Quanto a icterícia neonatal com zona de Kramer I?

Perguntado por: sleiria6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

É classificada de acordo com cinco zonas de Kramer (zonas dérmicas), a saber: presença de icterícia na cabeça e pescoço (zona 1), da cabeça até a cicatriz umbilical (zona 2), até os joelhos e cotovelos (zona 3), nos braços, antebraços e pernas (zona 4) e nas mãos e pés (zona 5).

A Tabela de Kramer é utilizada no diagnóstico de pacientes recém-nascidos com hiperbilirrubinemia, a intensidade de bilirrubina indireta aumenta conforme a manifestação visual se apresenta no sentido céfalo-caudal.

É uma manifestação (síndrome) que pode ser fisiológica ou decorrente de patologia que ocorre em recém-nascidos em consequência do aumento de bilirrubina indireta (hiperbilirrubinemia) na corrente sanguínea, sendo sua manifestação clínica a icterícia, isto é, a pele e as mucosas tornam-se amareladas.

O limite máximo para a icterícia ser considerada fisiológica é de 13 mg/dL. Quando ela surge antes das 24 horas após o nascimento, é preciso ficar atento para possíveis causas não fisiológicas.

A icterícia pode ser classificada em pré-hepática, hepática e pós-hepática.

É classificada de acordo com cinco zonas de Kramer (zonas dérmicas), a saber: presença de icterícia na cabeça e pescoço (zona 1), da cabeça até a cicatriz umbilical (zona 2), até os joelhos e cotovelos (zona 3), nos braços, antebraços e pernas (zona 4) e nas mãos e pés (zona 5).

Fototerapia esta indicada para todos os RN > 35 semanas que atingem o valor maior ou igual ao percentil 75 da curva de Bhutani. hemolítica sem resposta à fototerapia; Exsanguineotransfusão se houver sinais de encefalopatia bilirrubínica e/ ou se atingir critérios de indicação citados acima.

A fototerapia é necessária quando o bebê apresenta icterícia que é sinalizada por um amarelado na pele, dos olhos e das mucosas do bebê. Os bebês prematuros têm maiores chances de ter icterícia e, por isso, necessitam normalmente de fototerapia mais do que os bebês nascidos a termo (nascidos no tempo certo).

Porém, os pesquisadores que preconizam o esquema terapêutico não são unânimes quanto ao valor de bilirrubina sérica para a indicação de fototerapia: de 5 a 8 mg/dl6 e de 8 a 12 mg/dl1.

Semiologicamente, o diagnóstico de hiperbilirrubinemia é feito através da avaliação sub- jetiva da coloração da pele e mucosas, podendo-se classificar a icterícia em cruzes (+/4 a ++++/4), de acordo com sua intensidade.

A icterícia surgida antes de se completar 24 horas desde o nascimento do recém-nascido deve ter uma atenção especial do médico. Em sua grande maioria, esse achado clínico está relacionado a um quadro de hiperbilirrubinemia indireta decorrente de problemas como incompatibilidade Rh ou relacionado ao leite materno.

Resultados: foram identificados cinco diagnósticos de enfermagem, sendo eles: o risco de desequilíbrio eletrolítico, o risco para integridade tissular prejudicada, o risco de integridade da pele prejudicada, o risco de motilidade gastrintestinal disfuncional e o risco de volume de líquidos deficiente.

Para confirmar a existência de Icterícia, recomenda-se avaliar a coloração das mucosas no recesso conjuntival inferior, no palato e na região sublingual, locais mais sensíveis ao efeito da hiperbilirrubinemia e mais específicos por sofrerem menos interferência da coloração basal da pele (a região fotoexposta da ...

Icterícia Fisiológica
O RN a termo apresenta icterícia visível com bilirrubina > 7 mg/dL, alcançando um pico de 6-8 mg/dL em torno do 3º dia de vida. Nos pré-termos, o pico é de até 10-12 mg/dL no 5º dia de vida, podendo alcançar 15 mg/dL sem nenhuma alteração específica no metabolismo da bilirrubina.

A icterícia é uma condição que ocorre quando as células vermelhas do sangue hemolisam (quebram), levando-o a produzir a bilirrubina, substância amarelo-alaranjada que é difícil para um bebê eliminar, pois seu fígado não está totalmente desenvolvido e com funcionamento adequado.

Durante quanto tempo o meu bebê irá precisar de fototerapia? Os bebês geralmente precisam de fototerapia durante cerca de 24 horas. A terapia terminará quando o nível de bilirrubina do seu bebê estiver dentro de um valor seguro.

A icterícia por elevação de bilirrubina indireta, quando muito elevada e sem tratamento pode causar a grave encefalopatia bilirrubínica (Kernicterus).

Continuar lendo O que é zona de Kramer?