Quantas vezes tem a palavra perdão na Bíblia?

Perguntado por: upires . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

A palavra perdão encontra-se 45 vezes no Antigo Testamento. No Pentateuco, aparecem 18 vezes, em particular nas instruções referentes a expiação de pecados.

Em Mateus 18:21-22, Pedro se aproximou de Jesus e perguntou: "Senhor, quantas vezes devo perdoar meu irmão que pecar contra mim? Até sete vezes?" E Jesus respondeu: "Eu não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete". Essa passagem nos ensina sobre a importância do perdão incondicional.

Setenta vezes sete é uma expressão utilizada por Jesus para indicar a abundância do perdão dispensado por seus seguidores àqueles que lhes ofendem. O versículo em que Jesus diz que seus discípulos devem perdoar não apenas sete vezes, mas até setenta vezes sete, está registrado no Evangelho de Mateus (Mateus 18:22).

“De fato, se vocês perdoarem aos homens os males que eles fizeram, o Pai de vocês que está no céu também perdoará a vocês” (Mateus 6, 14). “Quando vocês estiverem rezando, perdoem tudo o que tiverem contra alguém, para que o Pai de vocês que está no céu também perdoe os pecados de vocês” (Marcos 11, 25).

Perdoar os outros não é uma opção para os cristãos: é um mandamento. Em Mateus 6:12, Jesus ensina-nos a orar, “Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores”. Ele tornou claro que a oferta de perdão de Deus é inseparável da nossa vontade de perdoar os outros.

Todo aquele que tiver falado contra o Filho do Homem obterá perdão, mas aquele que tiver blasfemado contra o Espírito Santo não alcançará perdão.

Ele mostrou-lhes como orar dizendo: “Perdoa-nos as nossas dívidas [ofensas], assim como nós perdoamos aos nossos devedores [aqueles que nos ofenderam]” (Mateus 6:12) e “perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a qualquer que nos deve”.

Jesus moldou seu coração para perceber seus erros. Judas não se deixou moldar, por isso não foi capaz de buscar o perdão. O mesmo perdão que Jesus deu na cruz, deve ter sido dado também para Judas. Infelizmente, ele não foi capaz de ouvi-lo.

Perdoar é reconhecer que alguém errou contra você, contudo, optar em deixar o rancor de lado em relação a essa pessoa. O perdão é um ato de decisão no que se refere às questões internas que perturbam a paz de um indivíduo.

O Senhor ensinou: “Deveis perdoar-vos uns aos outros; pois aquele que não perdoa a seu irmão suas ofensas está em condenação diante do Senhor; pois nele permanece o pecado maior.

O impacto do perdão deve sempre ser exaltado em nossas vidas. Com ele, conseguimos desenvolver a tolerância e ganhar paz de espírito, dois benefícios que mudam completamente nossa qualidade de vida e aumentam nossa proximidade com Deus. Sem perdoar, facilmente caímos no rancor e em emoções negativas.

Jesus Cristo ensinou a Seus discípulos princípios que os ajudariam a dirigir a Igreja depois de Sua Ascensão. Ele também ensinou a parábola do servo incompassivo, em resposta à pergunta de Pedro sobre o perdão.

O sete é o número da Transformação, é a primeira manifestação do homem para conhecer as coisas do Espírito, as coisas de Deus, a Criação.

22 Jesus lhe disse: Não te digo: Até sete; mas, até setenta vezes sete.

1 Tem amisericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas btransgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. 2 aLava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado.

Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo.