Quanto custa 1km de asfalto 2021?

Perguntado por: ecortes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

Quanto custa 1km de asfalto 2021? Para asfaltar 1 km de rodovia, por exemplo, o custo gira em torno de R$ 1,5 milhão, enquanto que para asfaltar um 1 km de via urbana é necessário investir cerca de R$ 800.000,00.

Em 1º de agosto, a tonelada do asfalto da Petrobras mais usado no País, o CAP 50/70, tinha oito preços entre R$ 3.535,45, em Manaus, e R$ 3.850,41, em São José dos Campos. É sobre estes valores, portanto, que incidirá a nova redução a partir de 1º de setembro.

O pavimento flexível é a tecnologia mais comum
Simples, barata, com bom resultado e facilidade de manutenção, a pavimentação flexível é encontrada com muita frequência nas grandes cidades.

R$ 1.500,000,00

O custo médio para fazer o asfalto de 1km de estrada é de R$ 1.500,000,00. O valor a ser investido por m² de asfalto costuma ficar entre R$ 30,00 e R$ 60,00.

O custo para asfaltar 1 km de via urbana é de cerca de R$3.000. 000.

Em resumo bem simples e direto, o concreto usinado oferece mais resistência por um custo menor. Além de se considerar a mistura em si, também é bom lembrar que o processo de aplicação é mais rápido e organizado, como já citei acima. Isso tudo torna o custo da aplicação comparativamente menor com o concreto usinado.

O preço do concreto usinado fica em torno de R$ 250,00 a R$ 300,00 reais o metro cúbico.

Atualmente no Brasil o preço médio para construir uma laje gira entre R$ 24 e R$ 34 por m2 de laje incluindo a lajota e o isopor.

Como é cobrado
Neste caso, sempre é usado o menor deles. Um exemplo: se a valorização foi de R$ 10 mil e a obra custou R$ 20 mil, o morador vai pagar os R$ 10 mil. Se a obra custou R$ 10 mil e a valorização foi de R$ 20 mil, da mesma forma serão cobrados os R$ 10 mil.

Portanto, o volume de asfalto, em uma tonelada, é 0,42735 m³.

Cerca de um metro quadrado em bloquetes custa pouco mais de R$ 64, já o mesmo trecho em asfalto sai por cerca de R$ 180, segundo cálculos do Departamento de Urbanização da Novacap. “É um material barato com boa vida útil e tem uma manutenção mais rápida e fácil de fazer”, explica Fernando Leite.

Estudo abrangente da ABCP, comparando 6.060 planilhas de projetos de pavimento rígido com o pavimento asfáltico, mostra que na “largada” o concreto já é 16% mais barato que o asfalto.

Pavimento intervalado é uma opção para substituir o asfalto nas cidades.

O asfalto é o material mais utilizado na pavimentação de vias de tráfego, principalmente devido às suas características de flexibilidade e facilidade de execução. Neste tipo de pavimento, diferentemente do pavimento rígido, as cargas são distribuídas nas camadas subjacentes e são suportadas pela fundação.

As 5 etapas de pavimentação de uma via

  1. Etapa 1 – Planejamento e design.
  2. Etapa 2 - Preparação da base e sub-base.
  3. Etapa 3 - Mistura asfáltica: lançamento.
  4. Etapa 4 - Articulação e transição.
  5. Etapa 5 - Compressão final.

Preço Total: R$ 271.720,00.

O asfalto frio é fabricado em uma usina de asfalto, onde são utilizados diversos tipos de Cimento Asfáltico de Petróleo, como CAP 50/70, modificado por polímero e borracha. Misturados aos agregados pétreos, eles resultam na mistura asfáltica pronta para a utilização.