Quantas vezes uma garrafa PET pode ser reutilizada?

Perguntado por: rsilveira . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Ele pode ser reciclado infinitamente, já que não perde a sua composição ao longo do processo de reciclagem. Além disso, ele é um dos materiais mais valiosos para o processo.

... que uma garrafa PET pode demorar, segundo o Ibama, de 200 a 600 anos para se decompor no meio ambiente? ...

Você já se perguntou quantas vezes uma latinha de refrigerante pode ser reciclada? E aquele papel que já foi reciclado, pode ser reaproveitado mais de uma vez? A resposta para esses questionamentos é: sim. O mesmo papel, plástico, metal ou vidro pode ser reciclado diversas vezes ao longo da sua vida.

Risco verdadeiro: um ninho de bactérias
Os especialistas concordam sobre o fato de que o maior risco para a saúde associado à reutilização de uma garrafa plástica está no nível microbiológico. Por um lado, seu uso repetido pode causar rachaduras ou furos no plástico.

As garrafas de plástico de refrigerante e de água são feitas de PET, um material bastante versátil e fácil de ser reutilizado. Mesmo que você não tenha muita habilidade manual, é possível reutilizar garrafas PET e transformá-las em recipientes criativos e bonitos.

Não existe um risco direto do consumo de garrafas PET para a saúde quando utilizada de forma moderada. A questão que as autoridades sanitárias ressaltam, no entanto, diz respeito a quantidade de água engarrafada que é consumida ao longo de um ano todo.

É importante lavar corretamente a garrafa pois o item pode se tornar um local para o acúmulo de fungos e bactérias, especialmente se você deixa a água parada por muito tempo! Então, lave o objeto normalmente, como se lava um copo. Talvez seja preciso contar com o auxílio de escovas próprias para esse fim.

Garrafa de vidro e bambu é ideal para substituir PET.

5 problemas causados pelo descarte incorreto de garrafas PET

  • Redução da biodiversidade nos oceanos. ...
  • Aumento da quantidade de lixo nos aterros. ...
  • Aumento da poluição das ruas. ...
  • Morte de aves e mamíferos marinhos. ...
  • Aumento da quantidade de algas no oceano.

Ao implantar um sistema de logística reversa da garrafa PET é possível reciclar essas embalagens. Com isso será gerado empregos, renda, além de diminuição de custos para as empresas que se utilizam deste processo. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do PET – ABIPET a taxa de reciclagem é de 51%.

Reciclagem Garrafa PET: Entenda como funciona – A garrafa PET, sigla que significa “politereftalato de etileno”, é o plástico mais comumente usado na produção de garrafas. Dentro da coleta seletiva, o plástico deve ser descartado nas lixeiras de cor vermelha.

Mesmo reciclado, o papel só pode ser reaproveitado cerca de sete vezes. A reciclagem evita o plantio e o corte excessivo de árvores para produção.

Lápis, canetas, esponjas, vidros de perfume e embalagens de produtos de beleza são alguns dos materiais considerados “de difícil reciclagem” e que acabam virando lixo.

Não reciclável: Papéis Plastificados, Papéis Sanitários (papel higiênico), Etiquetas adesivas, Papéis engordurados, Papel carbono, Papéis Parafinados, Fotografias, Papel celofane, Bitucas de Cigarros, Guardanapos.

Para deixar essas garrafas rígidas e brilhantes, com frequência os fabricantes utilizam bisfenol-A, ou BPA, um composto que vem sendo criticado por sua toxicidade. O BPA é um disruptor endócrino, ou seja, pode alterar funções hormonais normais e acarretar uma série de problemas de saúde perigosos.

Congelar líquidos em uma garrafa PET pode transferir dioxinas ou outras substâncias tóxicas para o líquido? Não. Não há qualquer base científica que comprove ou que sugira a liberação de dioxinas pela garrafa PET quando em presença de líquidos congelados.

Como exemplo, garrafas PET de refrigerante podem ser utilizadas como recipientes de água, alimento ou ração de animais, ou ainda cortadas para serem usadas como vasos de plantas ou sementeiras ou utilizadas para a confecção de artesanatos e até mesmo brinquedos.

O PET é um tipo de resina termoplástica da família dos poliésteres. Ele é muito utilizado como fibra sintética, matéria-prima de embalagens, e resina para engenharia, em combinação com a fibra de vidro.

- Água com gás – Vidro: Validade – 12 meses. - Água com gás – PET (plástico mais brilhante e transparente): Validade – 6 meses.

Garrafas de vidro
Como as de aço ou alumínio, elas são uma opção muito mais sustentável que o plástico. E, como um material completamente natural, você não precisa se preocupar com nenhum efeito sobre sua saúde. Além disso, eles podem ser lavados na máquina de lavar louça.