Quanto custa em média um pneu de Fórmula 1?

Perguntado por: udrumond . Última atualização: 19 de maio de 2023
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Os pneus, que apesar de parecerem não têm nada de simples, também não ficam baratos, já que, atualmente, o jogo custa 2,4 mil euros (R$ 12,1 mil). O halo, componente fundamental para a segurança dos pilotos que parece uma alça de chinelo, também pesa no bolso das equipes: 15 mil euros (R$ 75,9 mil).

PNEUS SLICK
C1 significa Composto 1 e é o pneu mais duro na gama Pirelli para 2021. Ele é projetado para circuitos que exigem maior esforço do pneu, que normalmente apresentam curvas rápidas, superfícies abrasivas ou temperaturas ambientes altas.

Pirelli

Desde 2011, os pneus da Fórmula 1 são fornecidos apenas pela Pirelli. A exclusividade da empresa italiana seguirá pelo menos até a temporada 2023, uma vez que já houve a assinatura de um novo contrato com a Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

O preço de um capacete de piloto de Fórmula 1 pode variar bastante, dependendo do modelo e da marca escolhidos. No entanto, em média, estima-se que um capacete profissional de Fórmula 1 possa custar entre US$ 5.000 e US$ 7.000.

333,4 Km/h

Lewis Hamilton pode dizer que superou Max Verstappen em pelo menos um quesito no primeiro GP da Fórmula 1 de 2023. Neste domingo, no circuito disputado em Bahrein, o piloto inglês alcançou a velocidade máxima entre os 20 esportistas na competição, com 333,4 Km/h.

Surpreendem os custos elevadíssimos de elementos como asa dianteira (130.000 euros ou R$ 810.000), aerofólio traseiro (75.000 euros ou R$ 720.000), volante (50.000 euros ou R$ 310.000) e até o halo, equipamento de segurança implantado há dois anos e que, sozinho, custa 15.000 euros (R$ 94.000) por carro.

Um ano depois de ser apresentada mundialmente, a Ferrari 296 GTS está no Brasil. A versão conversível da híbrida 296 GTB (que chegou em dezembro último) estreia oficialmente no país com 830 cv e R$ 4.950.000 na tabela de preço.

Na F1, a temperatura recomendada pro auge de perfomance é por volta dos 100° graus Celsius. Abaixo dos 85 graus o pneu é considerado frio.

Então, qual é o real motivo dos pneumáticos dos carros de Fórmula 1 se- rem mais largos do que os comumente usados em automóveis? A razão primordial está relacionada ao grande desgaste que os pneus sofrem em uma corrida.

Para pista seca, a F1 tradicionalmente utiliza os pneus slicks, de superfície totalmente lisa. A ausência de qualquer ranhura se dá por um motivo simples: a maior superfície de contato da borracha com o solo permite um ganho de aderência, e, consequentemente, um melhor desempenho.

Em uma corrida, são necessários 110 quilos para se completar um Grande Prêmio (na F1, o combustível é medido em quilos, e não em litros). Outro item dos mais “parrudos” são as rodas e pneus, que pesam 74 quilos cada, chegando a 292 quilos somados.

Pirelli

Atualmente, a Pirelli tem o monopólio do fornecimento para a F1 até 2024 (originalmente, era até 2023, mas foi acordada uma extensão de 1 ano por conta da pandemia).

Quais são as marcas de pneus mais macios?

  • Pirelli Cinturato P4.
  • Pirelli Cinturato P7.
  • Goodyear GPS 3 Sport.
  • Goodyear Eagle Sport.
  • Dunlop Digi-Tyre Eco.
  • Kumho KH-25.
  • Kumho KH-17.
  • GT Radial Champiro.

Capacete usado por Ayrton Senna é leiloado por mais de R$ 400 mil - 16/12/2019 - UOL Esporte.