Quanto custa Kit gás 5 geração RJ?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 25 de maio de 2023
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Um kit GNV instalado e legalizado custa hoje em torno de R$ 5.000 e cada inspeção anual, R$ 300. Há ainda uma inspeção especial a cada cinco anos. Trata-se de um teste hidrostático para avaliar a integridade do cilindro e o preço fica em torno de R$ 350.

O valor da vistoria e da emissão de um Certificado de Segurança Veicular é de R$250, aproximadamente.

O preço da instalação de um kit GNV 6 geração pode variar dependendo da oficina e da região em que você se encontra. Em média, você pode esperar pagar de R$ 1.500 a R$ 2.500 pela instalação do kit.

O kit gás de 5ª geração foi desenvolvido para evitar a perda de potência que ocorre quando se instala o GNV em um automóvel. Embora essa questão ainda ocorra, a potência perdida atualmente é de apenas 3%, tornando essa geração muito mais vantajosa do que as anteriores nessa questão.

A diferença principal é que o veículo continuará consumindo um pouco de gasolina ou álcool (+/- 25%) junto com o GNV. Nestes carros não se deve instalar outro kit, pois pode no mínimo queimar os bicos do sistema líquido. O kit de 6ª geração foi aperfeiçoado baseado no o 5ª geração, em função da Injeção Direta.

O GNV é um gás que emite cerca de 20% menos dióxido de carbono na atmosfera, o que faz com que ele seja bem menos poluente. Por causa disso, o motorista contribui com o meio ambiente e evita piorar o cenário de mudanças climáticas. O uso do kit GNV ajuda a aumentar a durabilidade de algumas peças do carro.

Como aferir se compensa realizar a adaptação
No entanto, ao levar em consideração os custos de instalação, bem como a média de preço de R$ 5,10 o metro cúbico do combustível, a instalação é vantajosa para casos em que a distância atinge médias de 25 mil km ao ano. Ou seja, mais que o dobro da média nacional.

É possível fazer de 180 km a 230 km com um cilindro de GNV de 15 m³. Tudo vai depender do seu veículo. Aqui, o peso do veículo e o desempenho do motor são fatores fundamentais para responder essa pergunta.

Atualmente, os veículos que têm sistema de Gás Natural Veicular no Rio passam por duas vistorias anualmente: uma pelo Inmetro e outra pelo Detran. A do Inmetro é realizada por empresas credenciadas pelo instituto e custa, em média, R$ 200.

Os veículos legalizados para o uso do GNV precisam realizar a inspeção técnica e a vistoria anualmente para conseguir emitir o Licenciamento anual.

Pode variar dependendo do perfil de uso. Rendimento médio considerado: 10,7 km/l para gasolina 7,5 km/l para o etanol e 13,2 km/m³ para o GNV.

Afinal, qual dos dois é melhor? O kit gás 5ª geração se destaca em alguns pontos. Ele possui tecnologia e processamento mais avançados, fazendo com que o veículo funcione no tempo exato ao injetar GNV. Entretanto, o kit 3ª geração é suficiente para suportar a função em mais de 80% dos veículos.

O kit GNV – Geração 5 é o que há de mais moderno no mercado para conversão de veículos. Conta com um sistema de injeção eletrônica de gás natural que minimiza a perda de potência, pois comuta entre o GNV, a gasolina, etanol ou diesel.

Pode não parecer, mas os cilindros que armazenam gás natural (GNV) têm prazo de validade. Sua vida útil é de 20 anos, mas a cada 5 anos, a partir da data de sua fabricação, o cilindro deve passar por um teste hidrostático para ser recertificado e garantir a segurança do usuário.

Um levantamento da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) mostra que, atualmente, o Gás Natural Veicular (GNV) tem rendido muito mais que a gasolina e do etanol. “Ele rende muito mais e é muito mais econômico que os combustíveis líquidos.

Outro ponto, no entanto, é que o óleo lubrificante dura mais que no uso com gasolina e etanol, visto que o GNV não entra em contato com este produto, importante para o funcionamento do motor, aumentando assim sua vida útil, geralmente acrescentando algo entre 1.000 e 2.000 km o tempo de troca do fluído.

Uma das primeiras diferenças entre GNV de 3ª e 5ª geração é a formação do kit. Por exemplo, o kit 3ª geração possui redutor de pressão, chave comutadora, emulador de bico, simulador de sonda e variador de avanço.

Para que o veículo rode a gás é preciso instalar o kit GNV. O carro, entretanto, ainda pode rodar com combustíveis como gasolina e etanol.