Quanto custa a vermifugação do cachorro?

Perguntado por: acamilo . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.3 / 5 11 votos

Também é necessário fazer tratamento preventivo contra vermes sazonalmente. Um filhote precisa ser vermifugado pela primeira vez com 15 a 30 dias de vida e o gasto pode variar de R$ 50 a R$ 180, dependendo do medicamento usado e da clínica onde será aplicado.

Por isso todo cão ou gato durante toda a sua vida deve ser vermifugado de 1 a 2 vezes por ano, de acordo com a orientação do seu Médico Veterinário. Muitas vezes o animal não tem nenhum sintoma, mas pode ter o(s) parasita(s) no intestino.

Isso porque esses seres invertebrados, além de desagradáveis, causam sérios transtornos aos bichos e à toda a família. Diarreia, sangue nas fezes, dores e vômitos são alguns exemplos de sintomas que o seu cachorro pode vivenciar caso seja contaminado. O vermífugo para cães atua tanto na prevenção, como no tratamento.

Em cães, a primeira dose do vermífugo deve ser administrada logo, entre os primeiros 15 e 30 dias de vida. Depois disso, são necessárias outras 2 doses, com intervalos de 15 dias cada. Esse ciclo cobre a fase de amamentação e tem como objetivo eliminar os vermes ingeridos com o leite da mãe (caso ela esteja infectada).

Verme em cachorros: sintomas

  • Diarreia;
  • Cachorro com febre;
  • Cachorro com tosse;
  • Diminuição ou perda de apetite;
  • Mudança na textura das fezes;
  • Vômito;
  • Fraqueza;
  • Presença de verme nas fezes e no vômito (estágio mais avançado).

Se o seu pet de estimação for extremamente seletivo quanto ao que lhe é ofertado, existem algumas possibilidades de como dar vermífugos para cachorros, sendo as mais comuns: misturar o medicamento junto a ração do mesmo ou dissolver o comprimido em água e administrá-lo com o auxílio de uma seringa.

Como ocorre a infestação do verme em cachorro
Como já dissemos, a via oral é o meio mais comum. Nesse caso, o cachorro ingere ovos ou larvas de parasitas, que podem estar na água, no solo ou no próprio ambiente. Os vermes também podem entrar no corpo do cachorro por via cutânea.

O processo implica dar um vermífugo para o animal, ou seja, administrar um medicamento com a finalidade de eliminar os vermes. Esse procedimento deve ser feito quando o animal é filhotinho e adulto. Afinal, assim como as pessoas, os pets podem ser parasitados por vermes durante toda a vida.

Entre duas e oito horas após ingerir o comprimido, o cachorro já poderá sentir os primeiros efeitos. Todo o processo pode durar, em média, 24 horas. Seguindo as recomendações do veterinário e da bula de cada medicação, seu amigo estará protegido e não terá complicações.

Iniciar a vermifugação a partir das 2 semanas de idade, depois a cada 14 dias até 2 semanas após o desmame; Depois tratamentos mensais até os seis meses de idade. O tratamento deve então ser repetido quinzenalmente até duas semanas após o desmame e, em seguida, tratamentos mensais realizados até seis meses de idade.

Preste atenção nos seguintes remédios caseiros para as lombrigas de cachorros:

  1. Alho para verme em cachorro. ...
  2. Uva do Oregon. ...
  3. Sementes de abóbora. ...
  4. Semente de areca-bambu ou betel. ...
  5. Absinto doce ou artemísia. ...
  6. Abacaxi. ...
  7. Genciana. ...
  8. Nogueira-preta.

Os comprimidos de albendazol podem ser tomados durante ou após as refeições ou de estômago vazio.

Evite consumir alimentos crus, como peixes e ostras.

As verminoses estão, basicamente, relacionadas às condições sanitárias e aos hábitos de higiene. Por isso, pessoas que vivem em locais com saneamento básico precário devem sim tomar vermífugo pelo menos uma vez por ano.

O ideal é que as vacinas para cachorro sejam aplicadas depois da vermifugação - e isso não atrapalha em nada na eficácia do imunizante. Pelo contrário, dar o vermífugo para cachorro antes de vaciná-lo até ajuda o organismo do animal a absorver melhor a proteção.