Quantas vezes um SSD pode ser formatado?

Perguntado por: jmorgado2 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

Assim, podemos concluir que não existe um número exato de quantas vezes você poderá formatar o seu HD ou SSD. O que podemos afirmar é que a formatação causa, de fato, um maior desgaste nos dispositivos, assim como um carro sofre maior desgaste em viagens longas.

Não existe nenhum problema em formatar o computador mais de 2 vezes, este processo será necessário de acordo com as necessidades que forem surgindo. Caso queira ajuda sobre a dificuldade de travamento em seu computador, post o problema de forma mais detalhada.

A vida útil de um SSD é limitada de acordo com a quantidade de ciclos de gravação. Isso significa que, quanto mais dados por célula forem salvos, maior o nível de desgaste do equipamento. De acordo com a Ontrack, a vida útil média de um SSD é entre 3 mil e 10 mil ciclos de gravação.

Realizar o Soft Reset com frequência não causa problemas e, na verdade, é uma prática incentivada — reiniciar o sistema limpa arquivos temporários e também reinicia alguns processos, o que pode resolver eventuais erros e falhas.

Portanto, você deve evitar desfragmentar repetidamente o SSD. Isso porque ele irá gerar gravações aleatórias desnecessárias na unidade SSD e também reduzir a vida útil.

No caso dos melhores SSDs, que ultrapassam os 2 PB de dados gravados, basta dizer que, se você tiver um uso extremamente intenso e for capaz de escrever e apagar 256 GB de dados por dia no drive, a unidade continuaria funcionando por 8.192 dias, ou pouco mais de 22 anos.

Se deparar com dados corrompidos é, de longe, o defeito mais comum em SSDs. Mais do que um problema, você pode encarar a aparência de dados corrompidos como indicativo de que há falhas na estrutura do SSD, situação em que você provavelmente terá de aposentá-lo, ou sinal de que o sistema de arquivos está corrompido.

Existem softwares que auxiliam a determinar a vida útil de um SSD. Eles fazem isso a partir do cálculo de ciclos já realizados. É o caso do SSD Life, disponível em versão portátil e também para ultrabooks.

Reformatar um disco apaga os dados armazenados para ajudar na praticidade, mas isso acontece de forma que os dados possam ser recuperados com alguns métodos sofisticados. Não se esqueça de salvar todos os arquivos do disco que quer formatar em outra unidade antes de iniciar esse processo.

Restaurar e formatar tem diferença? Tem sim! Basicamente, restaurar é um procedimento mais “ameno”, que geralmente é feito antes do mais drástico, que no caso é formatar. Na restauração é feito uma espécie de “limpeza” no aparelho, restaurando ele às suas configurações de fábrica.

Não existe um tempo recomendado para que seja realizada a formatação e reinstalação do Windows no PC. Esse procedimento deveria ser empregado como sendo o último recurso na resolução de problemas de performance ou estabilidade na execução do sistema operacional.

Os rumores entre especialistas que um SSD perde desempenho quando fica cheio com o tempo provou ser verdadeiro. A velocidade do SSD realmente pode diminuir, principalmente entre as unidades mais baratas que não tem Over Provisioning.

Hard Disk Sentinel é uma ferramenta especializada para monitorar e analisar SSD ou HDD. Ao instalar esta ferramenta em seu computador Windows, você pode facilmente encontrar relatórios sobre a degradação do desempenho do SSD, saúde, temperatura, velocidade de transferência de disco em tempo real, falhas, etc.

A vida útil de um SSD é significativamente maior do que a de um HDD. Enquanto os HDDs tendem a durar cerca de 3-5 anos, os SSDs podem durar até 10 anos ou mais. Isso ocorre porque os SSDs não têm partes móveis, enquanto os HDDs têm discos giratórios que podem se desgastar com o tempo.

Sem dúvida, a principal desvantagem em formatar o HD da máquina é a perda de dados. O indicado é sempre realizar o backup de dados importantes e, caso o usuário possua muita informação, selecionar pode tomar um bom tempo, além de exigir grande memória para guardar tudo, que pode ser resolvida com ferramentas online.

Sim, todas as configuurações feitas serão apagadas e as configurações de fabrica voltarão. Assim, por exemplo, se vc não usa drive de disquete e foi na bios e desabilitou a controladora FD, ao resetar a bios a controladora será reabilitada novamente.

Sendo assim, pode FORMATAR os seus dispositivos sem medo e QUANTAS VEZES QUISER, até mesmo várias vezes no mesmo dia se precisar. E o melhor, essa dica se estende para SSD, Pendrive, cartões de memória e qualquer dispositivo que suporte a formatação; faça com a consciência limpa.

Esta dica é para quem usa os SSDs em conjunto com HDs comuns. Uma boa maneira de aumentar a vida útil do seu disco sólido é evitar escritas nele. Ou seja, fazer com que menos arquivos sejam gravados nos drives, mantendo-os como unidades de leitura.

Um SSD não possui partes móveis, portanto, não está sujeito às falhas que os discos rígidos demonstram, reduzindo custos de manutenção e aumentando sua vida útil. Além de tudo, não produz sons, não esquenta como um disco rígido e consome menos energia.