Quanto cresce uma planta enxertada?

Perguntado por: hbarros7 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Como as mudas são enxertadas as plantas não crescem na mesma proporção que uma planta plena (feita de sementes) podendo alcançar mais de 8 metros de altura quando em idade muita avançada, com mais de 10 anos, pois destinam a maior parte de sua força para a frutificação.

2 anos

Método de propagação: muda enxertada. Tempo para produção: produz em 2 anos. Tipo de cultivo: Planta de fácil cultivo. Deve ser cultivada em sol pleno ou meia sombra, em solos férteis, ricos em matéria orgânica e com boa drenagem.

Além de ser uma opção para o manejo de estresses bióticos, como os nematoides, fungos e bactérias de solo, a enxertia pode também auxiliar a minimizar os efeitos negativos de estresses abióticos, como a seca, temperaturas extremas, salinidade e deficiência de nutrientes.

O período mais indicado para o sucesso da enxertia está compreendido entre os meses de novembro e dezembro para ambas as variedades de abacateiro. Termos para indexação: Persea americana Mill, clonagem, propagação.

O jardinista afirma que não há restrições de plantas na hora desempenhar a técnica. “Existem espécies que são mais fáceis de se ter sucesso na enxertia e outras menos, é uma técnica muito utilizada para frutíferas e tem ótimos resultados”, esclarece.

Cuidados pós-operatórios com o Enxerto
Não molhar o curativo nas primeiras 24 horas depois da cirurgia e evitar atividades nas quais a parte lesionada fique submersa para diminuir os riscos de infecção e deiscência. Evitar atividade física por, no mínimo, 48 horas após a cirurgia.

Árvore que dá frutos quando ainda é muito franzina, pode ter certeza, é enxertada. Já aquela que está há anos sem frutificar, mas você viu crescer desde a mudinha, batata, é muda vinda de semente.

De 20 a 30 dias depois de feita a enxertia, retirar o saquinho e a fita plástica, e se o ponteiro permanece verde e há indício do processo de formação do “calo”, o enxerto está pegando.

Normalmente, mudas obtidas por estaquia são mais precoces do que as mudas obtidas por enxertia (Sauco et al., 1993; Donadio et al., 2001).

A planta pode iniciar a produção de frutos já no primeiro ano de plantio, mas irá atingir o estágio de alta produtividade no 4º ano de plantio produzindo em escala comercial até o 10º ano de plantio, mas para você que tem em casa ela pode produzir bem de 20 a 30 anos tranquilamente.

banana

A maravilhosa, nutritiva e amada fruta, pelos brasileiros. Se tem uma fruta que encontramos por aí, o ano todo e em todo o lugar, é a banana.

“Uma espécie de crescimento rápido, em um ano, um ano e meio a gente consegue o tamanho ideal para dar saída nele. Agora, a espécie de crescimento lento, a gente leva de cinco, seis e até sete anos para que a muda atinja o padrão ideal para plantio”.

A enxertia é usada principalmente nas plantas frutíferas, mas também pode ser usada em plantas ornamentais, em hortaliças, flores de corte, ou em árvores comuns.

Como as mudas são enxertadas as plantas não crescem na mesma proporção que uma planta plena (feita de sementes) podendo alcançar mais de 8 metros de altura quando em idade muita avançada, com mais de 10 anos, pois destinam a maior parte de sua força para a frutificação.

Os enxertos dependem do leito receptor para uma boa integração. São três fases: embebição, inosculação e neovascularização. Na embebição, as primeiras 48 horas, o enxerto é nutrido pela sobrenadante da ferida. Na fase de inosculação, o 3 e 4 dia, ocorre o alinhamento entre os vasos do enxerto e do leito receptor.

O enxerto de plantas possibilita o cultivo de espécies em regiões com fatores climáticos e condições de solo inapropriado para o desenvolvimento de certas frutas. Além disso, a técnica proporciona um rápido desenvolvimento, especialmente para recuperação de plantios atingidos por pragas ou doenças.