Quanto consome um avião caça?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 1 de maio de 2023
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Aeronaves de caça são vorazes consumidoras de combustível. Em voo supersônico, um avião desse tipo pode queimar mais de uma tonelada de querosene a cada dois minutos.

März 2022. Pontuação: 4.7/5 ( 15 avaliações ) Afinal, o enorme e poderoso Boeing 747-400 consome cerca de 15 mil litros de querosene de aviação por hora de voo, enquanto um Gol 1.6 lotado gastaria, no mesmo intervalo de tempo, pouco mais de 8 litros de gasolina, rodando a 100 Km/h em uma rodovia.

Para encher os tanques do A380 fica em torno de R$ 2.000.000,00. Ainda é preciso lembrar que um carro possui um tanque com cerca de 50 litros de capacidade, enquanto um Airbus A380, o maior avião de passageiros do mundo, consegue transportar até 320 mil litros de combustível.

Aviões bebem mais do que você imagina – e quanto maior o modelo, mais beberrão. O monomotor PA28, mais conhecido como Tupi, gasta cerca de 40 l/h (litros por hora) de voo a 230 km/h – ou seja, faz 5,75 km/l (quilômetros por litro). A partir daí, começa o movimento de aproximação, a uma média de 380 km/h.

Usado em aviões de grande porte, o querosene passou a ser vendido a aproximadamente R$ 5,3 por litro ou R$ 5.268,95 por m3, em média.

Os motores aeronáuticos são projetados para utilizar a expansão do ar e dos gases de combustão produzidas pela queima do querosene de aviação como força motriz. da energia gerada pelos gases é utilizada internamente para mover a turbina e o compressor, entre outros equipamentos. Exemplo: aviões militares e caças.

um avião que pode levar pouco menos de 200 passageiros na configuração máxima e ele tem uma capacidade de. 26 mil litros de querosene para encher os tanques de combustível. 37800 o valor fica. em 182 mil reais dividindo isso pela quantidade de passageiros cada um pagaria por volta de.

O querosene de aviação, também conhecido como QAV, é o combustível que abastece aviões e helicópteros dotados de turbina a jato, turboélices ou turbo-fans. Seu principal uso é no transporte aéreo comercial.

O modelo Airbus A380 vazio gasta, aproximadamente, 113 mil litros de combustível. Já com 470 passageiros a bordo e sem nenhuma bagagem, o mesmo trecho bebe cerca de 130 mil litros, uma média de 15% a mais, totalizando em torno de 276 litros por passageiro.

Queima de combustível por hora em aeronaves médias
A queima média por hora do 800XP é de 291 galões por hora. A um preço médio de combustível de US $ 5 por galão, o Hawker 800XP custará $ 1,455 por hora de voo em custos de combustível.

Considerando que o A320 pode levar até 180 passageiros, o consumo é de 16,6 litros por pessoa. Se a mesma viagem fosse feita de carro, um veículo econômico, com consumo de 15 km/l, gastaria cerca 67 litros para percorrer os 1.000 quilômetros que separam as duas cidades.

O combustível representa uma parcela significativa do peso do avião. Um Airbus A380, por exemplo, pode carregar 254 mil quilos de combustível, o equivalente a mais de 320 mil litros de querosene. O A320 pode levar 23 mil quilos, ou mais de 29 mil litros.

O preço é bastante elevado: segundo a Forbes, os modelos da linha 747-400 da Boeing gastam o equivalente a US$ 25 mil (quase R$ 80 mil na cotação atual) por cada hora em que estão no ar ... Portanto, o custo para abastecer um jato particular varia de pouco mais de US $ 500 por hora a quase US $ 2,000 por hora.

O custo total para abastecer um jato particular

Classe de AeronaveQueima média de combustível por hora (GPH)Custo de combustível por hora ($)
Jatos muito leves110$ 524.70
Jatos leves175$ 834.75
Jatos médios250$ 1,192.50
Jatos grandes370$ 1,764.90

Como o querosene de aviação - combustível utilizado - é menos denso do que a água, o peso desse combustível é de 20.896 quilos. Com os tanques cheios, a autonomia pode chegar a nove horas. Contudo, na maioria dos voos, não é necessário enchê-los completamente.

Enquanto um avião hoje em dia tem uma velocidade de cruzeiro em torno de 850 km/h, como alguns Boeing 737, o DC-8, por exemplo, que teve sua produção iniciada no fim da década de 1950, chegava a quase 950 km/h.