Quanto à arborização das vias é correto afirmar?

Perguntado por: lsouzas . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

A arborização sempre deve ser objeto de planejamento prévio que a torne compatível com a área urbana já consolidada. Isso significa respeito aos valores culturais, ambientais e de memória da cidade. Daí a necessidade de que o Plano Diretor do Município inclua o Plano de Arborização Urbana.

Assim, a arborização no meio urbano atua diretamente na melhoria da qualidade climática local, trazendo maior umidade, devido a perda de água durante a "respiração" das plantas, isolamento térmico e acústico, proporcionado pelo fechamento das copas.

Formação de sombra e aumento da umidade atmosférica, refrescando o ar das cidades; Fornecimento do habitat, de comida e proteção a plantas e animais, aumentando a biodiversidade urbana; Absorção da poluição atmosférica, neutralizando os seus efeitos na população; Proteção do solo contra erosão.

O Plantio deve ser feito, preferencialmente, em calçadas com largura mínima de 1,50 m, com espécies arbustivas. Ao redor das árvores das calçadas devem ser deixadas áreas permeáveis em tamanhos adequados, seja na forma de canteiro, faixa ou piso drenante, permitindo a infiltração de água e aeração do solo.

A lei atualizada tem como intuito regulamentar temas como poda e supressão de árvores, arborização de novos empreendimentos e plantio de mudas. O valor da taxa caiu de 3 Ufesps (Unidades Fiscais do Estado de São Paulo) para 2 Ufesps. Em 2022, o valor de cada Ufesp será de R$ 31,97.

Em volta da árvore plantada é importante deixar uma área permeável, seja na forma de piso drenante, canteiro com forrações, gramado entre outros de modo que permita a infiltração de água e aeração do solo.

Mudas ideais para a arborização urbana deverão ter: sistema radicular bem desenvolvido; rusticidade; bom aspecto fitossanitário e nutricional; tronco re- tilíneo; copa bem formada; diâmetro mínimo à altura do peito superior ou igual a 3 cm; caule perpendicu- lar em relação ao nível do solo; volume de torrão ade- quado ...

Arborizar uma cidade não significa sair plantando árvores por todos os lados. É preciso que haja planejamento, ou seja, um projeto de arborização. Nesse tipo de projeto vários aspectos são levados em consideração, entre eles: – Local do plantio: o local do plantio deve ser compatível com a espécie escolhida.

Significado de Arborizado
adjetivo Arboral; que contém ou é composto por muitas árvores: parque arborizado. Diz-se do mineral cujos veios possuem forma de ramos.

A vegetação contribui significativamente ao estabelecimento de microclimas mais aprazíveis, reduzindo variações climáticas induzidas pelas atividades urbanas, entre outros fatores, pelo processo de fotossíntese, que auxilia na umidificação do ar através do vapor d´água que libera.

O Plano de Arborização Urbana deve levar em conta as seguintes questões: o quê, como, onde e quando plantar. É preciso considerar fatores básicos como: condições locais, espaço físico disponível e características das espécies a utilizar.

É de responsabilidade da gestão pública de cada município o planejamento da arborização urbana, desde sua concepção até a implantação e a manutenção, através do trabalho de profissionais técnicos capacitados para todas as etapas, incluindo o plantio de forma correta, a poda e o corte definitivo das árvores.

A Prefeitura de São Paulo informa que é possível plantar árvores tanto nas áreas públicas – calçadas, praças, parques e demais áreas livres –, como nas áreas particulares – como residências, condomínios, empresas etc.

Além disso, as árvores promovem um aumento da umidade relativa do ar (o que acarreta também em vantagens sociais, como a redução de problemas respiratórios e de pele), reduzindo o ar excessivamente seco da cidade.

Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul é considerado o Estado mais arborizado do país, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) de 2010. De acordo com o levantamento do órgão, 95,67% dos domicílios em Mato Grosso do Sul possuem árvores em seu entorno.