Quanto custa a prova do CFC?

Perguntado por: emata . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.6 / 5 8 votos

O Exame de Suficiência será constituído de prova objetiva para Bacharéis em Ciências Contábeis. A Taxa de Inscrição será de R$70,00 (setenta reais), a ser recolhida em guia própria, em favor do Conselho Federal de Contabilidade.

Os participantes devem chegar aos locais de prova com antecedência mínima de 90 minutos e precisam apresentar documento oficial de identificação original, em condições que permitam sua identificação. 2 O que levar? Comprovante de inscrição e caneta esferográfica de tinta azul ou preta e de ponta grossa.

Entenda a diferença entre CRC e CFC
Dessa maneira, o Conselho Regional tem atuação apenas no estado em que está inserido, enquanto o Conselho Federal tem atuação mais ampla, com autonomia para decidir sobre as punições que o conselho de cada estado aplica aos profissionais contábeis.

Ademais, o Exame ocorre duas vezes ao ano e visa à obtenção de registro na categoria de Contador, podendo ser prestado exclusivamente pelos bacharéis e estudantes do último ano letivo do curso de Ciências Contábeis.

A prova possui um total de 50 questões objetivas e prevê uma taxa de acerto mínima de 50%, ou seja, são necessárias 25 questões corretas para ser aprovado no CRC/CFC.

De acordo com o edital do CFC, é possível fazer o exame do CRC a partir do momento em que o estudante tenha concluído, pelo menos, 80% do curso de Ciências Contábeis e esteja matriculado no último ano letivo, ou seja, o aluno deve estar no sétimo ou oitavo semestre do curso.

Não erre questões sobre o código de ética
O caminho para ser aprovado no Exame CFC e conseguir gabaritar a prova precisa ser bem pavimentado. Você precisa se garantir nas questões de disciplinas que podem ser esgotadas mais facilmente. Lembre-se, a diferença entre a aprovação e a reprovação pode ser de uma questão.

A prova será composta de 50 (cinquenta) questões objetivas, valendo um ponto cada uma, abrangendo os seguintes assuntos: Contabilidade Geral. Contabilidade de Custos. Contabilidade Aplicada ao Setor Público.

Posso levar calculadora no dia do exame? Sim. O candidato pode levar a HP12C ou a calculadora científica.

Não existe limite de quantas vezes um aluno pode fazer a prova do CRC, desde que esse aluno esteja pelo menos no sétimo semestre ou último ano de sua graduação ou seja bacharel em Ciências Contábeis.

No Exame de Suficiência do CFC, todo o conteúdo que você adquiriu no decorrer dos 4 anos de faculdade, será avaliado, por este motivo a taxa de reprovação é tão alta, apenas 1 em cada 5 alunos conseguem a tão sonhada aprovação.

Durante a realização da Prova Escrita, o candidato poderá portar: Somente caneta esferográfica de tinta preta ou azul em corpo transparente. Não será permitido o uso de corretivo, lápis, régua, calculadora ou outros acessórios.

Enquanto você estiver realizando o Exame, é terminantemente proibido utilizar calculadora, computador, telefone celular (deverá permanecer totalmente desligado, inclusive sem a possibilidade de emissão de alarmes sonoros ou não), radiocomunicador ou aparelho eletrônico similar, chapéu, boné, lenço, gorro, máscara, ...

A média brasileira de aprovação no exame de suficiência do CRC em 2021 ficou em 22,70%, com taxa de reprovação de 77,30%. Esses números mostram como o estudo e a preparação para essa prova são importantes e que alunos que não se preparam bem têm baixa chance de conseguir a aprovação.

A Prova do CFC deve ser realizada por todos que forem bacharéis em Ciências Contábeis e que desejem exercer a profissão de contador. Alunos do curso de Ciência Contábeis que estejam no último ano também podem se inscrever para realizar a Prova do CFC.

Ou seja, a prova não possui validade!

Após o curso, você irá fazer a prova e será preciso reservar ao menos meio dia para isso – não deixe de considerar também o trajeto até o local de exame. Duração da Etapa: cerca de três dias.

A formação conta com 45 horas-aula e conteúdos sobre legislação, infrações, sinalização, direção defensiva, cidadania, primeiros socorros, mecânica básica e meio ambiente. O curso está dividido da seguinte maneira: Legislação de trânsito – 18 horas-aulas. Direção defensiva – 16 horas-aulas.

O que cai na prova do DETRAN?

  • Processo de Habilitação (Legislação de Trânsito);
  • Sinalização de Trânsito (Legislação de Trânsito);
  • Circulação e Conduta (Legislação de Trânsito);
  • Infrações e Penalidades (Legislação de Trânsito);
  • Direção Defensiva;
  • Primeiros Socorros;
  • Cidadania e Meio Ambiente;
  • Mecânica Básica.

Ao todo, são 50 questões em todos os Exames CFCs. Para conseguir a aprovação, você vai precisar acertar, no mínimo, 25 questões da prova – 25% do Exame CFC.