Quanto custa a vulcanização de pneu?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 18 de maio de 2023
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60 reais

A média de preço da vulcanização fica entre 40 e 60 reais, podendo ser encontrados valores mais altos ou mais baixos, dependendo da cidade. Contudo, lembre-se de que o pneu está totalmente atrelado à segurança, então não leve apenas o valor em consideração ao contratar o serviço.

Evite fazer o processo mais de uma vez em um pneu, para não comprometer a sua segurança.

Em que casos o furo lateral pode ser consertado? É importante entender que os furos localizados na lateral são ainda mais delicados de serem arrumados. No caso dos pneus com índice de velocidade T, que são aqueles para até 190km/h, só é possível consertar se a perfuração não ultrapassar os três milímetros nos flancos.

A vulcanização é utilizada como forma de dar um reaproveitamento em pneus, que de certa forma, sofreram algum dano na sua estrutura original. Ela faz com que eles tenham uma “vida útil” mais prolongada, devido a maneira com a vulcanização é realizada.

A vulcanização permite a otimização das propriedades da borracha, sendo utilizada inclusive em ambientes industriais e que necessitam de mais capacidades. Quer saber mais sobre a vulcanização da borracha e os detalhes deste processo?

Quando usar: é a técnica mais indicada como solução definitiva na maioria dos tipos de furo, mas é muito difícil de ser encontrado em borracharias ou autocenters. Quanto custa: R$ 50 a R$ 60.

Esse processo dá vantagens à borracha, como alta flexibilidade até mesmo em baixas temperaturas, além da resistência ao envelhecimento por calor, tornando o material mais durável.

Os métodos de conserto mais conhecidos são: macarrão e vulcanização. As duas técnicas de reparo de furo no pneu, quando bem executadas, produzem um resultado satisfatório.

Considerando a gravidade do fenômeno, que pode levar o pneu a um estouro, é recomendável trocar o componente assim que ele apresentar uma bolha. Embora alguns profissionais afirmem que a vulcanização é uma opção para salvá-lo, a malha metálica não pode ser refeita e os riscos se mantém os mesmos.

Um veículo pode seguir rodando por um determinado tempo mesmo com o pneu furado. Acontece que, com o passar do tempo, o motorista sente a direção pesar. Além disso, o veículo começa a apresentar problemas com a frenagem e com o desvio de obstáculos. O indicado é sempre parar o carro o mais breve possível.

O pequeno furo no pneu, se não reparado imediatamente, pode provocar o seu esvaziamento. Rodar com ele por um período nessas condições pode danificar a estrutura. O problema na calibragem faz com que se formem barrigas nas laterais do pneu, a zona de flexão.

pneus de velocidade W (até 270 km/h): é possível reparar furos de até 3 milímetros na banda de rodagem. Rasgos e furos nas laterias não poderão ser reparados. pneus de velocidade Y (até 300 km/h): não podem ser reparados.

O que é Vulcanização:
Nas borracharias vulcanização é o nome dado a recuperação de pneus cortados, que por também usar o composto cru da borracha, calor e posterior resfriamento justifica-se o empréstimo do termo. Um equívoco comum entre os clientes perguntar se a borracharia “vulcaniza a frio”.

O principal motivo que leva um pneu a trincar é o superaquecimento dos freios por falta de manutenção e regulagem. O calor é transmitido para a roda e inicia-se o processo de ressecamento da borracha.

Significado de Vulcanizado
Fig Exaltado, inflamado, ardente: Paixões vulcanizadas. Etimologia (origem da palavra vulcanizado). Particípio de vulcanizar.

O número de átomos de enxofre é variável: 1 átomos, 2 átomos e mais do que dois átomos, correspondendo respectivamente, às chamadas vulcanizações eficientes (EV), vulcanizações semi eficientes (SEV ou semi EV) e vulcanizações convencionais (CV) (Figura 7).

Atualmente quase 94% dos resíduos de borracha vulcanizada gerados na operação do Complexo Dana Gravataí (RS) são empregados na produção de tapetes automotivos, pneus para carrinhos de mão e aparabarro para caminhões, além de cimenteiras.

A vulcanização da borracha é a adição de enxofre sob aquecimento e na presença de catalisadores. Durante esse processo, os átomos de enxofre quebram as ligações duplas e formam ligações unindo as moléculas da borracha, que são os poli-isoprenos.

Não existem restrições quanto ao uso de um pneu vulcanizado, então, os cuidados tomados ao fazer uma viagem devem ser os mesmos em qualquer situação. O ideal é realizar a manutenção dos pneus periodicamente e especialmente antes de viajar para garantir que estão em bom estado.

A simples coleta, trituração e transporte para um centro de reciclagem tem um custo aproximado de R$ 200 a tonelada. Outros estudos apontam que o pó de pneu pode ser produzido a um custo médio de R$ 300 a tonelada.