismo, ajudando a melhorar o humor e o bem estar e podendo, por isso, ser usada também para o tratamento de ansiedade, depressão e estresse pós traumático.

Estudo do IP aponta que Umbanda e Santo Daime influenciam saúde mental e física. Segundo pesquisa, a religião e uso de Ayahuasca podem combater dependências químicas e males físicos e mentais.

Dentre as celebridades usuárias da ayahuasca estão Sting, Paul Simon, Tori Amos e Lindsay Lohan, que afirmam que a planta proporciona uma experiência espiritual única. Muitos relatam também terem superado com ela traumas que nunca haviam vencido com qualquer outro tratamento terapêutico convencional.

Além de restringir o uso do chá à religião, o Conad não indica o consumo da substância concomitantemente a medicamentos antidepressivos, álcool, drogas ilícitas e para pessoas que tenham algumas doenças mentais como esquizofrenia, psicose e bipolaridade.

Acreditam que o chá do ayahuasca possibilita a expansão da consciência -- a pessoa sob o efeito do chá poderia encontrar respostas sobre suas angústias da vida. É tomado até 3 doses do chá em um único ritual, que pode demorar horas. O chá é feito com folhas chacrona e cipó jagube.

“A ayahuasca parece agir como um antidepressivo duplo, reduzindo a degradação de serotonina e estimulando seus receptores”, explica o farmacólogo Rafael Guimarães dos Santos, da equipe da USP-RP. “Esses receptores controlam as emoções e a neuroplasticidade.”

Ayahuasca não tem contraindicações indicadas pelo conselho de medicina. Entretanto, é necessário que se tenha alguns cuidados observando o cenário das suas condições físicas – especialmente no momento de tomar o chá. Naturalmente, pessoas que fizeram ingestão de álcool ou drogas químicas não podem consumir o chá.

Entretanto, desde 2004 o CONAD (Conselho Nacional Antidrogas) não a considera como alucinógena, considerando seu emprego nestes rituais – sendo que alguns utilizam para ela o termo “enteógeno” (en- = interno; -theo- = divindade; -genos = gerador) – o pelo fato de que não há relatos de dependência física.

Com aquele seu sorriso largo, que lhe é peculiar, foi logo dizendo: - "ah, logo hoje que mataram uma anta, porque não amanhã?" Disse isso em tom de brincadeira, porque a jibóia, na nossa tradição, é um pajé muito poderoso e representa o espírito da sabedoria e da ciência do Uni (Ayahuasca).