Quantas vezes raspar a barba por semana?

Perguntado por: efelix5 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

O recomendado é que a barba, independentemente do tamanho, receba cuidados especiais de uma a duas vezes por semana para que continue saudável e sem causar problemas na pele, como pelos encravados.

De cara, a resposta é não: raspar a barba não faz crescer os pelos. Não se sabe ao certo como surgiu o mito nem por que ele resiste há tanto tempo.

Aliás, existem alguns trabalhos que exigem peles faciais totalmente lisas. O que não esperavam é que há pouco tempo foi provado que fazer a barba todo dia é extremamente prejudicial para a saúde da pele do rosto.

É comum ouvir que raspar os pelos faz com que nasçam mais grossos, mas nada altera sua velocidade de crescimento ou espessura, exceto causas hormonais. Sabe aquela velha história de que se rasparmos os pelos do corpo eles nascerão mais grossos? É mito.

Apesar de ser uma tarefa muito comum no dia a dia do homem, o ato de barbear pode causar desconforto na pele. O procedimento é, geralmente, realizado na parte da manhã, logo após o despertar, e o sono pode acabar deixando alguns detalhes passarem despercebidos.

A barba cresce em média de 0,3 à 0,6 milímetros por dia, o que se torna praticamente impossível sua percepção. Mas fique tranquilo pois em pouco tempo já é possível identificar as regiões que crescem mais e aquelas que necessitam de mais atenção.

Afinal, raspar a barba faz os pelos crescerem mais rápido? Meu velho, em resumo: Não. A verdade é que essa história de raspar a barba para os fios crescerem mais rápido e mais grossos não passa de um mito.

Lembre-se de que os bulbos capilares se desenvolvem de forma diferente, fazendo com que o tempo de crescimento também seja distinto para cada homem. Mas a média de tempo para a barba ficar completa e ter um desenho impecável é de 6 a 12 semanas.

Raspar a barba engrossa os fios? Não, raspar a barba não engrossa os fios. Esse mito tem origem na ilusão tátil que temos quando os pelos começam a crescer. E isso acontece justamente pelo corte rente da navalha, porque o pelo tem uma grossura maior na raiz do que na ponta.

De acordo com a portaria nº 310, de 1995, do extinto Ministério do Exército, é vedado o uso de barba aos oficiais e praças do Exército. Os motivos são higiene e uniformização. Assim como o uso de fardas iguais, a estética do rosto também é uma forma de uniformização.

A barba pode proteger contra os raios nocivos do sol
Segundo um experimento feito na Universidade de Queensland, na Austrália, a barba pode bloquear até 95% dos raios UV. Isso significaria uma redução drástica na probabilidade de se contrair algum tipo de câncer na região da face, cabeça e pescoço.

Um dos hábitos adquiridos por quem deixa a barba crescer é frequentemente passar a mão nos fios ou coçar a região. Apesar de parecer irresistível fazer isso, é importante evitar essa prática, já que pode estimular a formação de fios encravados – por atrapalhar a direção de crescimento dos mesmos.

Não engane-se: o pelo que você cortou é exatamente o mesmo que nascerá depois. Apesar disso, é verdade que o processo de depilação, se for repetido exaustivamente, pode reduzir eventualmente o crescimento de folículos capilares, já que os fios são retirados pela raiz.

Também é possível depilar, com cera quente ou fria. Mas fique atenta: essa parte do corpo é muito delicada. Se você tiver a pele muito sensível, não puxe mais de uma vez, ou você pode ficar com o buço machucado.

Confira essas dicas:

  1. Use produtos adequados para a sua barba;
  2. Deixe seu bigode crescer;
  3. Cuide da sua alimentação;
  4. Tenha uma rotina de exercícios físicos e descanso;
  5. Aprenda a cuidar do seu bigode;
  6. Utilize produtos seguros e eficientes;
  7. Consulte um dermatologista.

Charada. Qual é o homem que precisa de fazer a barba várias vezes ao dia? Resposta: O barbeiro.

O hormônio que é responsável pela barba é a testosterona, que dá aquela forcinha para os pelos começarem a crescer mais grossos e escuros.

Balm de Barba antes de cair na cama: o Balm tem uma textura muito leve e que é absorvida rapidamente sem deixar o rosto nem os fios engordurados. Por isso ele pode ser usado logo antes de dormir.

Em suma, a predisposição genética determina quando os pelos faciais vão surgir no rosto de um homem, assim como no seu corpo todo. Ou seja, se você quer ter uma noção se sua barba crescerá ou não, basta olhar para o seu pai, avô ou tios. Pois essas características são compartilhadas entre a família.

Uma pesquisa revelou que o homem com barba pode parecer até oito anos mais velho.

Notadamente, o desenvolvimento completo dos pêlos no rosto vai até cerca da idade entre 25 – 29 anos. Em alguns casos, 30 anos é o tempo limite. Então, sim, existe um tempo de maturação dos pêlos da face que vai até a vida adulta e, em alguns casos, a barba pode ser mais rala, mais falhada, etc.