Quantas vezes um SSD pode ser regravado?

Perguntado por: dflores . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.4 / 5 15 votos

Explicarei melhor. Apesar de terem um número de leituras virtualmente ilimitado, os SSDs possuem um número de regravações pequeno, se comparados com os HDs. Os chips baseados na tecnologia SLC suportam até 100.000 regravações. Os chips MLC, que são os mais usados, permitem apenas 10.000 processos de escrita.

Três fatores são apontados como os principais para a capacidade do SSD reter dados por mais tempo. A qualidade dos materias, a carga de estresse do armazenamento – quanto mais transferências você fez, e mais lotado, pior – e a temperatura.

dez anos

Vida útil: SSD x HDD:
Com o uso regular, as unidades de estado sólido geralmente duram cerca de dez anos, uma vida útil que rivaliza com a de uma unidade de disco rígido típica. Isso nem sempre foi assim, porque as células em uma unidade de estado sólido podem ser gravadas e lidas apenas um número finito de vezes.

Os dois SSDs que se saíram melhores foram o Kingston HyperX 3K e o Samsung 840 Pro: eles conseguem ultrapassar facilmente a marca dos 2 PB de dados gravados antes de falhar.

O fato é que os SSDs atuais aguentam muita coisa antes de se tornarem lixo eletrônico. Testes de 2015 do site TechReport com seis modelos de 240 GB mostraram que todos eles aguentaram ao menos 700 TB de informação antes de perderem suas capacidades; dois deles superaram a parca de 1 petabyte e um superou os 2 PB.

Usando softwares como CrystalDiskInfo, da CrystalDiskMark
Depois de baixar e instalar o software, abra o programa. Assim que iniciar o CrystalDiskInfo, note que o status (saúde) do SSD será exibida no canto superior esquerdo da tela.

Uma boa prática é deixar algum espaço livre, pelo menos 25%, para obter melhor desempenho. Por exemplo, em um SSD de 128 GB, deixe pelo menos 32 GB livres, em um de 256 GB, 64 GB livres.

Formatação do SSD para usá-lo como um disco extra
Alguns SSD são vendidos formatados. Neste caso, ao ligar o computador, o SSD aparece no Windows Explorer. Isto significa que ele já está pronto para uso. Mesmo assim, é recomendável formatar o disco antes de usar.

Passo 1: Remova o disco SSD morto do computador de origem e conecte-o a outro computador saudável como um disco de dados. Passo 2: Reinicie o computador e verifique se você pode acessar os dados salvos no SSD. Se sim, parabéns. Seu SSD está funcionando bem e o problema existe no hardware do seu computador.

Os SSD podem não ser tão seguros como se pensava. Avin Cox, da Seagate, citou uma pesquisa que aponta para o risco dos discos começarem a perder os dados se ficarem desligados durante sete dias. Segundo os fabricantes, o tempo médio de 'conservação' é de três meses.

Em outras palavras, uma unidade de estado sólido pode ler até 10 vezes mais rápido e gravar dados até 20 vezes mais rápido do que uma unidade de disco rígido, segundo fabricantes.

Em relação a velocidade, o SSD pode ser até 20 vezes mais rápido para gravar informações do sistema. Essa rapidez é possível graças a memória flash, que faz uso de correntes elétricas para transmitir os dados. Com maior velocidade, o tempo de iniciação do sistema, transferências e carregamentos diminuem.

4 SSDs para deixar o seu PC mais rápido em 2023

  • SSD 1 TB XPG S70 Blade.
  • SSD 480 GB Kingston A400.
  • SSD 512 GB XPG S41 TUF.
  • SSD 2 TB Kingston KC3000.

A resposta é sim, pode haver consequências graves para quem arriscar instalar ou trocar uma placa em um computador com ele ligado, desde um choque até o mau funcionamento do novo componente.