Quanto ao Arcadismo é correto afirmar que?

Perguntado por: aalvim . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 3 votos

Influenciado pela Contrarreforma, foi concebido como uma reação ao Renascimento; é também chamado de Neoclassicismo, surge como uma releitura do Renascimento (ou Classicismo), preconizando uma arte pautada pela observância das formas clássicas e dos ideais humanistas.

O Arcadismo defendeu a “arte pela arte”, um retorno aos ideais literários clássicos. c) Como expressão artística da burguesia, o Arcadismo veiculou também certos ideais políticos e ideológicos dessa classe, formulados pelo Iluminismo.

O século XVIII teve acontecimentos históricos fundamentais para compreender o Arcadismo.
...
Alguns deles são:

  • queda das monarquias absolutistas pelo mundo;
  • ascensão da burguesia;
  • desenvolvimento técnico e tecnológico;
  • forte êxodo rural;
  • investimentos em educação em massa;
  • ampliação da população urbana.

(MACK-SP) Assinale a alternativa em que aparece uma característica imprópria do Arcadismo. Bucolismo.

Qual é o objetivo do Arcadismo? No contexto do Arcadismo, o objetivo do movimento literário e artístico era o de se contrapor ao Barroco, ou seja: focar a razão, trazer um vocabulário mais simples, diminuir o exagero na produção artística, utilizar uma linguagem séria, entre outros.

As principais características das obras do arcadismo brasileiro são: valorização da vida no campo, crítica a vida nos centros urbanos (fugere urbem = fuga da cidade), uso de apelidos, objetividade, idealização da mulher amada, abordagem de temas épicos, linguagem simples, pastoralismo e fingimento poético.

O Uraguai

O Arcadismo no Brasil foi um movimento literário que ocorreu no século XVII. Os principais autores viveram em Vila Rica, atual Ouro Preto (MG). “O Uraguai” (grafia atual), uma das obras mais famosas do Arcadismo brasileiro. O Arcadismo no Brasil foi o movimento literário posterior ao Barroco e anterior ao Romantismo.

Pelo fato de buscar inspiração na tradição clássica, o Arcadismo é chamado de Neoclassicismo. Além desse nome, também é conhecido como Setecentismo, por ter início nos anos 1700. No Brasil, o Arcadismo compreende o período entre 1768 e 1808, e em Portugal, compreende o período entre 1756 e 1825.

6 frases em latim ficaram bem conhecidas como as principais ideologias do arcadismo

  • Fugere urbem (fuga da cidade) ...
  • Aurea mediocritas (mediocridade áurea, dourada) ...
  • Locus amoenus (lugar ameno) ...
  • Inutilia truncat (cortar o inútil) ...
  • Carpe diem (colher o dia)

Carpe Diem (Aproveitar a vida, viver o momento); Fugere Urbem (Fuga da cidade, remetendo à felicidade da vida no campo, em contraste com o caos urbano); Aurea Mediocritas (Desvínculo à vida material, que, segundo os árcades, era considerada uma vida medíocre, entretanto, rica em realizações espirituais);

Arcadismo no Brasil ou Neoclassicismo foi uma escola literária que surgiu no século XVIII através da publicação de “Obras Poéticas” de Cláudio Manuel da Costa e marcado também pela fundação da Arcádia Ultramarina, uma sociedade literária em Vila Rica (MG) influenciada pela Arcádia Italiana, cujos membros faziam uso dos ...

B – Sobre o Arcadismo, podem ser destacadas como as principais características a natureza como lugar de refúgio; a idealização da mulher; a pureza e a ingenuidade das pessoas.

O arcadismo foi a principal corrente literária do país durante o século XVIII, superando o Barroco e precedendo o movimento romântico. Os principais autores árcades e suas principais obras são: Tomás Antônio Gonzaga, que escreveu o livro lírico “Marília de Dirceu” (1792) e as satíricas “Cartas Chilenas” (1863);

b) Idealização da arte pela arte. c) Bucolismo e idealização da mulher. d) Dualismo e riqueza de detalhes.