Quantas vezes um filhote de papagaio come por dia?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

A quantidade de comida que o filhote de papagaio vai receber varia. Nos primeiros dias de vida ele deve comer entre seis e oito vezes por dia. Mas, conforme o crescimento do animal, a frequência de alimentação deve reduzir. O ideal é que aos 60 dias de vida ele esteja recebendo apenas quatro refeições ao dia.

As Papas devem ser oferecidas até, aproximadamente, 40 dias de vida para Pássaros, 60 dias para Psitacídeos pequenos e 90 para Psitacídeos médios e grandes como papagaios e araras. Este tempo varia conforme a espécie e o indivíduo.

O ideal seria uma mistura com pelo menos 3 frutas diferentes por dia. Deve ser fresca e estar lavada e podes oferecê-la em pedacinhos pequenos, grandes, pendurada na jaula ou nos brinquedo de forrageio. A verdura também pode ser cozida.

Nos primeiros dias de vida ele deve comer entre seis e oito vezes por dia. Mas, conforme o crescimento do animal, a frequência de alimentação deve reduzir. O ideal é que aos 60 dias de vida ele esteja recebendo apenas quatro refeições ao dia.

– Poliomavírus (é aplicada principalmente em papagaios, porém, não é uma vacina disponível no Brasil); – Poxvirose, doença de Marek e Newcastle (devem ser aplicadas apenas em caso de surtos destas doenças).

Benefícios dos ovos para os papagaios
Assim, seu papagaio pode comer ovo cozido, pois o alimento acaba sendo benéfico para o pet. Outros nutrientes importantes que estão presentes no ovo são o cálcio e a colina.

Por isso, caso seja tutor de um desses animais e perceber que ele está mais quieto, com menor apetite e sonolento, fique atento. Se esses sintomas perdurarem por mais de dois dias, leve-o ao médico-veterinário. “Quando doente, a ave diminui a atividade, fala menos, e fica mais encolhida e com penas arrepiadas.

NuTrópica

Mas, na hora de escolher, a papinha para papagaio a NuTrópica é a melhor opção!

Interativos e curiosos, os papagaios adoram brincar com seu tutor! Para isso, busque brinquedos próprios para pássaros, encontrados em lojas especializadas. Além disso, o clássico exercício de fazer seu papagaio cantar também pode ser uma ótima brincadeira!

O pão e fubá são alimentos ricos em carboidratos (energéticos), mas pobres em nutrientes essências para o crescimento da ave. Filhotes criados com fubá não crescem satisfatoriamente e podem morrer logo nas primeiras semanas de vida.

Apesar de ter uma dieta bem ampla, não é todo o tipo de alimento que o papagaio consegue digerir. Existem opções bem perigosas, inclusive, que podem ser tóxicas e causar óbito. Entre os mais prejudiciais, estão o abacate e o tomate. Então, nunca cogite inserir esses dois alimentos na dieta da sua ave.

Mas a boa notícia é que elas também adoram tomar banho! Alguns tutores, inclusive, escolhem deixar uma banheira dentro da gaiola para os momentos em que o pássaro desejar se refrescar. Entretanto, o banho deverá ser apenas com água, sem shampoo ou qualquer tipo de sabão.

Em geral, os filhotes piam no ninho quando estão com fome e aprendem reconhecer os pais, logo nos primeiros dias. Já quando acontece a outra situação citada no início do artigo, que é de um resgate de um passarinho, o processo é diferente.

Para dormir reúnem-se em bandos e utilizam um local chamado “dormitório coletivo”, com muitas árvores para descansar e se proteger de outros animais. Podemos encontrar dormitórios com 10 papagaios e outros com milhares, dependendo da espécie, do local onde vivem e da época do ano.