Quantas vezes tem que dar banho no cachorro?

Perguntado por: edias . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Dar banho com muita frequência faz mais mal do que bem, sabia? Atenção com a pelagem: se seu cachorro tiver pelo curto, é indicado que ele tome banho a cada 15 ou 30 dias. Se ele tiver o pelo mais longo, a cada 15 dias. Se o pelo do seu animal for mais oleoso, ele pode tomar banho 1 vez por semana.

Se você está se perguntando se pode dar banho no cachorro no chuveiro, a resposta é sim! Se puder usar o chuveirinho, é melhor, para evitar água no ouvido. Caso seu pet adore entrar com você no chuveiro, aproveite esse momento com ele!

Se você está se perguntando qual é o melhor horário para dar banho no cachorro, a resposta é simples: escolha um horário do dia em que ele está mais calmo, por exemplo, após o passeio ou entre 10 e 14 horas, horários mais quentes do dia.

Os banhos a seco podem ser feitos entre os banhos comuns e também são uma ótima alternativa para o inverno, mantendo o seu cachorro limpinho até nos dias mais frios. Esses banhos são mais rápidos e fáceis de realizar e deixam o seu bichinho sempre cheiroso.

Nunca deixe de secar seu pet
Não deixe o pelo do seu pet secando naturalmente! Se ficar molhado por muito tempo, podem aparecer micoses. Por conta disso, animais peludos exigem o secador, enquanto animais de pelo baixo podem se contentar com a toalha.

A frequência de banhos ideal de acordo com a pelagem
Cães de pelo curto: intervalo de 10 a 15 dias, no máximo, entre os banhos. Cães de pelo longo: intervalo de 7 a 10 dias, no máximo, entre os banhos.

A sujeira acumulada na pele e na pelagem de cães e gatos, pode causar mal cheiro e uma série de doenças dermatológicas.

As bactérias acumuladas na boca do pet liberam substâncias que corroem os dentes e alcançam as camadas internas. Consequentemente, atingem as raízes e os ossos. “Para evitar isso, nós recomendamos que os dentes do cão sejam escovados, pelo menos, 3 vezes na semana. Pode ser um dia sim e dois não, por exemplo.

Certifique-se de secar completamente o pelo do seu pet, inclusive as áreas mais propensas a reter umidade, como a barriga e as patas. Utilize um secador de cabelo com temperatura morna a fria e mantenha uma distância adequada para evitar queimaduras na pele sensível do animal.

Devido à sensibilidade da pele dos cães, ao dar banho no cachorro no frio utilizamos água morna. Assim, evitamos queimaduras, irritações ou que o cachorro sinta frio durante os banhos no inverno.

Como tirar cheiro de carniça do cachorro em 7 passos

  1. Arrume o local e o cachorro. Primeiro você deve preparar o local que vai acontecer o banho, seja ele banheira, tanque ou chuveiro. ...
  2. Veja a temperatura da água. ...
  3. Inicie o banho. ...
  4. Lave com shampoo 2 em 1. ...
  5. Lave o rostinho do cachorro. ...
  6. Seque o cãozinho. ...
  7. Limpe as orelhas.

Durante o banho do cachorro, use um jarro ou o chuveiro para molhar o pêlo e aplique uma pequena quantidade de champô. Leia sempre o rótulo porque alguns champôs precisam de ser diluídos em água, enquanto que alguns para tratamentos específicos precisam de ficar a atuar durante alguns minutos.

Depois, a utilização dos produtos pet por humanos não está recomendada porque eles foram desenvolvidos para um animal e suas próprias características, que são diferentes das características dos humanos, assim como a composição dos produtos, um indicado para pelos e outro para cabelos.

Tente dar o banho do cachorro no frio em casa
Se possível, o próprio tutor pode dar banho no cachorro no inverno para deixar o cão mais confortável. Escolhendo bem o ambiente, também é possível regular a temperatura da água e ter a certeza de que o seu animal estará quentinho.

Dê banho no pet com frequência
Nesse caso, para eliminar o mau cheiro e manter o ambiente higienizado, é necessário levar o cachorro para tomar banho frequentemente. Isso porque não adianta nada você higienizar o espaço todos os dias e o animalzinho permanecer sujo, pois o trabalho será em vão.

Roupas, brinquedos, cobertas e caminha dos pets devem ser lavadas com água e sabão – de coco ou líquido neutro. “Evite amaciantes. Eles podem desencadear alergias de pele nos animais. E lembre-se de enxaguar bem”, completa a veterinária.

Ele acrescentou: "A 'água dura' também pode causar irritação e ressecamento da pele, problemas digestivos e problemas dentários em animais de estimação, o que pode ser perigoso para eles e caro para você".

Ligue o ventilador
O vento ajuda a dissipar o calor ao redor do corpo. Se você tiver ar-condicionado em casa, melhor ainda (para todo mundo, não é mesmo?). Entretanto, está tudo bem se isso não for possível, já que o ventilador ajuda (e muito) a amenizar o calor dos cachorros.

Por que cachorro não pode tomar banho com detergente? Os detergentes são usados para lavar louça. Desse modo, eles possuem certos ingredientes que removem a gordura e a sujeira. Sendo assim, esses produtos não devem ser incluídos nos cuidados com o cachorro, especialmente na higiene.

Geralmente o melhor para o cachorro é ao ar livre, sob a luz do sol. Se você deixar o cachorro se secar ao ar livre, disponibilize água e sombra para ele. Cachorros preferem odores naturais ao contrário de odores produzidos pelo homem, como, por exemplo, o odor do shampoo.