Quanto custa a manutenção da injeção eletrônica?

Perguntado por: esouza3 . Última atualização: 17 de maio de 2023
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Quanto custa a manutenção da injeção eletrônica? O valor da manutenção da injeção eletrônica pode variar de uma oficina para outra. Mais em média, o serviço de inspeção e limpeza pode custar R$ 190,00. Isso também vai depender do equipamento utilizado por cada oficina mecânica.

Na média, o preço da limpeza tem um custo médio girando entre R$ 80,00 e R$ 200,00.

Problemas comuns na injeção eletrônica
Dentre os problemas mais comuns, estão eletroinjetor sujo, vela, cabo de vela, ou até mesmo combustível adulterado.

Existem algumas situações comuns que deixam a luz de injeção acesa e na maior parte dos casos, elas estão relacionadas aos componentes e peças do sistema de alimentação do motor. Defeitos nas velas ou cabo de velas, bicos injetores, bobinas ou sensores estão entre os principais motivos de luz da injeção acesa.

Um dos sintomas mais comuns de que os bicos injetores estão sujos é a marcha-lenta irregular, além da perda de força no momento da arrancada do veículo e falhas. Outros fatores também podem causar o depósito de sujeira na válvula injetora além do uso de um combustível ruim, como é o caso do alto consumo de óleo.

A origem do problema pode ser desde um fio desconectado na ignição, que impeça o acionamento da bomba de combustível, até um defeito na parte elétrica da moto ou no bico injetor. Com o uso de equipamento adequado, o reparador pode fazer vários testes nos sensores e nos atuadores, para poder identificar o problema.

Apagar luz da injeção eletrônica manualmente
É possível que em alguns veículos, a luz de Check – luz da injeção eletrônica, se apague automaticamente depois que o carro for ligado e desligado três vezes seguidas, sem ligar o motor.

Uma das luzes de alerta do painel, quando se acende, ilumina a imagem de um pequeno motor e significa problema na injeção de combustível. Ela é amarela, o que significa que não há urgência, mas o carro tem que ser levado à oficina para verificação.

Luz amarela ou laranja
Luzes de alerta do painel que se acendem nas cores amarelo ou laranja indicam uma falha moderada, que não impede o carro de continuar funcionando — mas que vai se agravar com o tempo. Assim, se uma luz dessas se acende, o motorista pode seguir até um local seguro e verificar a situação.

A limpeza periódica não é necessária
O motorista pode sentir que o sistema de injeção possui alguma obstrução. Caso exista acumulo de sujeira ou entupimentos o motor irá falhar e perder desempenho.

Após o tempo de limpeza, que pode variar de 5 a 15 minutos, é necessário remover o produto da limpeza de dentro das válvulas através de uma retro-lavagem (2c).

Limpeza dos bicos injetores: de quanto em quanto tempo fazer? Embora em alguns casos possam ter uma vida útil de milhares de quilômetros, recomenda-se limpá-los a cada 30 mil quilômetros.

Se ela ficar acesa com o motor ligado, significa que alguma peça da injeção não está funcionando adequadamente. Alguns desses problemas tem efeitos imperceptíveis a curto prazo, mas outros podem fazer o carro começar a falhar imediatamente.

3 – Bicos - A aditivada mantém limpos os bicos da injeção eletrônica. Se você sempre usar a gasolina aditivada e a manutenção do carro estiver em dia, possivelmente nunca precisará fazer a limpeza dos bicos.

Nesse caso, pode indicar que há um problema grave na lubrificação do motor. Pode ser um problema na bomba de óleo. Pode ter aumentado a folga entre componentes. Pode ter borra de óleo acumulada no fundo do cárter.

O motor parado ou com falhas também pode fazer o módulo de injeção queimar. E isso pode acontecer dia sim ou não. No entanto, caso você note falhas no motor do seu automóvel, o melhor a se fazer é levar o veículo à uma oficina mais próxima da sua casa.

Isso não significa que há algum problema, mas sim que a verificação padrão do sistema está sendo feita. Se, após isso, a luz da injeção eletrônica acender e apagar significa que foi registrado algum problema no sistema de injeção eletrônica. Às vezes, pode ser até mesmo o combustível adulterado, como já falamos.