Quantas vezes se deve tomar banho por semana?

Perguntado por: uornelas . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Não há um número certo para quantos banhos você deve tomar por semana, isso varia de acordo com o tipo de pele e clima da região. Alguns dermatologistas sugerem um banho a cada dois dias.

Eis os motivos que os especialistas apontam para que deixe de realizar esta atividade diariamente, segundo o El Confidencial.

  • Não está sujo. A não ser que trabalhe com lixo ou produtos químicos, o normal é que ao longo do dia não chegue a ficar sujo. ...
  • Está a eliminar todas as bactérias. ...
  • O cabelo fica seco.

Cientificamente falando, pode ser mais vantajoso o banho da noite, que faz mais pela sua saúde e pelo seu corpo. Inclusive ele pode fazer muito pelo seu sono e descanso, fazendo você se sentir melhor no dia seguinte. Aquelas 7-9 horas diárias de sono podem ser potencializadas depois de um bom banho antes de dormir.

Com banhos frequentes, a barreira de lipídios é afetada e a pele acaba ressecada e irritada, facilitando a entrada de microrganismos nocivos, como vírus. Além disso, ao ser lavada uma ou mais vezes por dia, a pele não tem tempo suficiente para produzir óleo natural, importante para a proteção do corpo.

Tomar mais de 2 banhos diários com sabonete e esponja de banho pode ser prejudicial à saúde porque a pele possui um equilíbrio natural entre a gordura e as bactérias, conferindo, assim, uma camada protetora ao corpo.

No fim das contas, não tomar banho um dia não faz mal para a saúde, mas favorece o acúmulo de bactérias. No Brasil, um país tropical, onde se sua muito, é interessante lembrar que o banho diário serve não só para limpar o corpo, mas também para acordar de manhã ou relaxar e favorecer o sono no final do dia.

Depois do banho, é o melhor momento para aplicar o seu hidratante corporal. Segundo a dermatologista Betina Stefanello, do Rio de Janeiro, a melhor hora para aplicar o hidratante é depois do banho. “É quando a pele está mais propícia a absorver o produto”, explicou a médica.

Saiba quais são as vantagens de tomar banho de manhã ou à noite e escolha o melhor horário para você Há quem diga que o melhor horário para tomar banho é de noite, já que uma ducha morna limpa as sujeiras do dia e ainda ajuda o corpo a relaxar para dormir.

A lavagem excessiva do corpo pode reduzir a hidratação da pele, o que a deixa seca e permite a entrada de germes, segundo a especialista em doenças infecciosas Dra Elaine Larson, da Universidade de Columbia, em entrevista ao Daily Mail.

Antes de mais nada, o caso do banho quente é mais emblemático. Pois é praticamente um consenso que ajuda a relaxar depois de um dia longo e cansativo. Inclusive em diversas pesquisas científicas mostram que ele pode ser extremamente benéfico para quem quer recuperar os músculos ou melhorar o bem-estar.

Apesar de o banho frio de fato oferecer mais benefícios, há também pontos positivos na água mais quente. O mais evidente é a sensação de relaxamento que ela proporciona. Há estudos mostrando que esse efeito pode levar a um sono melhor, ao alívio de fadigas musculares e da tensão corporal.

É importante ainda ficar atento ao banho - tem gente que toma uma ducha quente antes de se deitar para relaxar, mas isso não é bom porque a água quente causa uma vasodilatação, que aumenta a adrenalina e prejudica o sono.

Como o banho ajuda a melhorar o sono? A mudança de temperatura corporal promovida durante o banho quente melhora o sono, pois a temperatura corporal está envolvida na regulação do ciclo circadiano, o “relógio biológico interno”.

A falta de vontade e de iniciativa afetam a vida da pessoa com depressão profunda, chegando a atividades básicas, como a higiene pessoal. O depressivo pode passar dias sem tomar banho e escovar os dentes, por exemplo. As atividades físicas e o cuidado com a beleza também são rapidamente deixados de lado.

Segundo dados do nosso Painel de Uso de Cuidados Pessoais, que representa um universo de 115 milhões de pessoas de todas as classes sociais e regiões do País, 68% dos brasileiros tomam, em média, dois banhos por dia.

O brasileiro toma banho em média 8,5 vezes por semana. Entre os americanos, esse número é de 6,5 vezes.

Ablutofobia – Wikipédia, a enciclopédia livre.