Quantas vezes Tamar foi viúva?

Perguntado por: ecoutinho . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

Tamar ficou viúva duas vezes, enquanto Judá assistiu sua família desmoronar, perdendo a maior parte de seus entes queridos. As tragédias tornaram a relação de ambos um fardo, mas a mocinha, com medo de sobrar, tramou contra o próprio sogro.

Ela ficou viúva e teve um filho de seu sogro, chamado Judá. Na realidade ela deveria ter tido um filho com o irmão mais novo de seu falecido marido, para isso deveria esperar que ele crescesse, inclusive, o próprio patriarca Judá havia lhe pedido isso após a morte do mais velho.

Depois de ficar viúva pela segunda vez, Tamar ainda passará por outros maus momentos, mas dará a volta por cima. Nisso ela consegue evitar que Judá se jogue de um penhasco ao ser atiçado por Lúcifer (Igor Rickli). A essa altura o pastor já terá engravidado a ex-nora.

Quando Judá soube que Tamar estava grávida, primeiro ordenou que ela fosse apedrejada e, depois, queimada.

Tamar (Juliana Xavier) experimentou muito sofrimento em "Gênesis", mas vai ganhar um final feliz, depois que Judá (Thiago Rodrigues) decide mantê-la em sua família, ajudando a nora na criação dos gêmeos, que nascem nos últimos capítulos. A decisão vai deixar até mesmo o coração de Jacó (Petrônio Gontijo) quentinho.

É bem possível que ela tenha sido taxada de amaldiçoada perante a comunidade por Judá por ter enviuvado dos seus dois filhos. Tornar a pessoa oprimida vulnerável emocionalmente é uma das primeiras estratégias do opressor.

O nome Tamar surgiu a partir da combinação das sílabas iniciais das palavras tartaruga marinha, abreviação que se tornou necessária, na prática, pelo espaço restrito para as inscrições nas pequenas placas de metal utilizadas na identificação das tartarugas marcadas para diversos estudos.

Por que Tamar cometeu o ato? Como visto na novela, a personagem vivida por Juliana Xavier foi expulsa da casa de Judá por Muriel (Rhaisa Batista). A mulher fez isso por acreditar que a nora tinha sido a responsável pelas mortes de Er e Onã.

NOVELA DAS NOVE
Prestes a ser queimada viva, ela escapará da morte ao mostrar o selo e o cajado do pastor de ovelhas para provar que terá se deitado com o próprio sogro. Tamar ficará sob os cuidados de Diná (Giovanna Coimbra), a primeira a desconfiar que a camponesa está à espera de gêmeos.

Judá questiona Onã sobre se recusar a dar um filho para Tamar, mas o rapaz rebate suas críticas e diz que sempre se sentiu deixado de lado por causa de Er. Ele sai furioso a caminho do campo, onde tropeça e cai sobre o cesto de adagas, morrendo na hora.

Existem duas mulheres significativas chamadas “Tamar” na Bíblia. Ambas aparecem no Antigo Testamento. Uma é filha do rei Davi. E a outra, nora de Judá, deu à luz um filho na linha genealógica de Jesus.

Tamar: Significa “palmeira”. Tem origem no hebraico Thamar, que quer dizer literalmente “palmeira”. O nome é citado no Antigo Testamento da Bíblia através de duas personagens, a nora de Judá e uma das filhas de Davi.

Quando ela estava no trabalho de parto, um dos gêmeos pôs uma das mãos para fora. A parteira pegou uma fita vermelha e amarrou na mão dele. E disse: — Este saiu primeiro. Mas ele puxou a mão, e o irmão gêmeo nasceu primeiro.

Significado de pérez: 1. Nome de origem bíblica e Latina, que significa aquele que surge; de...

Desenvolve ações de pesquisa, manejo e proteção das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, além de atividades de envolvimento comunitário, inclusão social, sensibilização e educação ambiental, valorização da cultura local e geração de oportunidades de trabalho e renda.

Continuar lendo Qual foi o fim de Tamar?