Quanto custa 1kg de trufa negra?

Perguntado por: emendes9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

Trufa negra (Tuber Melanosporum Vitt): de 381 a 654 dólares (de 2.122 a 3.643 reais) o quilo.

Por que as trufas são tão caras? A trufa é bem rara e possui um processo difícil de colheita. O processo depende de cães treinados que farejam o aroma e mostram aos produtores onde devem cavar. Além disso, elas só se desenvolvem em locais úmidos e com temperaturas baixas.

Com um grama chegando a quase R$ 90, a iguaria é preciosa por sua disponibilidade limitada: a temporada de colheita é efêmera, entre os meses de outubro e dezembro, e ocorre em apenas alguns lugares do mundo – depende da simbiose perfeita entre o fungo e tipos específicos de árvores e de condições climáticas adequadas.

sabor umami

Segundo especialistas, essa iguaria se destaca pelo seu aroma profundo e fragrância forte, sempre remetendo ao gosto mais terroso. Além disso, as trufas fazem parte dos alimentos de sabor umami — o quinto gosto básico do paladar humano.

A trufa nasce sob a terra, a uma profundidade de 20 a 40 centímetros, próximo à raiz de carvalhos e castanheiras. Possuem aspecto de mármore negro e bege. O trufeiro, especialista em trufas, é quem revolve a terra e retira a trufa do solo sem quebrá-la nem ferir-lhe a superfície.

A trufa branca é mais difícil de ser encontrada, e por isso, é muito mais cara que a negra. A trufa branca deve ser consumida crua para não perder as suas propriedades e sabor. Ao contrário da trufa negra que se torna mais saborosa quando é aquecida.

Trufa de Verão

A trufa de Verão é a mais barata de todas as trufas, com um aroma suave e um sabor que lembra nozes, avelãs e amêndoas.

Para se desenvolverem, as trufas precisam de condições de solo e clima muito peculiares. Isso torna seu cultivo difícil. Todos os tipos devem obrigatoriamente estarem em associação com raízes de árvores, como carvalhos, aveleiras e choupos.

Antigamente, as pessoas usavam porcas para procurar o alimento. Isso porque, para a fêmea, as trufas exalam um odor semelhante à testosterona e elas conseguem encontrá-las muito mais fácil e bem mais rápido.

1: A origem do nome
A palavra trufa vem do latim truffle, usado para identificar um tipo de cogumelo comestível que cresce embaixo da terra, perto das raízes de algumas árvores em países como Itália, França e Espanha.

forminha de 40 45 gramas de trufas vocês conseguem com uma barra de 1kg de chocolate fracionado fazer da Minnie que a pequena. umas 100 trufas Se vocês souberem economizar chocolate né E aí vocês saem vendendo que vai dar.

O especialista conta que as trufas pretas italianas têm uma casca escura e irregular e um sabor terroso semiforte. “A trufa branca italiana, por outro lado, tem uma pele amarelada e um sabor mais intenso. As trufas brancas também são muito mais raras e difíceis de se encontrar do que as trufas pretas”.

Trufa branca (Tuber Magnatum Pico): de 2.289 a 3.815 dólares (de 12.750 a 21.251 reais) o quilo.

Marcantes, as trufas podem ser usadas em diversos pratos. Devem ser consumidas sempre cruas, por isso, o chef do Pontremoli recomenda usá-las em lascas ou ralada. "Facilita a degustação e acrescenta ainda mais o aroma e sabor", diz Bernard.

A trufa negra também conhecidas como tuber melanosporum, podem ser encontradas na França, Espanha e principalmente, na Itália, que possuem uma grande fatia desse mercado.

Acredita-se que esse aroma venha de uma molécula chamada androstenona, um hormônio também produzido por porcos e cuja presença em trufas é considerada a razão pelas quais os suínos são grandes farejadores do cogumelo.

Lagotto romagnolo

Lagotto romagnolo: o cão especializado em caçar trufas
A raça lagotto romagnolo é a preferida dos cultivadores de trufas para ajudá-los na colheita. Com características favoráveis para desenvolver a habilidade de caçar trufas, é o que os tornam bons parceiros para o trabalho.

Trufa é um alimento extremamente precioso e refinado, muito caro. O aroma penetrante e persistente típico se desenvolve apenas após a maturação e tem o objetivo de atrair animais selvagens (porco, javali, texugo, dormouse, raposa), apesar da cobertura da terra, para espalhar os esporos contidos e perpetuar as espécies.

Combina com massas, risotos e ovo frito. O prato predileto dos apreciadores é o ovo “all'occhio di bue”, pois reúne a simplicidade do ovo e a exuberância da trufa branca fresca. Pode ser comida também como um pão.

Continuar lendo Porque chama trufa?