Quantas vezes um cipeiro pode se reeleger?

Perguntado por: ealbuquerque . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

5) Quantas vezes o empregado pode se reeleger e se manter estável no trabalho? São permitidas até 2 (duas) eleições seguidas para o cipeiro, sendo a segunda considerada uma reeleição. A estabilidade do primeiro mandato é válida desde a candidatura até a realização de nova candidatura para a reeleição.

De acordo com a Norma Regulamentadora (NR) nº 05, o mandato dos membros eleitos da CIPA tem duração de um ano, sendo permitida uma reeleição.

Quando é que o membro de CIPA perde o direito a reeleição? Quando o mesmo participa de menos da metade do número de reuniões da CIPA. Quando ocorre de o membro titular perder o mandato? Quando o mesmo faltar a mais de 04(quatro) reuniões ordinárias sem justificativa.

Multas e sanções jurídicas
A CIPA ainda é citada na NR05, representando um único item dessa norma, cujo descumprimento configura infração de índice 4. Dependendo do caso específico, o valor da multa pode passar de R$ 6 mil reais.

De acordo com as mudanças da NR 5, os treinamentos de CIPA agora devem ser separados pelo grau de risco da empresa, uma vez que devem abordar as especificações de cada ambiente – além de cumprir uma carga horária presencial obrigatória.

Não detém ganhos financeiros a mais do que recebes por sua função de contrato. Ser cipeiro, não trás diferença financeira, mas tras experiência e é um diferencial quando quesito de contratação de empresas.

Cabe ressaltar que a estabilidade do empregado membro da CIPA é considerada estabilidade objetiva, ou seja, está ligada ao cargo e funções exercidas pelo trabalhador. Ante o exposto, caso ocorra a extinção do estabelecimento, não permanecerá a garantia de emprego.

Ou seja, de todos os integrantes da CIPA, somente aqueles que fazem parte dos que foram eleitos pelo voto secreto como representantes dos empregados é que têm o direito à estabilidade provisória.

DESPEDIDA ARBITRÁRIA
De acordo com o artigo 165 da CLT, os empregados da CIPA não poderão sofrer despedida arbitraria, ou seja, para a empresa despedir o funcionário ela tem que ter um motivo técnico, econômico ou financeiro, lembrando que a empresa tem que provar todos esses motivos.

Explico… O item 5.4.12 traz a seguinte redação: “é vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa do empregado eleito para cargo de direção da CIPA desde o registro de sua candidatura até um ano após o final de seu mandato”.

O Cipeiro pode ser desligado em alguns casos específicos como ato de improbidade; incontinência de conduta ou mau procedimento; negociação habitual por conta própria ou alheia sem permissão do empregador e quando constituir ato de concorrência à empresa para a qual trabalha o empregado, ou for prejudicial ao serviço.

Quanto ganha um cipeiro? Em geral, muitas empresas não pagam salários a membros da CIPA. Porém, para as companhias que remuneram a função, são oferecidos um salário mínimo como pagamento.

Não é tarefa do cipeiro fiscalizar se os colegas estão ou não usando os equipamentos de segurança. Lembre-se: isso é o que a empresa quer que você faça. O cipeiro eleito deve estar sempre atento às irregularidades no ambiente de trabalho e nunca, jamais, fazer conchavos com o patrão.

Diante de todo o exposto, podemos afirmar, sem dúvidas, que membro suplente da CIPA não pode ser demitido sem justa causa ou arbitrariamente, pois também possui direito à estabilidade provisória.

O Presidente da CIPA será designado pelo empregador. O Vice-Presidente da CIPA será escolhido, dentre os titulares, pelos representantes dos trabalhadores.

vinte horas

O treinamento terá carga horária de vinte horas, distribuídas em no máximo oito horas diárias e será realizado durante o expediente normal da empresa e poderá ser ministrado pelo SESMT da empresa, entidade patronal, entidade de trabalhadores ou por profissional que possua conhecimentos sobre os temas ministrados.

Atualizações da CIPA
Em 21 de setembro de 2023 foi promulgada a LEI Nº 14.457, DE 21 DE SETEMBRO DE 2022 -Programa Emprega + Mulheres. Que entra em vigor 21/03/2023. Esta nova legislação que alterou o nome da CIPA para Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio.

Compete ao Presidente da CIPA :
Coordenar as reuniões da CIPA, encaminhando ao empregador e ao SESMT as decisões da comissão; Manter o empregador informado sobre os trabalhos da CIPA; determinar tarefas aos membros da CIPA; Coordenar e supervisionar as atividades da secretaria; Delegar atribuições ao vice-presidente.

Mas afinal, quais são os direitos dos membros de uma CIPA?

  • Estabilidade no emprego. ...
  • Vedação de transferência. ...
  • Possibilidade de reeleição. ...
  • Vedação à redução de membros da CIPA. ...
  • Treinamento para o exercício das atividades.

Vantagens da CIPA

  • * melhor fiscalização dos ambientes;
  • * diminuição dos riscos;
  • * melhoria do clima organizacional;
  • * redução de custos;
  • * redução do absenteísmo;
  • * disseminação da cultura de segurança; etc.