Quanto anos levaria para sair da Via Láctea?

Perguntado por: vmesquita . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

100 mil anos

Se tentássemos atravessar a Via Láctea na velocidade da luz, levaríamos 100 mil anos para completar o trajeto.

O planeta Terra está a 26 mil anos-luz do centro da Via Láctea. No centro da Via Láctea existe um buraco negro supermassivo denominado Sagitário A*.

Um ano-luz é o equivalente a cerca de 9,46 trilhões de quilômetros no total, o que significa que a luz pode percorrer essa distância em um ano terrestre (365 dias). Próxima Centauri, a estrela mais perto da Terra, está a 4,3 anos-luz de distância, ou seja, mais de 40 trilhões de quilômetros.

Algumas galáxias de menor porte orbitam a Via Láctea, sendo, portanto galáxias satélite. A mais próxima delas é a Galáxia Anã do Cão Maior, situada a cerca de 42 mil anos-luz do centro galáctico, seguida pela Galáxia Anã Elíptica de Sagitário.

O planeta anão leva 6,4 dias terrestres para dar uma volta em torno de si mesmo, 248 anos terrestres para dar uma volta em torno do sol e completar sua órbita.

Satélites. Diversos satélites orbitam em torno dos planetas. De acordo com a cosmologia, a Lua, o satélite natural da Terra, deve ter se formado ao mesmo tempo que a Terra e os outros astros do Sistema Solar.

Características de Plutão
Um dia plutoniano demora 153 horas terrestres (cerca de 6 dias) e acontece por meio do movimento de rotação. Já um ano plutoniano corresponde a 248 anos terrestres. Isso corresponde ao tempo que ele leva para completar uma volta em torno do Sol através do movimento de translação.

A Via Láctea pertence a um conglomerado de galáxias denominado pelos cientistas de “Grupo Local”, constituído por cerca de 50 galáxias. Entre as mais conhecidas galáxias deste grupo estão a Via Láctea, Andrômeda e Triângulo. As demais são galáxias anãs que orbitam a Via Láctea ou Andrômeda.

No núcleo da nossa galáxia, há um buraco negro supermassivo com o peso de quatro milhões de Sóis. Contornado por um disco brilhante de matéria turva, esse poço sem fundo do espaço-tempo normalmente é escurecido por um manto de gás, poeira e estrelas em sua órbita.

Nosso sistema solar está em um dos braços espirais da Via Láctea e está a aproximadamente 26 000 anos-luz do seu centro. A Via Láctea inteira tem aproximadamente 100 000 anos-luz de extensão.

Para começar, sabemos que o novo astro está a apenas 500 anos-luz da Terra, o que significa que ao viajar na velocidade da luz, demoraríamos 500 anos para chegar lá. Mas se convertermos essa distância para uma medida mais familiar encontraremos o surpreendente número de 4.730.500.000.000.000 quilômetros.

A velocidade da luz é a mais rápida que existe. A capacidade de um fóton se deslocar é cerca de 300.000 quilômetros por segundo. Cada ano-luz corresponde a cerca de 9,5 trilhões de quilômetros, ou seja, 9.500.000.000.000 quilômetros.

Quais são os sistemas solares conhecidos?

Sistema planetário
Distância ao Cinturão de Kuiper50 UA
Número de estrelas conhecidas1 Sol
Número de planetas conhecidos8 Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno
Número de planetas anões conhecidos5 Ceres, Plutão, Haumea, Makemake, Éris

O Sol é uma das 200 bilhões de estrelas da Via Láctea situadas em um dos seus braços.

Alcyoneus

Astrônomos encontraram a maior galáxia já registrada pela ciência. Localizada a cerca de 3 bilhões de anos-luz de distância, a Alcyoneus, como foi batizada, é uma rádio galáxia gigante que atinge 5 megaparsecs no espaço, o que significa que ela tem 16,3 milhões de anos-luz de comprimento.

33 anos

Quantos anos-luz da Terra a Plutão? Segundo os astrônomos, ele tem apenas dois terços do tamanho do nosso planeta e está a uma distância de 33 anos-luz daqui. Além de pequeno, ele é muito quente.

Isso porque a distância entre a Terra e Plutão, algo como 5 bilhões de quilômetros, dificulta – e muito – a transmissão de dados entre a nave e o centro de comando, nos Estados Unidos.

Translação: 1 ano Circunferência da órbita: 939.887.974 km O movimento de translação terrestre leva aproximadamente 365 dias e seis horas. 107,2 quilômetros por hora, em média.

Vénus

De facto, Vénus é o planeta mais quente do sistema solar, sendo mesmo mais quente do que Mercúrio, que está mais próximo do Sol. A sua temperatura média à superfície é de 460ºC devido ao forte efeito de estufa que acontece a grande escala em todo o planeta.

Plutão

Mas em 2006, numa reunião da União Astronômica Internacional (IAU, da sigla em inglês), foi definida uma nova classificação para os corpos do Sistema Solar. Segundo essa nova classificação, Plutão não é mais considerado um planeta, e se encaixa numa nova categoria chamada “planeta anão”.

Apesar de ser o segundo planeta em relação ao Sol, Vênus é o planeta mais quente do Sistema Solar. Este planeta fica, em média, a cerca de 108 milhões de quilômetros do Sol (ou seja, está 30% mais próximo dele do que a Terra), mas o forte calor se deve, na maior parte, à atmosfera ali.