Quantas vezes Thomas tentou criar a lâmpada?

Perguntado por: evieira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

O grande desafio de Thomas Edison para criar a lâmpada elétrica foi manter o filamento incandescente durante a transmissão da corrente elétrica. A história conta que foram mais de 1.000 tentativas, porém, para Edison, não eram falhas, eram descobertas de fazer uma lâmpada de mil maneiras diferentes.

Em 1809, Humphry Davy, importante químico britânico da Royal Society, cria um arco luminoso a partir de uma tira fina de carbono colocada entre os dois polos de uma bateria. Esse experimento daria origem à famosa lâmpada de Davy e seria o princípio fundamental por trás das lâmpadas elétricas.

Resposta. Resposta: Pelo que pesquisei a dificuldade de encontrar um material que se mante se encadecente.

1.000 tentativas

A história conta que foram mais de 1.000 tentativas, porém, para Edison, não eram falhas, eram descobertas de fazer uma lâmpada de mil maneiras diferentes. Thomas alcançou o resultado definitivo em 1879, com a tentativa de utilizar um filamento de carvão a vácuo.

  • Lâmpada incandescente
  • Fonógrafo
  • Cinetoscópio
  • Cilindro fonográfico
  • Caneta elétrica de estêncil
  • Câmera cinematográfica

Para a surpresa da equipe, a maioria dos jovens apontou Thomas Edison como o maior inventor. O americano foi o responsável pela criação de uma série de invenções, como o fonógrafo – primeiro aparelho capaz de reproduzir som - e o cinetógrafo – que pode ser considerado o pai das câmeras filmadoras.

Thomas Edison

É incrível, mas é verdade: Thomas Edison – um dos maiores gênios que a humanidade conheceu – foi expulso da escola primária porque seu professor concluiu que ele tinha “cérebro oco” e era incapaz de aprender.

Não havia iluminação pública e, à noite, as ruas ficavam muito escuras. Por isso, as pessoas dormiam cedo ou se reuniam em casa, iluminadas pela luz de velas, lamparinas ou lampiões. Nas noites de lua cheia, aproveitavam para passear nas praças e ruas mais movimentadas.

Thomas Edison e o fonógrafo, uma de suas primeiras invenções. A partir de 1868, Thomas Edison se dedicou a sua primeira invenção — um aparelho que registrava votos. Ele patenteou a invenção em 1869, mas ela não obteve sucesso comercial.

O inventor Thomas não inventou apenas a lâmpada. Ele registrou 2.332 patentes. Inventou o cinematógrafo, o gramofone, o cinescópio, o ditafone.

7 - Lâmpada incandescente
Em 1879, uma lâmpada feita com algodão carbonizado dentro de um bulbo a vácuo brilhou por 45 horas seguida e representou o início da “Era da Eletricidade”, substituindo o uso de velas, lampiões a gás e tochas de madeira.

Nossa maior fraqueza está em desistir. A maneira mais certa de ter sucesso é sempre tentar mais uma vez.”

Thomas Edison usou um filamento de carvão posto dentro de um bulbo de vidro do qual se havia extraído o ar. Em outubro de 1897, a grande vitória de Edison: a primeira lâmpada elétrica se manteve acesa durante 40 horas seguidas. Nos anos seguintes o inventor aperfeiçoou sua lâmpada.

Em 21 de outubro de 1879 o inventor norte-americano Thomas Alva Edison (1847–1931) conseguiu produzir uma iluminação durável fazendo passar a corrente elétrica através de um filamento de carbono dentro de uma ampola de vidro vazia.

Thomas Edison
Passou a desenvolver seus inventos com o melhoramento dos telégrafos. Mas, sua principal invenção foram, sem dúvidas, a corrente contínua e a lâmpada incandescente. Foram mais de mil invenções em toda a vida.

Nick Holonyak

O primeiro LED surgiu em 1962, quando Nick Holonyak colocou em prática um projeto que contava com muitas experiências e horas de laboratório. Contamos-lhe a história das lâmpadas LED.

Em 1879, registra-se a primeira utilização da luz elétrica no Brasil, na estação Rio da estrada de Ferro D. Pedro II, quando foram instaladas 6 lâmpadas a arco voltaico “velas Jablochkoff”, alimentadas por dois dínamos “Gramme”.