Quanto CM o perímetro Cefalico por mês?

Perguntado por: dguterres . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.3 / 5 13 votos

O perímetro cefálico aumenta, em média, 1 cm/mês durante o 1o ano; o crescimento é mais rápido nos 1ºs 8 meses, e até os 12 meses o cérebro completa metade do seu crescimento pós-natal, correspondendo a 75% do tamanho adulto.

Peso do bebê

MeninosMeninas
Peso4,3 a 7,1 kg3,9 a 6,6 kg
Estatura54,5 a 62,4 cm53 a 61 cm
Perímetro cefálico38 a 40,5 cm37 a 39,5 cm
Ganho de peso mensal700 g700 g

Isso quer dizer que um bebê que nasceu com o perímetro cefálico medindo 35 cm, terá aos seis meses a circunferência de sua cabeça com 44 cm, o que significa um crescimento de 6 cm no primeiro trimestre (dois por mês) e de 3 cm no segundo (um por mês). No segundo ano de vida, o perímetro cefálico aumenta cerca de 2 cm.

O Dr. José Gabel é membro do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e comenta que nos primeiros meses o bebê cresce de 4 a 5 cm por mês. “Depois, com uns 3, 4 meses, ele cresce em média 3 cm. Depois diminui para 1,5cm a 2 cm por mês.

Um formato normal de cabeça para os pequenos é aquele que tem a região posterior (de trás) arredondada e ambos os lados simétricos. Se você notar alguma assimetria na cabeça do seu bebê, procure um médico especialista.

Algumas crianças com microcefalia podem apresentar outros problemas: Convulsões. Atraso no desenvolvimento, como problemas de fala, ou de outras fases de desenvolvimento (tais como sentar, permanecer em pé e andar)

Invista em trocar a posição do bebê mais vezes por dia, deixe-o brincando de bruços (com a barriga para baixo) e estimule-o com brinquedos coloridos ou música para que se vire para o lado que não costuma ficar, proporcionando assim um maior número de tempo em outras posições e contribuindo para o desenvolvimento ...

Peso do bebê

MeninosMeninas
Peso5 a 8 kg4,6 a 7,5 kg
Estatura57,5 a 65,5 cm55,6 a 64 cm
Perímetro cefálico39,2 a 41,7 cm38,2 a 40,7 cm
Ganho de peso mensal700 g700 g

Terceiro mês do bebê: quais novidades esperar?

  • Cabeça erguida. Agora, o pequenino já tem um controle maior do pescoço. ...
  • Hora de dormir. ...
  • Coordenação motora. ...
  • Reconhecimento dos pais. ...
  • Leitura ajuda a desenvolver. ...
  • Interagindo com outras pessoas.

5,6 kg

A média de peso e tamanho para um bebê de 2 meses é de 5,6 kg e 57,9 cm. Além de alcançar novas metas de crescimento, existem muitos marcos do desenvolvimento pelos quais esperar!

O médico faz isso com uma fita métrica mesmo, daquelas normais que todo mundo tem em casa. Basta passá-la por toda a circunferência da cabeça da criança para saber se o tamanho é o ideal para aquela determinada idade.

É provável que você note mudanças na postura durante o primeiro mês do bebê. Ele costuma ficar com joelhos e braços flexionados, assim como com as mãos fechadas. Nessa fase, também é possível começar a ver os primeiros sinais do sorriso do recém-nascido. O peso também pode variar nessa fase do bebê.

Em geral, o comprimento em bebês a termo aumenta em cerca de 30% até os cinco meses de idade e em mais de 50% até os 12 meses de idade. Os bebês normalmente crescem cerca de 25 centímetros durante o primeiro ano, e a altura aos cinco anos de idade é cerca do dobro do comprimento ao nascer.

Tamanho e peso
Seu bebê está crescendo rapidamente: em média, aos três meses, os menininhos pesam 5.8 kg e a média de comprimento está em torno de 60 cm; as menininhas, 5.3 kg e 59 cm, respectivamente.

De acordo com novo estudo, publicado no periódico científico Pediatrics, oferecer ovos e laticínios para crianças a partir dos seis meses ajuda no crescimento e evita a atrofia relacionada à desnutrição. Apesar de parecer cedo, os alimentos não aumentaram o risco de reações alérgicas.

A medida revela o crescimento cerebral e, a partir dela, é possível detectar precocemente várias patologias neurológicas.

Segundo Williams et al. (1995), o índice cefálico é dado por: largura máxima da cabeça / comprimento máximo da cabeça x 100.

A avaliação do perímetro cefálico (PC) é importante, pois apresenta relação direta com a velocidade de crescimento cerebral, auxiliando a diagnosticar alterações do desenvolvimento quando associada à anamnese e ao exame físico1,2.